01/11/2015

Debatendo a Bomba atômica: vídeos, textos e outros

"Bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear, por isso também é denominada de bomba nuclear. Ela tem um poder destrutivo imenso, para ter ideia dessa potência, basta citar que ela é capaz de destruir totalmente grandes cidades" (Brasil Escola: Bomba atômica).


A bomba atômica não foi uma simples ação de guerra, os Estados Unidos buscavam demonstrar seu poderio de destruição e, de certa forma, demonstrar o que viria a ser nas décadas seguintes com a Guerra Fria. 




Analisar o uso da bomba atômica somente como uma tentativa de acabar de forma mais rápida com a Segunda Guerra Mundial, mesmo que a Alemanha já havia se rendido após o suicídio de Hitler, é um erro, mesmo que esta versão seja a mais usada pela história oficial. Infelizmente, as consequências do lançamento da bomba tiveram diversas consequências para a população japonesa e é interessante refletirmos.

O Japão, com ajuda financeira dos países aliados, foi reconstruído a partir dos destroços da Bomba Nuclear em Hiroshima e Nagasaki, mas será que as consequências da bomba nuclear não tenha gerado sequelas na população? 

Indico a seguir um documentário, um texto e uma matéria do programa Fantástico sobre o assunto e para tentar deixar mais claro as dúvidas colocadas acima.  



1. Documentário: Hiroshima, o dia seguinte
Ano: 2011


"A história da primeira bomba atômica sob pontos de vista pessoais muito diferentes, o testemunho minuto a minuto daqueles cuja vida foi mais devastada pela bomba, os sobreviventes e o relatório da equipe científica e militar enviada a Hiroshima para analisar a potência desta nova arma que seu país deixou cair sobre uma cidade e seus moradores".

2. Texto: Sobreviventes de Hiroshima sofreram também com desprezo


"Muitos dos que inicialmente escaparam com vida [da bomba atômica lançada em Hiroshima] sofreram de doenças cancerígenas que os levaram a uma morte longa e dolorosa, enquanto que outros, particularmente as mulheres mais jovens, foram colocadas na situação de párias, de intocáveis, porque suspeitavam que elas não pudessem mais gerar filhos saudáveis. Nunca os americanos, autores do bombardeio atômico, transcorrido decênios do ocorrido, manifestaram pesar pelo estrago ou arrependimento público pela matança que premeditadamente provocaram".

3. Matéria do Fantástico: Fantástico - História da Bomba Atômica

4. Fotos sobre a destruição da Bomba Atômica


Sombra numa escadaria. Efeito da explosão da Bomba de Hiroshima
Fonte: google

Outros assuntos do blog:
Einstein e a Bomba Atômica

Videos explicativos sobre a Segunda Guerra Mundial