24/11/2015

O por que de discutirmos e afirmarmos o Dia da Consciência Negra


Desde que foi estabelecido o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, através da Lei 10.639/2003 e da Lei 12.519/2011, se discuti na sociedade a necessidade em promover ou não um feriado que carrega uma homenagem a Zumbi dos Palmares e que reflete sobre a escravidão dos negros e seu impacto social no Brasil. 

Infelizmente, temos diversos casos de racismo e de injúria racial. Neste dia 20 de novembro de 2015 na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro um gerente de um bar entregou banana a três funcionários de transportadora de bebidas que realizava a entrega ao estabelecimento.

Os funcionários da transportadora chamaram a polícia militar para prestar um boletim de ocorrência pelo crime de injúria racial e que isso resultaria na prisão do gerente (que é liberado ao pagar uma fiança por ser um crime de impacto pequeno). O problema não para por aí. A polícia tentou remediar a situação ao tentar convencer os funcionários que a entrega da banana seria uma brincadeira e que, portanto, não havia necessidade de registrar o boletim de ocorrência. O gerente ainda tentou oferecer uma refeição para os funcionários e seus familiares para contornar a situação. 

Esta situação reforça a necessidade de debater o Dia da Consciência Negra. 


Leia a matéria da G1:

23/11/2015 12h46 - Atualizado em 23/11/2015 21h14

Gerente de restaurante da Tijuca é preso no Rio por injúria racial

Ele teria dado bananas a entregadores no Feriado da Consciência Negra. Homem pagou fiança de R$ 800 e foi liberado; direção do bar repudia ato.

Marcelo Elizardo e Cristina BoeckelDo G1 Rio
O gerente do restaurante Garota da Tijuca, na Zona Norte do Rio, foi preso em flagrante por injúria racial, na sexta-feira (20). Ascendino Correia Leal teria oferecido bananas a três entregadores de bebidas negros como "homenagem" ao feriado da Consciência Negra. As vítimas acionaram a polícia e o gerente foi levado para a 19ª DP (Tijuca).
Leonardo Valentim, motorista do caminhão que entregava bebida no bar, contou que ele e os dois entregadores estavam fazendo uma entrega no estabelecimento. "Ele foi em cada um de nós e ofereceu as bananas e disse que era em homenagem ao Dia da Consciência Negra. E ainda completou que ‘é uma para cada um que vocês, que são todos da mesma raça", disse Leonardo

Referências 
http://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-consciencia-negra/

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/11/gerente-de-restaurante-da-tijuca-rio-e-preso-no-rio-por-injuria-racial.html