01/03/2016

Expansão territorial do Brasil

ATUALIZAÇÃO

Criei um gif (imagem em animação) demonstrando as características da expansão territorial do Brasil. Esta imagem facilita  a visualização da expansão territorial brasileira

Formação territorial do Brasil - Século XVI até XX



Navegando na internet encontrei outros gifs que podemo nos ajudar a entender melhor sobre a evolução territorial

Formação territorial da América do Sul de 1700 até hoje




Formação territorial do Brasil 

Retirado do Revista Passei

giphy

1534 – Brasil dividido em 15 capitanias hereditárias;

1572 – Após o fracasso das capitanias hereditárias, o Brasil foi divido em dois grandes estados;

1709 – Brasil avança para o oeste. São Paulo aparece no máximo de seu território;

1789 – São Paulo dá origem a Mato Grosso, Goyaz e Minas Geraes. Este é o cenário em que eclode a Inconfidência em Mineira. No Sul, o Brasil retrocede na região do Contestado, mas avança até o Rio Uruguai, delineando o Rio Grande do Sul;

1822 – Época das províncias e várias divisões. O Rio Grande do Sul também é dividido e surge Santa Catarina. O Império avança ao sul, até o Rio da Prata, e anexa a Cisplatina, hoje Uruguai.

1889 – Início da República. O estado do Grão-Pará é dividido e dá origem ao Amazonas e ao Pará. São Paulo dá origem ao Paraná. A região da Cisplatina é desanexada. A cidade do Rio de Janeiro é transformada em Distrito Federal.

1943 – Últimos anos do Governo Vargas, época dos territórios de fronteira. O Acre já faz parte do mapa político brasileiro. O Pará é subdividido e dá origem ao território do Amapá. O Mato Grosso dá origem aos territórios de Guaporé e Ponta-Porã. A região do Contestado, hoje oeste de Santa Catarina, é reanexada e, junto com o oeste do Paraná e o extremo sul do Mato Grosso, dá origem ao território do Iguaçú.

1990 – O Brasil de hoje. O território de Rio Branco se transformou no estado de Roraima e o território de Guaporé transformou-se no estado de Rondônia. O território de Ponta-Porã foi reintegrado ao Mato Grosso e este, por sua vez, dividido em dois, dando origem ao Mato Grosso do Sul. O território do Iguaçú deixou de existir, sendo sua porção ao norte do Rio Iguaçú reanexada ao Paraná. Goiás foi subdividido e deu origem ao Tocantins. O território de Fernando de Noronha passou a fazer parte do estado de Pernambuco.