31/01/2016

Após 10 anos, cinco planetas vão se alinhar



  • Planetas distantes milhões de quilômetros um do outro aparecerão alinhados no céu e você poderá ver esse espetáculo da sua janela, sem a ajuda de nenhum instrumento. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão na linha do horizonte em direção à Lua, o fenômeno poderá ser visto desta quarta-feira (20) até o dia 20 de fevereiro.
    Se o mês passar e você não conseguir visualizar o alinhamento, não se preocupe. Ele será visível de novo em agosto deste ano. Depois disso, só em outubro de 2018. A última vez que isso aconteceu foi em 2005.
    Os planetas possuem diferentes ciclos anuais. Por isso, quando os cinco planetas que são visíveis (a olho nu) se alinham é "algo que vale a pena ver", explica o pesquisador da Universidade de Swinburne, em Melbourne (Austrália), em entrevista à revista Australia Geographic.
    Outras notícias: 
  • Exame Abril
  • G1 

Aplicativos 
Há alguns aplicativos gratuitos para smartphones que ajudam a mapear o céu para encontrar planetas e constelações mais facilmente. Alguns deles são o Google Skymap, o Cosmos e Planetarium.