Com certeza todo estudante tem/teve dúvida quanto a técnica de sublinhar/grifar um texto para estudar. Este assunto considero muito importante por não aprendermos em sala de aula ou muito menos de discuti-lo em outros espaços.
Lembrando que além de sublinhar uma outra técnica muito eficaz é a de resumir um texto com suas próprias palavras, cuja técnica facilita a memorização e domínio do assunto. Neste post destacaremos somente a técnica de sublinhar.
Expectativa versus realidade ao grifar um texto. Sem uma leitura atenta no texto, o ato de grifar será um fracasso. Técnicas para grifar/sublinhar |
Primeiro, vale destacar que a intenção de grifar/sublinhar é facilitar num novo estudo ou numa nova leitura do texto as partes mais importantes, como conceito/definição, informação/dados, pensamento, diferença, conclusão e etc. Chamo a atenção do estudantes para o significado da palavra sublinhar:
Leia o significado da palavrar sublinhar: destacar, fazer com que algo se destaque em relação aos demais. Portanto perceba que essa técnica visa facilitar seu estudo. |
O que define o que será importante no texto dependerá do assunto. Portanto, perceba que o primeiro passo antes de grifar/sublinhar um texto, é necessário realizar antecipadamente uma leitura do texto para entender o assunto do texto.
Clique para ampliar |
É interessante o estudante além de sublinhar/grifar inserir legendas ou símbolos para diferenciar uma informação no texto. Na imagem abaixo, é indicado duas técnicas: uma de assinalar no texto com símbolos como a interrogação e sublinhar com dois traços as ideias principais.
Clique para ampliar |
Outro exemplo é diferenciar as informações do texto com símbolos ou com cores.
Exemplo de como diferenciar no texto os símbolos. Como dica sugiro que marque colchetes [ ], setas ou flechas, asteriscos *, interrogação ? para caso de dúvidas no texto |
Outro exemplo:
Outra dica é circular ou enquadrar palavra que merece destaque
Exemplo de uma possível distinção do texto com o marca texto |
Post-it é uma excelente opção para diferenciar um texto mais longo ou até mesmo permite escrever palavras-chave nesses marcadores. |
Existe um jeito certo para grifar? E existe um jeito certo para estudar?
Infelizmente não existe uma fórmula secreta ou passo-a-passo para estudarmos perfeitamente um conteúdo. Também não existe um "jeito certo" de estudar ou de grifar um texto, mas é interessante destacar que existe diversas metodologias de estudo. Alguns preferem um jeito e outros preferem de outro. O que é importante é conhecer o maior número de técnicas possíveis para encontrar uma que se adapte ao estudante.
Apenas grifar é o suficiente para um estudo completo?
Infelizmente não. Grifar/sublinhar é um instrumento inicial para os estudos e serve para recuperar facilmente o conteúdo estudado. Outras atividades essenciais para um estudo mais completo é a realização do resumo e da realização de exercícios. Naturalmente, este último deve ser feito de forma séria e sem com o livro fechado para evitar que consulte o conteúdo.
Indico que o estudante assista o método das 4 etapas por Fábio Mendes no canal do Aula Livre.
Nesse vídeo vemos que além do método de sublinhar/grifar um texto o professor Fábio Mendes sugere outros 3 passos para aperfeiçoar os estudos principalmente para os vestibulandos. Perceba como o método é trabalhoso, porém, se vermos a longo prazo, será muito eficiente para recuperar o conteúdo.
Obs: o professor Fábio Mendes, pelo programa Aula Livre, gravou vários vídeos que auxilia no aperfeiçoamento do estudo para vestibulandos. Com certeza os vídeos dele merecem a atenção de vocês estudantes. Eu totalmente recomendo os vídeos dele e seus métodos.