20/09/2016

Exercícios "Integração comercial e social do Brasil no mundo" e "Acordo multilaterais e as ações no exterior"

Correção dos exercícios de aula e dos TCs dos módulo 64 e 65

Exercícios de aula

Módulo 64 - Integração comercial e social do Brasil no mundo

1) Que diferenças podemos observar entre os blocos formados pela União Europeia e pelo Mercosul?
RESOLUÇÃO: 
A União Europeia é um mercado comum, com livre trânsito de trabalhadores e serviços; assim como uma união aduaneira, sem tarifa alfandegária entre os membros e com uma TEC – tarifa externa comum – e, por fim, uma união monetária tendo o euro como moeda única. Já o Mercosul é também um mercado comum, no qual também existe uma tarifa externa comum entre os membros plenos – Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina e Venezuela. No entanto, além de não existir uma moeda única, não há plena liberdade na circulação de pessoas entre seus membros.

2) (FUVEST-MODELO ENEM) – A formação do Mercosul pode ser associada à
a) coincidência de interesses econômicos e políticos, existente desde o início do século XIX entre os países que dele fazem parte.
b) ideia de destino histórico solidário, nascida no século XIX, a partir da identidade cultural de algu mas nações da América do Sul.
c) decisão dos EUA de exercer efetivamente o controle econômico imperialista sobre os países que o integram. 
d) coligação dos Estados brasileiro e argentino para exercer o domínio comercial no Cone Sul.
e) necessidade dos países que o integram de enfrentar a reordenação do comércio internacional e a globalização  crescente.

RESOLUÇÃO:
Resposta: E

3) (FGV-MODELO ENEM) – Na Divisão Internacional do Trabalho após a Segunda Guerra Mundial, esquematizada no diagrama, estabelecem-se relações entre os países/continentes identificados pelas letras A, B e C, que se referem a:
a) A: Europa e Estados Unidos; B: Japão e Tigres Asiáticos; C: Coreia do Sul e Taiwan.
b) A: América Latina, África e Ásia; B: Europa, Estados Unidos e Japão; C: Brasil, Argentina e México.
c) A: Estados Unidos e Europa; B: América Latina, África e Ásia; C: Cuba, Tigres Asiáticos e África do Sul. 
d) A: Europa, Estados Unidos e Japão; B: América Latina, África e Ásia; C: Brasil, México e Argentina. 
e) A: Estados Unidos, Europa e Japão; B: América Latina, África e Ásia; C: países do Leste Europeu.

RESOLUÇÃO: 
Resposta: D

4) (MODELO ENEM) – Leia a notícia com atenção: Unasul deve agilizar integração dos países andinos ao Mercosul. Tratado assinado por 12 países da América do Sul confere personalidade jurídica internacional para o subcontinente. (Folha de S.Paulo, 24 mai 2008.) Sobre a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), é correto afirmar:

a) inclui os membros do Pacto Andino, Mercosul, Nafta, Caricom e Casa (Comunidade Sul-Americana de Nações). 
b) possui homogeneidade econômica, o que permitirá um comércio equilibrado entre os membros.
c) é uma organização com finalidades militares, protegendo os membros de uma provável invasão imperialista. 
d) formará uma espécie de governo comum, criando um Parlamento sul-americano que terá poderes superiores sobre os governos locais. 
e) todos os países da América do Sul participam, com exceção do território da Guiana Francesa.

RESOLUÇÃO:
Resposta: E

5) (MODELO ENEM) – Leia o texto e observe o mapa.
O comércio Brasil-China Crescimento do comércio entre Brasil e China, na contramão da queda dos demais mercados durante a crise, parece que só fez aumentar o potencial da relação bilateral. Desde março a China é o principal parceiro do Brasil, com as exportações daqui para lá tendo crescido 18 vezes na última década. (...) Atualmente, 80% das vendas nacionais com destino à China são dominadas por minérios, soja, petróleo e celulose. Além disso, os governos de ambos os países estão prestes a viabilizar as exportações brasileiras de carne bovina processada para o mercado chinês.
(Disponível em: <http://www.portodesantos.com.br/clipping.php?idClipping=14085>. Acesso: 25 out 2010.) (Maria Elena Simielli. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2007. p. 119.)

Assinale a alternativa que relaciona corretamente a área de extração, o principal minério explorado e o porto utilizado para sua exportação para o mercado chinês.


Resposta: B

6)                                                 Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[…]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na
Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do
Sul
[…]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia

(Jorge Drexler. Versão: Arnaldo Antunes. Disponível em: <www.radio.uol.com.br >. Acesso em: fev 2013. Fragmento). Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações: 

a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital
especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos
populacionais.
c) Intensificação do controle informacional e adoção de
barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do
sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo comercial e descarac terização
de identidades nacionais.

RESOLUÇÃO:
A canção Disneylândia ressalta, no contexto internacional atual, a ideia de Nova Ordem Mundial, de mundialização ou globalização econômica, dentro da qual houve ampliação das trocas econômicas. No entanto, mostra também a seletividade dos fluxos populacionais: a questão das migrações nem sempre consideradas lícitas e permitidas.
Resposta: B


Módulo 65 - Acordos multilaterais e as ações no exterior


1)O Brasil tem interesse econômico direto na ampliação do mercado internacional de etanol. Com a resolução da União Europeia (UE), que obriga todos os países a adicionar 10% de etanol à gasolina até 2020, abre-se um imenso mercado às exportações brasileiras. Mas existem acusações internacionais contrárias à produção dos biocombustíveis e do etanol. Que argumentos são utilizados pelo Brasil para tais oposições? 

RESOLUÇÃO:
A defesa dos biocombustíveis pelo governo brasileiro pretende mostrar que vincular a produção do etanol não inflaciona a produção de alimentos nem está vinculada à destruição da Amazônia e que este é o lobby das petroleiras e dos governos europeus, sempre às voltas com pressões sobre os subsídios e seus agricultores.

2) (MODELO ENEM) – Ao contrário do que ocorre anterior -
mente com declarações de que o Brasil estaria cometendo
“um crime contra a humanidade” ao produzir biocombustível
(nas declarações de Jean Ziegler, então relator especial da
ONU para o Direito à Alimentação), hoje o Brasil vê mais apoio
(Jacques Dionf) do diretor geral da FAO, que é favorável ao
programa para o etanol.
A posição apresentada foi decorrente do organismo da ONU
denominado:
a) FAO b) OMC c) OMS d) Gatt e) FMI

RESOLUÇÃO:
Resposta: A

3) Brasil-China: 30 anos de uma parceria estratégica. Os contatos bilaterais eram escassos no final do século XIX e início do século XX, devido a conflitos internos e externos. Após 1949, intensifica-se o fluxo migratório chinês, não oficial, para o Brasil e em especial para a cidade de São Paulo.
Nas décadas de 1950 a 1970, não se pode pensar propriamente num relacionamento Brasil-Ásia, e em 1959, Sukharno foi o primeiro presidente asiático a visitar o Brasil. A China foi o único país da Ásia com o qual o Brasil con seguiu estabelecer alguns laços significativos no contexto da Cooperação Sul-Sul, após o restabelecimento das relações diplomáticas em 15 de agosto de  _____1_9_4_7_______.
A parceria sino-brasileira objetivou uma ação conjunta em tópicos de interesses comuns de desenvolvimento na agenda internacional.
Independentemente dos distintos sistemas políticos, tanto o o Brasil como a ___C_h_i_n_a___ demonstram certa singularidade na política externa. 
Na década de 1990, houve uma revitalização das relações entre o Brasil e nações asiáticas como _____C__h_in_a_ ____, _____Ín_d_i_a____, ____J_a_p_ã_o______ e _______C__o_re_i_a_ d__o_ S_u_l_____.


4) A atual configuração do Mercosul foi instituída com o Protocolo de Ouro Preto, assinado pelos membros efetivos: 
Brasil Argentina Paraguai e Uruguai em dezembro de 1994, com a posterior adesão dos associados Chile e Bolívia, além da Venezuela em 1997 que formalizou sua adesão.

5) Em 1991, em março, foi firmado o Tratado de Assunção, que passou a ser principal instrumento jurídico do __M_e_r_c_o_s_u_l_.  

6) O Brasil e a China assinaram em 2002 um acordo para estreitar suas relações de cooperação industrial que preveem o desenvolvimento conjunto de tecnologia para produção de: _______m_e_d_i_c_a_m_e_n_t_o_s_ _g_e_n_é_ri_c_o_s_____, ________E_t_a_n_o_l________,
fabricação de aviões para aviação civil, além do incremento das importações de ______s_o_j_a______ e ______m__i_n_é_ri_o_ d_e_ _f_e_rr_o____.

7) Parlamento pedirá explicações sobre “brasiguaios” ao  Paraguai. (Folha Mundo, 31 mai 2008.)
O Parlamento do Mercosul, constituído em 2007, possui uma delegação de 18 congressistas brasileiros, sendo suas funções:
RESOLUÇÃO:
Harmonizar legislações para aprofundar a integração política do bloco, sendo um problema recente a questão das invasões das terras dos chamados brasiguaios no Paraguai; o Parlamento pedirá explicações sobre o problema dos brasiguaios. 

8) O Brasil, juntamente com três outros países, com põe o grupo G4, que tem como pressuposto básico pressionar o Conselho de Segurança da ONU para ampliar o número de vagas permanentes embasadas na importância política e estratégica desses países, no contexto da nova ordem internacional (Brasil, Alemanha, Índia, Japão – G4).

 O Brasil será o sócio número 1 de Cuba, segundo afirmação do chanceler brasileiro, Celso Amorim, que assinou um acordo para ampliar a cooperação técnica para o plantio de desta cável produto da economia brasileira entre os dois países; além disso destaca-se o trabalho de prospecção mineral e atividades turísticas. Comente as parcerias estabelecidas entre Brasil e Cuba. 

RESOLUÇÃO:
As estratégias implementadas pelo Brasil visam a atender às atividades agropecuárias com produção de soja (parceria técnica com a Embrapa), exploração do petróleo (Petrobras), produção do tabaco e importação de máquinas agrícolas (empresas Camargo Correa e Volvo – com capital brasileiro), geração de energia, atividades turísticas, já exploradas por outras empresas multinacionais de Espanha, França e Canadá. 

9) O Brasil participou da missão ao Haiti, onde o Brasil chefiou a missão militar da ONU (a Minustah) que ocupou o Haiti. Essa missão teve legitimidade questionável desde o início, 
quando foi enviada ao Haiti depois de o governo democraticamente eleito do presidente Jean-Bertrand Aristide ter sido derrubado em um golpe de Estado em 2004. O golpe foi resultado direto dos esforços dos EUA para derrubar o governo de Aristide. Membros do governo constitucional
foram postos na prisão e milhares dos partidários do governo foram mortos. Veiculou na mídia que __a_ _M_i_n_u_s_ta_h___ desenvolveu uma reputação de brutalidade e violações dos direitos humanos, que incluem a invasão de um dos maiores bairros pobres do Haiti, em julho de 2005, deixando dezenas de civis mortos ou feridos.

 11) Quase todos os países aumentaram suas exportações para o Brasil. Mas o maior crescimento de produtos importados vêm da
a) Alemanha. b) China. c) Argentina. d) Nigéria. e) Índia.

RESOLUÇÃO:
Resposta: B

Exercícios de TC 


MÓDULO 64 INTEGRAÇÃO COMERCIAL E SOCIAL DO BRASIL NO MUNDO

 1) Soja.
2) Superavit.
3) países (Argentina, Para guai e Uruguai).
4) Japão.
5) petróleo.
6) Livre-Cambismo, (adotado até 1844).
7) protecionismo.
8) E
9) Chile, Bolívia e Venezuela (Acordo Bo -
lívar para a parceria Brasil-Venezuela)
10) Tentar estabelecer um mercado comum entre seus países-membros com a eliminação de obstáculos alfandegários entre eles. Era a antiga ALALC (década de 1960).
11) EUA, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, e países da União Europeia.
12) CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil), que faz o controle cambial e tarifário.
13) E
14) A

MÓDULO 65 ACORDOS MULTILATERAIS E AS AÇÕES NO EXTERIOR

1) temas de ordem econômica e diplomática; bilaterais e multilaterais.
2) Venezuela, Cuba, Bolívia.
3) E
4) Brasil, Alemanha, Índia e Japão.
5) C
6) O Protocolo de Ouro Preto foi assinado em 17/12/1994, adicional ao Tratado de
Assunção. Países participantes: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Sendo que a Bolívia, Chile e Venezuela são associados ao MERCOSUL.
7) NAFTA (Canadá, EUA, México); União Europeia; Japão; ALADI; ALALC.
8) Missão permanente em Nova York, Genebra, Roma e Paris trabalhos sociais e promoção da paz.
9) multilateral / EUA, Rússia, China, França e Reino Unido.
10) financeiro / Hugo Chávez
11) “gás natural”, MERCOSUL
12) B