22/09/2016

Blocos econômicos e crise da balança comercial brasileira

Esta aula objetiva destacar os principais blocos econômicos ou áreas de comércio que o Brasil se relaciona.

Temas:

  • União Europeia
  • NAFTA
  • Mercosul
  • BRICS
  • Unasul
  • TPP 










Download da aula - Integração comercial e social do Brasil















Os principais blocos econômicos do mundo são o  NAFTA, União Europeia e o Mercosul. 






A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo e é um modelo que outros países visam seguir. Não é por menos, afinal, a União Europeia é o único bloco que possui diversos pontos como: união aduaneira, moeda única, nacionalidade, livre circulação de pessoas, PIB alto, IDH de alto desenvolvimento. 

O Reino Unido - isto é, formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte - realizou um histórico plebiscito popular que analisava o interesse da população em permanecer na União Europeia, tendo como resultado o interesse em sair do mesmo. Um dos principais motivos que impulsionou esta histórica saída é por causa da forte onda de migração, aliada com a forte crise econômica na Europa. Talvez, num futuro não muito próximo, surja intensos e fortes movimentos xenofóbicos. Na verdade, já existe aparições de movimentos xenofóbico (leia aqui), porém, são pequenos e sem relevância como em comparação ao nazismo.  

(novo) Foi anunciado que a UE estuda cobrar taxa de cidadãos não europeus isentos de visto, como brasileiros (veja a matéria aqui). Se colocado em prática, esta tática será uma forma de dificultar a entrada de migrantes. 

  Para compreender o que foi este plebiscito indico a leitura deste texto.

O movimento que ficou conhecido como BREXIT (junção da palavra Britain + Exit) foi o responsável pela articulação para saída do Reino Unido da União Europeia. 

Para saber mais sobre a União Europeia, leia este texto

Site oficial da União Europeia - https://europa.eu/european-union/index_pt


O que é os BRICS? Pode ser considerado um bloco econômico?







Conflito - guerra cambial



O Unasul é uma junção entre o Mercosul e o CAN (Comunidades Andinas)



Mesmo com a ideia de livre circulação de mercadorias, impulsionada pela globalização, é comum surgir no mercado internacional restrição de produtos, ora por não atender as condições sanitárias, ora ambientais ou ora por tentativas de combater o dumping (veja no final do post o significado deste termo).

No caso brasileiro temos a restrição de produtos com diversos países, tendo destaque abaixo um exemplo da restrição imposta pelos EUA e a União Europeia (principais forças econômicas). 






A crise financeira-imobiliária dos EUA gerou proporções mundiais afetando o comércio internacional. A falta de financiamento reduziu o ritmo de produção e de consumo, e nações do mundo todo passaram a importar e exportar menos. 



A crise econômica também provocou mudanças no nosso comércio, principalmente, quanto ao comércio externo.



O sentido de "reprimarizar" é de retornar nossa atividade econômica primária, isso é, tornar nossa atividade agrícola (setor primário).










                                     

lobby

                                                                                                                       
Referências

26 de março de 2003 - OMC condena barreiras ao aço impostas pelos EUA

20 de março de 2011 - Obama fala de esforços para acabar com barreiras comerciais a produtos brasileiros exportados para os EUA


21 de junho de 2016 - OMC: EUA e Índia ampliam uso de restrições ao comércio