26/03/2016

Atividade dos TCs 2º ano – Geografia

Este post consta as atividades do módulo 14 até o módulo 17.

Não gosto de fazer isso, porém por conta de não termo tempo, eu coloquei o gabarito no final deste post. 

Por favor, repassem essa informação aos seus colegas: 

Aviso: Na nossa próxima aula, dia 28/03, combinaremos um dia e horário para a prova de Geografia. O conteúdo da prova é do módulo 14 até o módulo 17. Portanto, pensem em propostas de data da prova (se será a tarde e em qual dia) e aproveitem para estudar e tirarem sua dúvida na próxima aula do dia 28/03.


Módulo 14

1) Cite os principais tipos de solos do Brasil e sua origem.

2)Quais são os efeitos do mal uso do solo.

3) Como combater os problemas do solo?

4) Relacione o tipo de solo com seu produto mais característico:
I. terra roxa
( ) arroz
II. massapé
( ) café
III.salmourão
( ) cana-de-açúcar
IV. várzea
( ) feijão

5) O clima do Brasil permite variedade de cultivo. Indique, de acordo com a legenda, os tipos climáticos, citando dois produtos agrícolas típicos de cada um deles.
    
Resposta:

Clima 1_____________


Clima 2 _________________


Clima 3_________________


Clima 4_________________


Clima 5_________________



6) (MODELO ENEM) – Leia o texto abaixo.
“Quando acontece uma seca, no Nordeste toda a estrutura sofre, mas o peso maior é suportado pelos que estão embaixo. A seca, na verdade, é o colapso da produção agrícola e esse colapso se traduz em fome [...] quando ocorre, se lança mão de uma ajuda de emergência [...] mas é preciso estar preparado [...]. É preciso que esses projetos não fiquem sendo manipulados pelos grupos locais”. Celso Furtado. In: OLIVA, Jaime; GIANSANTI, Roberto. Temas da geografia do Brasil. São Paulo: Atual, 1999, p. 196.
Levando em consideração o texto, sobre o problema da seca no Nordeste brasileiro, é correto afirmar que
a) os projetos para evitar as secas têm sido implantados corretamente pelos políticos locais.
b) o pequeno agricultor foi beneficiado pela ajuda dos vários níveis de governo e das elites locais.
c) a manipulação do dinheiro público pela elite local provoca a chamada indústria da seca.
d) a dinâmica climática leva as secas ao Nordeste, mas permite o desenvolvimento agrícola.
e) no Setor Nordestino, há vários projetos de irrigação para minimizar a ação da seca, como é o caso da “transposição do Rio São Francisco”.
7) (MODELO ENEM) – A água dos rios é utilizada de várias formas. No sertão nordestino a água do “Velho Chico” – levada a uma distância de 40 quilômetros por bombas e canais – é borrifada por mangueiras especiais e garante o êxito da plantação. A forma de utilização da água descrita acima se refere
a) ao abastecimento urbano.
b) à irrigação agrícola.
c) ao transporte fluvial.
d) à produção de energia elétrica.
e) à desassinalização da água.

Módulo 15 - Principais problemas da atividade agrícola 

1) O uso de técnicas inadequadas e da queimada levou o solo a um processo intenso de _____________________.

2) Sobre a evolução da estrutura fundiária brasileira é incorreto afirmar que
a) apresenta uma proliferação do minifúndio.
b) apresenta uma concentração cada vez maior de terras nas mãos dos latifundiários.
c) apresenta um grande aumento do número total de estabelecimentos agrícolas.
d) são as propriedades de mais de 1.000 hectares que têm sido divididas predominantemente.
e) são as pequenas propriedades que têm sofrido parcela mento maior.

3) "O subaproveitamento da terra num país como o Brasil atinge níveis gritantes. O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) fez um levantamento sobre o problema e os dados são altamente reveladores. Constatou-se que há uma relação direta entre a ineficiência econômica (que se exprime na subutilização da terra) e a injustiça social: quanto maior a extensão da propriedade rural, menor tende a ser a superfície efetivamente utilizada em seu interior. O grosso da alimentação no Brasil não é produzido nas grandes fazendas, mas nos pequenos estabelecimentos camponeses."  (Abramovay, Ricardo. O que é fome. Coleção Primeiros Passos, pp. 65-66.)
Qual o problema retratado no trecho grifado do texto?

4) Criação genuína brasileira, o latifúndio monocultor foi outra das invenções da cana. Virou modelo, foi reiterado e assumido por sucessivos ciclos agrícolas, dentro e fora do país. O latifúndio e o engenho formariam a mais avançada agroindústria exportadora do mundo até meados do século XVII. De um lado, a modernidade precoce de fortes vínculos mercantis e financeiros com o exterior. De outro, o conservacionismo de uma inserção autárquica e autoritária na vida local”. (Sérgio Buarque de Holanda).
Quais as características mais marcantes da estrutura agrária brasileira no período descrito no texto?

5) Um grande problema da agricultura brasileira é o escoamento e o armazenamento da produção. Justifique.

6) O transporte intermodal (vários tipos) ajuda no fluxo dos produtos? Explique

7)  Como justificar as críticas que são feitas à monocultura da cana-de-açúcar?

8) (MODELO ENEM) – A despeito dos esforços crescentes desenvolvidos ao longo dos últimos 20 anos, a perda da diversidade biológica no mundo — decorrente, sobretudo da destruição de hábitats, da colheita excessiva, da poluição e da introdução inadequada de plantas e animais exóticos [de fora] — prosseguiu. Agenda 21 Global. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO-92, Rio de Janeiro), cap. 15, p. 175-6.
Sobre a perda da diversidade biológica no mundo, é correto afirmar que
a) a ciência já estocou as espécies naturais e as está estudando, razão pela qual não são necessários tantos investimentos para sua preservação na natureza.
b) as florestas foram removidas e espécies foram destruídas, porque isso era sinônimo de progresso, mentalidade esta que já não existe mais.
c) a agricultura moderna (o agronegócio) no Brasil não constitui mais uma ameaça à diversidade biológica.
d) a remoção das florestas tropicais é o que mais preocupa nessa questão da perda da diversidade de espécies animais e vegetais.
e) o maior desmatamento ocorre nas florestas temperadas de coníferas, abastecedoras de indústrias de papel, e que são responsáveis pela destruição da biodiversidade.

9) Justifique a definição da cidade de Sertãozinho no interior paulista de Vale do Silício do etanol.

Módulo 16 - Estrutura fundiária

1) Defina estrutura fundiária.

2) Qual o conceito de módulo rural?

3) Diferencie um latifúndio por dimensão do latifúndio por exploração.

4) O sistema agrícola itinerante, chamado no Brasil de roça, caracteriza-se pela(s)
a) técnica extremamente simples de uso do solo por tempo limitado e que os colonizadores aprenderam com os indígenas.
b) queimadas constantes que promovem alta rentabilidade agrícola, porém efêmera.
c) técnicas de exploração mecânica que aceleram a erosão do solo.
d) mudanças periódicas do agricultor, em virtude das pestes que atingem suas lavouras.
e) derrubadas de matas e a substituição pela pecuária extensiva.

5) “Todo imóvel com área explorável inferior ao módulo rural fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes”, trata-se do conceito de (do) _______________ _____________.

6) Os dados apresentados na tabela que consta do corpo teórico do seu caderno permitem inferir que os ________________ predominam em quantidade e os ________________ em área ocupada.

7) Segundo o INCRA - ______________ é o mínimo de terras de que uma família de quatro pessoas necessita para sua manutenção. O______________ varia conforme o desenvolvimento da região, sendo __________ quando maior for o desenvolvimento.

8) O governo, por meio de vários programas específicos e de órgãos como a _______ ___________________ pretende aumentar a __________________, estimular as pesquisas e a assistência aos produtores rurais.

9) O que o gráfico representa?


_________________________________

Módulo 17 - Globalização e reforma agrária

1) (MODELO ENEM) – “Passadas as fases de implantação dos grandes projetos de mineração e de energia, modelo oposto à organização do garimpo, o saldo deixa do foi o de uma população considerável de desloca dos e reassentados que contribuiu para o processo de desterritorialização camponesa. O seu destino mais provável foi o engrossamento do fluxo rumo às cidades”. (Menezes, Maria Lúcia Pires. “Tendências Atuais das Migrações Internas no Brasil”, in Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona, Nº 69 (45), 1o de agosto de 2000.)
O texto faz referência à dinâmica demográfica recente verificada
a) no oeste da Bahia e sul do Piauí, como resultado do avanço das áreas de produção irrigada de soja por grandes produtores vindos da Região Sul do país. b) na Amazônia, em especial nos antigos eixos de ocupação e colonização da década de 1970, como os das rodovias Transamazônica e Cuiabá-Santarém.
c) no oeste do Mato Grosso do Sul, na faixa fronteiriça entre o Brasil e Paraguai, onde os “brasiguaios” se instalaram na década de 1980.
d) na região do norte-paranaense, que sofreu um intenso processo de recolonização na década de 1970, com a modernização em sua agricultura.
e) no Estado do Espírito Santo, em função do esgotamento do modelo exportador mineral e da expansão das áreas destinadas ao reflorestamento.

2)  O cerrado tem se destacado como importante área de produção de produtos agrícolas para atenderem ao mercado mundial inserindo-se na economia globalizada. Cite alguns desses produtos.
  
 3) Quando as terras são exploradas de maneira indireta, ou seja, o trabalhador entrega ao proprietário da terra parte da produção obtida – a metade (meeiro), a terça parte (terceiro) –, essa relação recebe a denominação de _________________

4) A mecanização e ampliação das áreas de cultivo do ____________________ não conseguiram suprir as necessidades internas e o Brasil continuará a depender da importação. O Estado do Paraná teve um ótimo desempenho, sendo o maior produtor brasileiro, seguido pelo Rio Grande do Sul, cujo plantio cresceu na ordem de 50%. A retomada do interesse dos produtores deveu-se à alta do preço no mercado internacional. (dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica)

5)O valor crescente das exportações de_____________está comprometido devido ao grande consumo de São Paulo, que é o maior produtor e exportador mundial, visto que um número crescente de microempresas tem intensificado a venda de suco dessa fruta. Nosso principal comprador são os Estados Unidos.

6) Jorge Amado desempenhou um papel importante ao descrever, em sua literatura, o sul da Bahia e uma saga cultural feita de sonho, esperança e aventura. Este produto não inaugurou uma linhagem como o café, não consolidou um espaço de poder como o açúcar, não se espraiou como a pecuária e nem se internacionalizou como a laranja ou a soja, mas também projetou o Brasil no setor agrícola e constituiu toda uma estrutura social e econômica: a casa-grande, o coronel, os jagunços etc. A que produto o texto se refere?

7) (MODELO ENEM) – O texto a seguir refere-se ao polêmico projeto federal de transposição das águas do rio São Francisco: A garantia do abastecimento de água potável para os 12 milhões de habitantes do semiárido é parte indissociável de qualquer futuro que se deseja construir no Nordeste. [...] Dificultar o acesso à água é um dos trunfos daqueles que pretendem perpetuar o semiárido como capitania hereditária, engessada na política do favor e subjugada na carência de direitos universais. Silva, José Graziano da. Folha de S.Paulo. 9 maio 2005. Considerando-se a obra de transposição e a ideia de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa correta:
a) A transposição do São Francisco poderá ser feita sem problemas, pois o rio tem vazão abundante e percorre áreas úmidas, que não precisam de muita água.
b) A melhor maneira de conservar as águas do rio São Francisco é a transposição para o oeste do semiárido, pois em seu curso natural a água é desperdiçada.
c) O rio São Francisco já está sob risco, com vazão reduzida, e esse é um dos fatores a serem analisados quando se questiona a sustentabilidade da transposição.
d) O desenvolvimento sustentável do semiárido depende exclusivamente do São Francisco; portanto, a transposição é uma opção válida, mesmo que comprometa ainda mais o rio.
e) Sustentabilidade e abundância de água é uma relação necessária; portanto, a transposição é a única alternativa para que o semiárido se tome econômica e ambientalmente sustentável.



GABARITO
MÓDULO 14 – A ATIVIDADE ECONÔMICA AGRÍCOLA
1) Os principais tipos de solos no Brasil e sua origem são:
• terra roxa – decomposição de basalto.
• massapê – decomposição de gnaisse + calcário.
• solo de várzea – sedimentos fluviais.
2) Os efeitos do mal uso do solo provoca:
• erosão (desgaste)
• esgotamento (cansaço do solo)
• lixiviação (ação de enxurradas)
• laterização (formação de uma crosta ferruginosa)

3) Através de uma adubação adequada, irrigação, técnicas adequadas de plantio, seleção de sementes e espécies, combate à erosão.

4)
 arroz IV
café I
cana-de-açúcar II;
feijão III

5)
1 – Equatorial: mandioca, arroz, juta, pimenta-do-reino.
2 – Tropical de Altitude: café, laranja, soja.
3 – Tropical: milho, algodão, cana, cacau.
4 – Subtropical: maçã, soja, uva, café, algodão.
5 – Tropical Semi-árido: algodão, sisal, feijão, milho.

6) O texto refere-se à indústria da seca comum no Nordeste, onde o dinheiro público, destinado aos problemas da seca, é desviado para outros projetos.
Resposta: C
7) A maior utilização da água doce ocorre na irrigação da agricultura, como está descrito no texto. Resposta: B

MÓDULO 15 PRINCIPAIS PROBLEMAS DA ATIVIDADE AGRÍCOLA

1) Erosão, desgaste com formação de voçorocas e até laterização.
2) D
3) Subaproveitamento de terra, injustiça social, com a má distribuição.
4) A monocultura realizada em latifúndios para exportação
5) A grande extensão territorial do país dificulta o comércio e as longas distâncias
para os produtos perecíveis, além da dificuldade em armazenar de forma adequada esses produtos.
6) É uma maneira alternativa para vencer as distâncias e a ausência de um fluxo de transporte único adequado ao escoamento de produtos no sentido de reduzir os custos.
7) As maiores críticas estão no desgaste do solo, prioriza-se a cana e negligenciam-se outras culturas como as de subsistência.
8) As florestas tropicais do Brasil, da África e da Indonésia são as que sofrem maior desmatamento e, portanto, a maior destruição da biodiversidade.
Resposta: D
9) Por ser uma destacada área de plantação de cana e produção de biocombustível, o etanol.

MÓDULO 16 - ESTRUTURA FUNDIÁRIA
1) distribuição e organização das propriedades por categorias de tamanho.
2) propriedade padrão definida pelo INCRA com tamanho suficiente para abastecer 4 pessoas adultas.
3) Latifúndio por dimensão – imóvel com área superior a 600 vezes o módulo rural
Latifúndio por exploração – imóvel cuja dimensão não exceda a área máxima admitida para empresa rural.
4) a
5) Minifúndio.
6) Minifúndios/latifúndios
7) Módulo rural; módulo rural; menor
8) Embrapa; produtividade
9) Área ocupada pelos estabelecimentos

MÓDULO 17 - GLOBALIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA
1) b
2) Soja, trigo, feijão, algodão, fruticultura
3) parceria
4) trigo
5) laranja
6) cacau – em Ilhéus e Itabuna
7) Um dos problemas na transposição do rio São Francisco é a vazão reduzida do rio.

Resposta: C