16/02/2016

Como nos localizar no planeta sem equipamentos

Atualizado dia 15/05

Segue indicações de leitura para nos localizarmos em qualquer parte do nosso planeta, utilizando a referência da posição do Sol ou das estrelas. Aliás, outro ponto importante de sabermos a posição do Sol é justamente pela posição de nossas casas 
"[...] Muitas vezes nós não notamos, mas saber os pontos cardeais é necessário em muitos outros casos que não estar perdido. Por exemplo, você já notou que no desenho do projeto de sua casa tem a indicação da direção Norte? Procure um projeto de casa. Se você não tiver tente o projeto da escola onde você leciona. Um bom engenheiro, quando projeta uma casa, um prédio ou uma indústria tem que saber os movimentos que o Sol realiza durante o dia e durante o ano para planejar corretamente a posição das portas e janelas e para isso é necessário orientar-se através dos pontos cardeais. Você pode não ter notado a indicação do Norte no projeto da casa, mas certamente já notou ou conhece alguém que reclama do Sol "batendo" direto na janela da sala o que dificulta muito para ver a imagem da televisão durante o dia. Se o engenheiro soubesse os movimentos do Sol colocaria a janela naquela posição? Numa indústria, janelas bem posicionadas podem economizar energia com iluminação" [...] ( link número 4)


Obs: O site responsável pelo texto,  ciênciaviva.pt, é de origem portuguesa, por isso, talvez, estranhem a grafia de palavras como actualidades, direcção, e entre outras. 
Olhando para o horizonte, sabendo a direcção do nascer e do pôr do Sol é possível saber em que direcção caminhamos. Para voltar para trás basta dar meia volta e seguir na direcção contrária.
Quando andamos em terra, isto é simples. Basta fixar um ou vários pormenores no horizonte e fazer o caminho inverso, mudando os pontos de referência da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.[...] Mas também é possível orientarmo-nos sem bússola, pois, por exemplo, em Portugal, o Sol do meio-dia solar indica-nos sempre o sul.
[...]
Orientarmo-nos de noite, no deserto ou no mar é mais difícil, pois não vemos pontos de referência no horizonte.
No hemisfério Norte, a Estrela Polar, visível à noite, indica-nos sempre a direcção do norte. Isto é, quando nos viramos para a Estrela Polar, o Sol vai nascer sempre à nossa direita e pôr-se à nossa esquerda.
Quem habite em Cabo Verde, que fica entre o trópico de Câncer e o equador, continua a ver a Estrela Polar para norte. Mas, dependendo da estação do ano, o Sol do meio-dia pode estar para norte ou para sul do sítio onde estamos.
Se fizermos uma viagem ao hemisfério Sul da Terra, como fizeram os navegadores portugueses a partir do século XV, já não vemos a Estrela Polar. Mas, o Saco de Carvão*, indica-nos sempre a direcção do sul.

* Também podemos nos localizar através da estrelas do Cruzeiro do Sul. Leia o link número 4



Esta figura mostra a posição do Sol ao longo do dia no hemisfério Norte, acima do trópico de Câncer

 E no Brasil, o Sol nasce em que posição? 

Aprendemos desde criança que o Sol nasce no Brasil ao leste, ou seja, na nossa costa litorânea. De certa forma não está errado pensar dessa forma, portanto, podemos afirmar que o Sol nasce ao leste. Contudo, se levarmos em conta que o movimento aparente do Sol pode mudar dependendo da inclinação da Terra e da translação, a posição do Sol será diferente. 

Leia mais aqui - 2. O Sol não nasce no leste - Por dentro da ciência
                           3. Nem sempre o Sol nasce ao leste - Folha de S.Paulo/Uol


4. Orientação em Astronomia - Centro de divulgação de Astronomia/USP