19/09/2015

Dicas para Redação e para o ENEM

O guia do estudante publicou uma matéria dando dicas para escrever uma redação dissertativa para o Enem e vestibular em geral. 
O texto indica em estruturar a redação em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Praticamente sempre fiz a redação desse jeito e, por isso, indico que tentem fazer deste jeito. Para conseguir desenvolver os argumentos da redação é importante o estudante ler bastante e saber se expressar (tanto oralmente como escrevendo). Dessa forma, o único modo de se sair bem na redação é a prática diária (assim como o costume de ler). 

Entenda a estrutura da dissertação (e veja como planejar a sua)




Naturalmente, não precisamos seguir a risca a dica do Guia do Estudante, como o tamanho de linhas a ser seguido. Logicamente, é apenas uma sugestão geral. Não quer dizer que se você escrever mais de 5 linhas na introdução, ou, na conclusão, signifique que você vai ter menos pontos. Devemos entender que entre as três partes (introdução, desenvolvimento e conclusão), o parágrafo de desenvolvimento é o mais importante ponto numa redação dissertativa, pois o estudante precisa mostrar seu ponto de vista sobre o tema. Por isso, as partes de introdução e conclusão não devem ser maior do que a parte do desenvolvimento. E é aí que muitos estudantes rodam. 

Outra dica é que a Introdução e a Conclusão devem concordar com a parte do desenvolvimento. Ou seja, na Introdução o estudante deve abordar a discussão inicial e demonstrar o que pretende discutir. Na Conclusão, o estudante deve reforçar a discussão inicial e os argumentos no desenvolvimento do texto. Em suma, o texto deve estar em harmonia. 

Perceba que para escrever uma boa redação é necessário planejar sua redação antes de escreve-la. Por isso, ao ler a proposta de redação, busque rascunhar as ideias principais e de qual argumento pretende usar e de como pretende convencer o leitor (a banca). Ou seja, em primeiro lugar é preciso esquematizar e somente depois é que podemos escrever. 

Confira outros sites com dicas:

O G1 Globo tem uma matéria sobre o Enem (clique aqui)

Conheça três aplicativos para corrigir a redação do Enem (clique aqui)