17/09/2015

Renascimento

Renascimento

O Renascimento foi um movimento que buscou a renovação moral, intelectual e política, tendo revolução nas artes, na literatura, na política, na religião e  nos aspectos sócio-culturais. O mundo se encontrava em um clima de inovações e descobertas 

Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, e posteriormente na Europa.

Este período é marcado por diversos influentes, tais como:
  • Astronomia: Copérnico, Kepler
  • Literatura: Dante Aliguieri 
  • Religião: Lutero. 
  • Filósofos humanistas: Rotterdam e Thomas Morus
  • Arte: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli
  • Política: Maquiavel 
  • Científica: Galileu Galilei 

O sol não gira em torno da Terra

Em sala de aula eu tentei passar o vídeo do programa "Um sábado qualquer", com o quadro "Quer que desenhe?" que ilustra o pensamento sobre o geocentrismo e as descobertas de Copérnico, Kepler e Galilei. 



Exercícios
Como combinado estou divulgando o gabarito dos exercícios dá pagina 40 até 41 do 1º ano. O conteúdo da prova para o 1º ano é da Filosofia Medieval até Galileu, ou seja, até o Renascimento. 

46) E
47) A fortuna é aquilo que não depende do governante. Ela está ligada às circunstâncias do tempo, ao acaso e à sorte. Assim, ela pode favorecer o governante, bem como lhe prejudicar. O governante, então, deve ser capaz de usar suas qualidades, sua virtú, para poder lidar com a fortuna, com o imprevisto. Ele deve ser prudente, capaz de prever os acontecimentos e de se adequar às características do tempo.
48) A 
49) A 
50) E 

51) Inicialmente Descartes viu-se solapado pela dúvida cética a qual tomava conta da reflexão crítica europeia em sua época, mas em seguida transforma esta dúvida em um método que tem por objetivo a conquista do saber. Descartes parte da dúvida em busca de uma verdade inicial indubitável e para sua dúvida diante do próprio ato de duvidar ao se dar conta de que para duvidar é preciso pensar. O pensamento é uma certeza. A essência do homem é ser uma coisa pensante, res cogitans.
I - regras da evidência 
II-regra da análise
III- regra da síntese
IV-regra da verificação

52) a) O propósito da dúvida é alcançar o conhecimento verdadeiro, claro, distinto e evidente.
1º passo: : sensível (argumento dos sentidos), imaginação (argumento do sonho) e as verdades matemáticas (argumento do deus enganador e do gênio maligno);
2º passo: o argumento da imaginação (como ter certeza sobre os sonhos?)
3º passo: o argumento das verdades matemáticas.

b) Quando a dúvida atinge o seu limite, a dúvida hiperbólica, ou seja, duvidar da própria dúvida, ela começa a ser superada, pois permite que se encontre uma certeza: se estou duvidando significa que estou pensando, portanto, não posso duvidar que penso. Aliás, para duvidar preciso pensar, surge, então, a primeira certeza: se eu só posso duvidar pensando, e seu eu estou duvidando é porque eu estou pensando. O pensamento é, para Descartes, uma atividade autofundante: sua existência resulta da sua própria atividade. 

53) C
54) D 
55) C