12/09/2015

Questão indígena e discurso de medo sobre os índios, terras griladas

(2º ano)

1) Sobre a temática da questão indígena comentei sobre um filme que mostra o conflito pela terra entre índios e latifundiários. O nome do filme é Terra Vermelha, produzido em 2008. 

Filme  Terra Vermelha (ler sobre o filme)


Sinopse: Um grupo de índios Guarani-Kaiowá vive em uma fazenda trabalhando em condições de escravidão e ganham alguns trocados para posarem de atração turística. Eles decidem reivindicar a devolução das terras de seus ancestrais e começa um grande conflito com os fazendeiros.

2) Outro comentário na aula foi o discurso da Regina Duarte, atriz da Rede Globo, que revela que tem medo de índio. A seguir um texto de Leonardo Sakamoto sobre o comentário da atriz global. 

Leia: Regina Duarte também tem medo de índio

É interessante relacionar o tema do conflito por terra indígena com o número de assassinatos ocorridos no Brasil, conforme destaca o texto de Sakamoto.

"Dos 60 assassinatos de indígenas ocorridos no Brasil inteiro em 2008, 42 vítimas (70% do total) eram do povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados Conselho Indígenista Missionário (Cimi). “Ninguém é condenado quando mata um índio. Na verdade, os condenados até hoje são os indígenas, não os assassinos'', afirma Anastácio Peralta, liderança do povo Guarani Kaiowá da região"
 3) No momento em que escrevi este post me lembrei do documentário O Pontal do Paranapanema de 2005, que ilustra didaticamente o processo de grilagem (documentos falsos sobre a propriedade da terra) e como este desencadeou intensamente um conflito por terra na região. O Pontal do Paranapanema é composto por 30 municípios tendo Presidente Prudente como integrante. 

Mapa do Pontal do Paranapanema (Localização do Pontal do Paranapanema)

Nessa região do Pontal, a maioria das terras tem sua origem duvidosa por meios de documentos falsos que originou conflitos por terra. 

Citei o caso do conflito do MST com Agripino Lima, ex- prefeito de Presidente Prudente, pela disputa da Fazenda Nazaré, que de acordo com o movimento que alega que a terra é grilada, enquanto, a família de Lima questiona a informação. (leia aqui)

Outras matérias