03/08/2016

Petróleo

O que é petróleo? Do que é feito o petróleo? Por que o petróleo é um recurso não-renovável?  No vídeo a seguir entenderemos como se forma o petróleo e um breve resumo sobre o petróleo. 

O que é petróleo? 


A teoria mais aceita afirma que a criação do petróleo está ligado com o processo químico ao longo de milhares de anos de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de terrenos, lagos ou mares. 




Para assistir no youtube:  O que é petróleo - Petrobrás 

O petróleo é extremamente importante para o desenvolvimento da nossa sociedade. Por isso, que este recurso não-renovável é extremamente valioso no mercado mundial, gerando disputas e sendo motivo de guerras. Na charge abaixo é perfeitamente representada esta crítica sobre um dos principais derivados do petróleo: a guerra! Por exemplo, uma das maiores regiões onde se concentra petróleo é o Oriente Médio, que é palco constante de guerras em busca desse "ouro negro", como é chamado popularmente. 



O petróleo é um recurso não-renovável,  pois não tem uma capacidade de renovação pela natureza que responda a demanda de sua procura. Ou seja, este recurso é esgotável e pode acabar. Segundo uma matéria o petróleo do planeta pode acabar no ano de 2067.

Leia outras matérias sobre o petróleo



Sua Pesquisa: petróleo

Conteúdo já publicados neste blogger

Oriente Médio: quadro socioeconômico - Para entender a dimensão do petróleo no Oriente Médio, em questão de abundância e reserva. 

Conflitos no Oriente Médio - Para entender os principais conflitos no Oriente Médio. Embora, a problemática na região vai além da disputa do petróleo (envolve uma problemática religiosa e social).