14/06/2016

Resolução exercícios propostos – 1º Ensino Médio - Oriente médios, Questão Palestina e Israel e conflitos religiosos

Resolução dos exercícios propostos para prova mensal


Ásia Ocidental ou Oriente Médio: quadro natural 

1. C
2. B
3. D
4. A

5.1) Arábia Saudita 2) Iraque 3) Irã. Predomínio de climas áridos e semiáridos com grande amplitude térmica. São grandes exportadores de petróleo e membros da OPEP

6. a) Península de Anatólia (Turquia), Mares Negro, Mediterrâneo e Cáspio. b) Península Arábica e Oceano Índico. c) Cadeia do Hindu Kush, entre o Afeganistão e o Paquistão. d) Mar Vermelho, entre a África e a Península Arábica. 

7. E
8. D

Oriente Médio: quadro socioeconômico 

1. a) islamismo e sunita b) islamismo e cristianismo ortodoxo c) judaísmo e islamismo (árabes) d) islamismo xiita e minoria sunita

2) Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes

3) na Ásia: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar e Emirados Árabes. 
Sudeste Asiático: a Indonésia. 
Quatro na África: Líbia, Argélia, Nigéria e Angola. 
Dois na América: Venezuela e Equador

4) Predomínio de climas áridos e baixo padrão socioeconômico.
5) C
6) D
7) E
8) C

Questão da Palestina e Israel
1. D
2. E
3. B
4. E
5. C


Conflitos no Oriente Médio

1. C

2. Área A: Estreito de Ormuz, estratégica, por passagem de petroleiros do Golfo Pérsico para o Oceano Índico
Área B: Canal de Suez, estratégico por interligar os Mares Mediterrâneo e Vermelho, serviu como rota de petroleiros até a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

3. A Revolução Islâmico do Irã foi a derrubada do governo imperial, liderado pelo xá Reza Pahveli, pela população e pelo clero iraniano. Em seu lugar é colocado o líder xiita, o aiatolá Khomeini, que transforma o país numa república teocrática.


Comentário 1: Sei que na apostila está escrito o seguinte, quando trata sobre a revolução islâmica: “O Irã assistiu entre 1978 e 1979 a uma revolução de cunho religiosos...” (p.188). Acontece que se analisarmos rigorosamente, a Revolução Islâmica foi feita pela população e clero iraniano, ou seja, o Irã de fato não assistiu e sim participou diretamente da revolução. Perceba que a palavra “assistir” traz uma ideia de “acompanhar, ver visualmente” e que parece que a população iraniana não tenha participado da revolução ou que a autoria da revolução seja de outro grupo.
Comentário 2: A questão questiona sobre a revolução islâmica (a derrubada de Pahveli e a entrada do Khomeini que instalou uma república islâmica e conservadora). Alguns alunos completaram a questão comentado sobre o conflito do país com os EUA/Iraque (que na verdade, este conflito com os norte-americanos trata-se de outra guerra: Guerra Irã-Iraque)

4.     As causas do Conflito do Golfo podem ser entendida como a pretensão de Saddam Hussein, chefe de estado do Iraque, em conquistar o Kuwait pelas jazidas petrolíferas na região, buscando anexar seu território. 


5. A) Os EUA alegavam que o Iraque ameaçava a paz na região por desenvolver armas de destruição em massa e apoiar grupos terroristas. 

b) A intervenção norte-americana no Oriente Médio significou a instalação de um “posto avançado” dos EUA na área que possui a maior reserva de petróleo do mundo, impondo os seus interesses na região. 

6. A

7. D 

8. D

9 Verdadeiros: I, II, IV. 

Falso: III. Foi comprovado o uso de arma química na Síria, como o gás de mostarda. Quanto ao responsável pelo uso, o governo sírio ou os rebeldes, os dois grupos colocam a culpa no outro.


“[...] O governo sírio e a oposição acusam um ao outro do uso de armas químicas, proibidas pelo direito internacional”.


RESOLUÇÃO DOS TC'S 


MÓDULO 25 ÁSIA OCIDENTAL OU ORIENTE MÉDIO: QUADRO NATURAL

1) Região onde predominam planaltos, clima desértico e vegetação xerófita, com hidro grafia bastante pobre.

2) a) Região estratégica onde se realizava o fluxo comercial de petróleo do Oriente para a Europa, via Mediterrâneo. b) Região estratégica, na saída do Golfo Pérs  ico, onde ocorre o maior trânsito de petroleiros. c) Região de desembocadura dos Rios Tigre e Eufrates, delimi tando terras iraquianas e iranianas, rica em petró leo, motivo de disputa entre os dois países na Guerra Irã/Iraque.

3) Clima desértico, que se caracteriza por apresentar elevada amplitude térmica entre a noite e o dia (de 50°C a 0°C) e baixíssimos índices pluviométricos (menos de 250mm/ano).

4) Vegetação xerófita acompanhada por grande número de cactáceas. Junto ao litoral, podemos encontrar o garrigue (formação residual).

5) Os terrenos do Oriente Médio são de formação recente (terciár io) na sua porção setentrional, o que resulta em sistemas de grande envergadura, sujeitos a terremotos (Turquia, Irã).

6) Os climas áridos observados no Oriente Médio têm sua origem em massas de ar seco que sopram do Saara (África) em direção ao interior da Ásia, interferindo na pluviosidade.

7) mediterrâneo/secos/úmidos/garrigue ou maquis/Europa

8) Afeganistão

9) E. O texto expressa a sobreposição do dominador sobre o dominado no seu último parágrafo quando afirma: “abrindo caminho para a destruição física dos vilarejos, das casas, das plantações e da cultura árabe palestina”.

MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

1) Foram momentos com ocorrências de aumentos sucessivos do preço do petróleo, a partir de 1973, causando uma crise mundial de inflação. Causas: conflitos do Oriente Médio e desejo de maior lucro por parte dos produtores. Consequências: inflação mundial, necessidade de racionamento, endivida mento de países importadores subdesenvolvidos, busca de novas áreas de produção e de novas opções energéticas.

2) Ela resulta em conflitos quando um grupo tenta impor-se a outro em função de diferenças religiosas ou étnicas.

3) Apresenta uma população dispersa, nômade, concentrada nos locais onde existe água. Apresenta também grande crescimento populacional e grande diversidade étnica e religiosa (cristianismo, judaísmo e islamismo).

4) Há duas formas: as atividades populares, concentradas no pastoreio nômade e no comércio, e as atividades estatais, geralmente relacionadas à exploração de petróleo.

5) É a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Tem por política estabelecer um preço comum para o petróleo pro duzido pelos membros, que são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Catar, Emirados Árabes, Venezuela, Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia, Equador e Angola.

6) a) petróleo b) agricultura (cítricos, trigo, flores), produtos industriais c) petróleo d) frutas mediterrâneas

7) E 

8) D 

9) D

MÓDULO 27 QUESTÃO PALESTINA E ISRAEL

1) A – Líbano; B – Colinas de Golã; C – Cisjordânia; D – Rio Jordão; E – Mar Morto; F – Deserto de Neguev; G – Península do Sinai; H – Golfo de Ácaba; I  – Faixa de Gaza; J – porto de Eilat. A região em questão é a Palestina, porção ocidental do Oriente Médio.

2) A OLP é a Organização para a Libertação da Palestina, criada em 1963 como terrorista e que, com o passar do tempo, passou a representar os interesses dos povos palestinos. Ela se constituiu em um partido que governou a Palestina dentro da Autoridade Palestina até 2005.

3) A Intifada é a revolta popular palestina contra a situação de impasse pela não criação do Estado da Palestina. A primeira Intifada ocorreu entre 1987 e 1994 e a segunda teve início em 2002 e se estende, de forma descontínua, até hoje.

4) Yasser Arafat foi o líder dos palestinos que conduziu as negociações para a criação da Palestina, governando, com a OLP, a Autoridade Nacional Palestina até a sua morte, em 2004.

5) É uma situação de tensão, com ataques terroristas promovidos por grupos palestinos radicais e contra-ataques punitivos israelenses, bombardeando o território palestino.

6) C

7) Desde a criação de Israel, em 1947, não houve paz nessa região, sendo que a cidade de Jerusalém é considerada sagrada tanto pelos muçulmanos como pelos judeus e é reivindicada como capital pelos dois Estados. Resposta: D

MÓDULO 28 CONFLITOS DO ORIENTE MÉDIO

1) O Irã vivia um conflito devido à transição do governo do Xá Reza Pahlevi para o poder do Aiatolá Khomeini.

2) Disputa pelo Estuário do Chatt-el-Arab (ao norte do Golfo Pérsico) entre 1980 e 1988.

3) Predomínio da vertente islâmica xiita.

4) A invasão dos aliados norte-americanos e ingleses entre março e abril de 2003 sob a acusação de que o governo iraquiano escondia “armas de destruição em massa”, em razão das quais era investigado pela ONU. Os EUA estabeleceram um ultimato que o Iraque supostamente não cumpriu e por isso foi invadido. O ditador foi capturado e posteriormente executado.

5) Maior reserva de petróleo do mundo. Passagem de petroleiros.

6) As guerras citadas envolveram judeus, palestinos e árabes em luta pelo mesmo território da Palestina. O fortalecimento da OPEP e o aumento do preço do petróleo marcaram a crise do petróleo, usado como arma contra a economia mundial, para chamar a atenção sobre a questão palestina.


7) Irã 

8) C