04/06/2016

Climogramas ou pluviogramas: explicações e exercícios

Aprendendo a ler climogramas* 

Climogramas, ou, pluviogramas, são gráficos que representam a quantidade de chuvas (precipitações) e temperatura de uma localidade, medidas por uma estação meteorológica durante os doses meses do ano. Para construí-los, usamos o sistema de coordenadas cartesianas (ordenadas e abscissas).


Um climograma tem duas ordenadas: uma à esquerda, onde normalmente são representadas as precipitações, e outra à direita, onde são marcadas as temperaturas. No eixo das abscissas são assinalados os meses do ano. As temperaturas são representadas por uma linha vermelha; e as precipitações, por barras azuis. Veja ao lado um exemplo de climograma de um lugar hipotético. Através dos climogramas é possível reconhecer as características do clima de uma região (se chove muito, se o lugar é árido, se faz calor o ano todo, se os invernos são muito frios, etc.) e até classificá-lo. Para realizar essa tarefa, é preciso analisar alguns aspectos:
  • Em relação às chuvas devemos observar: o total de precipitações, sua distribuição ao longo do ano, os meses mais e os menos chuvosos, se há períodos sem precipitação (secos).
  • Quanto às temperaturas, os dados mais importantes são: o mês de temperatura mais elevada, o mês de temperatura menos elevada e a amplitude térmica.
  • Tanto em relação às chuvas quanto às temperaturas, a distribuição anual é fundamental para caracterizar mais facilmente o tipo climático. 
  • Se a localidade está no hemisfério sul, os meses mais quentes serão entre dezembro e março (verão); se for no hemisfério norte, serão entre junho e setembro (verão). 
O climograma exemplificado (imagem abaixo) mostra um longo período de aridez nos meses de julho e agosto. Como as temperaturas mais elevadas coincidem com esses meses, deduzimos que o período mais seco corresponde ao verão. Portanto, a cidade está no hemisfério norte e tem clima do tipo mediterrâneo.

*Texto adaptado e retirado de RIGOLIN, Tércio Barbosa; ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Aprendendo a ler climogramas. In: ________(org). Tipos de Clima. 2a edição. Ática: São Paulo, 2005. p.81 

_________________________________________________________________________

Outro exemplo de climograma 


Na imagem abaixo temos outro climograma exemplificado. Este climograma é de um exercício que cobrava que o estudante descobrisse através dos dados o tipo de clima predominante da cidade. 

Clique na imagem para ampliar.

________________________________________________________________________

Veja aqui o exercício na íntegra

A partir da análise do climograma ou pluviograma, responda:

A alternativa que responde corretamente ao tipo de classificação do climograma ou pluviograma acima e de sua característica é:

a) clima equatorial, com chuvas abundantes em todos os meses e pequena amplitude térmica 
b) tropical super-úmido, com alta pluviosidade e sem estiagem no inverno, com amplitude térmica alta.
c) tropical típico, subúmido com chuvas concentradas no verão, com estiagem no inverno, com médias de temperatura altas.
d) clima semiárido, típico do Sertão do Nordeste, com temperaturas elevadas e chuvas escassas.
e) clima subtropical, alta amplitude térmica, tendo médio de 25º C no verão e 14º C no inverno, sem estação de seca definida.

Resposta: alternativa C.  A cidade retratada no climograma é a cidade de Rancharia (SP). 

Outros exercícios 


(Unifesp) Assinale a alternativa com o climograma ou pluviograma mais característico do clima subtropical no Brasil

Resposta: Alternativa "E"
Primeiro, devemos lembrar a característica do clima subtropical. O clima subtropical apresenta uma quantidade de chuva regular, ou seja, não há variação da pluviosidade ao longo do ano e não existe uma estiagem (seca). A temperatura no clima subtropical oscila constantemente, tendo médias negativas e temperaturas amenas no calor. 
Através destas informações, devemos achar um climograma que apresenta chuvas constantes no verão e inverno, sem que mostre um período de estiagem (nesse caso praticamente excluímos a alternativa A, B e C). Em relação a temperatura, devemos escolher um gráfico com temperaturas oscilantes, entre frio extremo e temperaturas amenas, o que nos leva a alternativa E, a única que tem temperaturas negativas. 
Na alternativa A o clima é tropical úmido, ou seja, temperaturas amenas e média de 20ºC e chuva intensa (sem estiagem)
Na alternativa B o clima é semi-árido temos temperaturas altas (quase a 30ºC) e chuvas escassas e período de seca.  
Na alternativa C o clima é tropical (típico), com temperaturas altas e chuvas concentradas no verão e estiagem no inverno.
Na alternativa D o clima é Equatorial com altas temperaturas e alta pluviosidade.


Outras postagens:


Módulo 43 - Atuação das massas de ar e as precipitações 

(novo) Exercícios de climatologia