04/06/2016

Climogramas ou pluviogramas

TEXTO ATUALIZADO 

Aprendendo a ler Climogramas*

Climogramas, ou, pluviogramas, são gráficos que representam a quantidade de chuvas (precipitações) e temperatura de uma localidade, medidas por uma estação meteorológica durante os doses meses do ano. Para construí-los, usamos o sistema de coordenadas cartesianas (ordenadas e abscissas).


Um climograma tem duas ordenadas: uma à esquerda, onde normalmente são representadas as precipitações, e outra à direita, onde são marcadas as temperaturas. No eixo das abscissas são assinalados os meses do ano. As temperaturas são representadas por uma linha vermelha; e as precipitações, por barras azuis. Veja ao lado um exemplo de climograma de um lugar hipotético. Através dos climogramas é possível reconhecer as características do clima de uma região (se chove muito, se o lugar é árido, se faz calor o ano todo, se os invernos são muito frios, etc.) e até classificá-lo. Para realizar essa tarefa, é preciso analisar alguns aspectos:
  • Em relação às chuvas devemos observar: o total de precipitações, sua distribuição ao longo do ano, os meses mais e os menos chuvosos, se há períodos sem precipitação (secos).
  • Quanto às temperaturas, os dados mais importantes são: o mês de temperatura mais elevada, o mês de temperatura menos elevada e a amplitude térmica.
  • Tanto em relação às chuvas quanto às temperaturas, a distribuição anual é fundamental para caracterizar mais facilmente o tipo climático. 
  • Se a localidade está no hemisfério sul, os meses mais quentes serão entre dezembro e março (verão); se for no hemisfério norte, serão entre junho e setembro (verão). 
O climograma exemplificado (imagem abaixo) mostra um longo período de aridez nos meses de julho e agosto. Como as temperaturas mais elevadas coincidem com esses meses, deduzimos que o período mais seco corresponde ao verão. Portanto, a cidade está no hemisfério norte e tem clima do tipo mediterrâneo.


*Texto adaptado e retirado de RIGOLIN, Tércio Barbosa; ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Aprendendo a ler climogramas. In: ________(org). Tipos de Clima. 2a edição. Ática: São Paulo, 2005. p.81 
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Outro exemplo de climograma 


Na imagem abaixo temos outro climograma exemplificado. Este climograma é de um exercício que cobrava que o estudante descobrisse através dos dados o tipo de clima predominante da cidade. 

Clique na imagem para ampliar.

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Veja aqui o exercício na íntegra

A partir da análise do climograma ou pluviograma, responda:

A alternativa que responde corretamente ao tipo de classificação do climograma ou pluviograma acima e de sua característica é:

a) clima equatorial, com chuvas abundantes em todos os meses e pequena amplitude térmica 
b) tropical super-úmido, com alta pluviosidade e sem estiagem no inverno, com amplitude térmica alta.
c) tropical típico, subúmido com chuvas concentradas no verão, com estiagem no inverno, com médias de temperatura altas.
d) clima semiárido, típico do Sertão do Nordeste, com temperaturas elevadas e chuvas escassas.
e) clima subtropical, alta amplitude térmica, tendo médio de 25º C no verão e 14º C no inverno, sem estação de seca definida.

Resposta: alternativa C.  A cidade retratada no climograma é a cidade de Rancharia (SP). 

Outros exercícios 


(Unifesp) Assinale a alternativa com o climograma ou pluviograma mais característico do clima subtropical no Brasil

Resposta: Alternativa "E"
Primeiro, devemos lembrar a característica do clima subtropical. O clima subtropical apresenta uma quantidade de chuva regular, ou seja, não há variação da pluviosidade ao longo do ano e não existe uma estiagem (seca). A temperatura no clima subtropical oscila constantemente, tendo médias negativas e temperaturas amenas no calor. 
Através destas informações, devemos achar um climograma que apresenta chuvas constantes no verão e inverno, sem que mostre um período de estiagem (nesse caso praticamente excluímos a alternativa A, B e C). Em relação a temperatura, devemos escolher um gráfico com temperaturas oscilantes, entre frio extremo e temperaturas amenas, o que nos leva a alternativa E, a única que tem temperaturas negativas. 
Na alternativa A o clima é tropical úmido, ou seja, temperaturas amenas e média de 20ºC e chuva intensa (sem estiagem)
Na alternativa B o clima é semi-árido temos temperaturas altas (quase a 30ºC) e chuvas escassas e período de seca.  
Na alternativa C o clima é tropical (típico), com temperaturas altas e chuvas concentradas no verão e estiagem no inverno.
Na alternativa D o clima é Equatorial com altas temperaturas e alta pluviosidade.


Outras postagens:


Módulo 43 - Atuação das massas de ar e as precipitações 

(novo) Exercícios de climatologia 

Conflitos no Oriente Médio

Nessa aula de hoje vamos ver sobre os conflitos no Oriente Médio. Os conflitos que destacaremos aqui será:
  1. Guerra Civil no Líbano
  2. Revolução Islâmica no Irã
  3. Guerra entre Irã e Iraque
  4. Invasão Iraquiana no Kuwait
  5. Afeganistão
  6. Coalização dos EUA e Reino Unido contra o Iraque
  7. Primavera Árabe


1.Localização do Golfo Pérsico, diversidade de regimes políticos e consequência dos conflitos

Em primeiro lugar é necessário destacar que a região do Golfo Pérsico é estrategicamente importante devido as grandes reservas de petróleo. Por isso esta região é alvo de disputa por outros países como o Estados Unidos ou como a Europa Ocidental.

Dessa forma é necessário saber a localização do citado Golfo Pérsico e dos demais países próximos.

Feito esta análise podemos destacar que a região do Oriente Médio é tomada por uma instabilidade política causada por sua maioria de governos antidemocráticos, como: governos autoritários com suas ditaduras, democracia teocrática[1] e monarquias absolutistas.

Esta instabilidade política provoca um contínuo estado de beligerância [2]. Ou seja, o Oriente Médio está constantemente em iminência de guerra ou conflito.

Os conflitos no Oriente Médio são muito preocupantes pois a área que está cheia de grupos antagônicos pode provocar novos choques do petróleo, isso é, podem aumentar o preço da venda do petróleo espalhando novas crises para outras regiões.
Até agora tivemos três crises do petróleo:
A primeira foi em 1973, por causa da guerra de Yom Kippur, que fez saltar o preço do barril de US$ 2,50 para US$ 11,50.
A segunda crise foi 1979, após a Revolução Islâmica do Irã, o novo governo cortou o fornecimento do produto tendo aumento de US$36,00
A terceira crise foi em 1990, quando o Iraque invade o Kuwait, temendo que o fornecimento do óleo fosse cortado, o preço do barril saltou US$ 40,00.

[1] Teocracia - Forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra (Dicionário Aurélio Século XXI).
[2] Beligerante - Que ou aquele que faz guerra, ou está em guerra (Dicionário Aurélio Século XXI).

2. Guerra Civil no Líbano

O Líbano é um país pequeno com quase 16.000 km² e possui uma população com diversidade religiosa: 40% cristão e 60% muçulmano (entre xiitas, sunitas e drusos). Desde sua independência política com a França em 1945, o cargo do governo é dividido a partir da religião: sendo o presidente um cristão e o muçulmano para primeiro-ministro.

Mesmo com essa intenção de tentar amenizar o conflito o país entrou numa guerra civil entre libaneses cristãos, apoiados pelos israelenses, e libaneses muçulmanos, apoiado pelos sírios e palestinos (este foram expulsos da Jordânia em 1970.

Em 1976 a Síria invade o território do Líbano e Israel, como resposta, fez várias incursões no sul do país para defender seus aliados. A trégua da guerra chegou no final em 1991, mas teve seu território desocupado apenas em 1995 pela Síria e em 2000 por Israel.

Entre 2006, o Israel invadiu o Líbano novamente em busca dos guerrilheiros da Hizbollah (ou Hezbollah).

3. Revolução Islâmica do Irã (1979)

Desde 1941 quem comandava o Irã era o monarca Mohamed Reza Pahlavi, chamado de xá (rei), que buscou uma política de modernização econômica e social aos moldes da cultura ocidental, o que fez aproximar-se dos EUA e tornarem-se aliados.

De outro lado, uma figura religiosa importante, o aiatolá Rohollah Khomeini, pregava o fim da monarquia iraniana e liderou entre 1978 e 1979 uma série de lutas que levou a revolução islâmica. Através de um plebiscito popular foi votado na substituição da forma de governo monárquico pela forma republicana e elegeram Khomeini como líder. Embora a mudança da forma de governo, a república foi seguida pela teocracia, ou seja, pelas leis religiosas, o que fez um governo bem conservador e fundamentalista nas leis religiosas.

Khomeini transformou o país em uma república teocrática e declarou-se como autoridade suprema e estabeleceu como inimigo os Estados Unidos. Por exemplo, Khomeini chegou a comparar os Estados Unidos como o grande Satã.

Um segundo momento que aumentou a uma animosidade entre Irã e EUA. Mohamed Pahvali, que havia fugido do Irã em janeiro de 1979, antes da revolução, retornou em outubro ao Irã, para um tratamento de câncer com a permissão dos EUA. Estudantes radicais que queriam o ex-xá para um julgamento, invadiram a embaixada americana em Teerã e renderam 63 funcionários e os manteve reféns por mais de um ano.

Essa revolução islâmica despertou um receio que a rebeldia se espalhasse nos demais países de governos antidemocráticos e que incitasse uma série de revoluções. Como consequência, os governos autoritários e antidemocráticos iniciaram a caçar possíveis revolucionários e causando a morte de milhares de pessoas. Como exemplo, podemos citar o caso da Síria (Ver o item Primavera Árabe). E como no caso do Afeganistão, que provocou a invasão da URSS, por medo de perder o governo pró-soviético. 


4. A guerra entre Irã e Iraque (1980-1988)

Em 1975, Saddam Hussein assumiu o governo iraquiano em meio a um golpe político.

Hussein tinha o interesse de dominar as áreas próximas e assegurar a relevância no Golfo Pérsico aumentando suas riquezas petrolíferas. E ainda, o medo que a revolução islâmica fosse um exemplo para um contragolpe no Iraque fez com que invadisse o Irã em 1980. A invasão teve o apoio dos EUA, pois, era importante para os yankees terem um governo aliado no Irã, já que a revolução islâmica no Irã quebrou a relação entre os dois países.

A guerra foi extremamente disputada pelos dois lados e a mesma acabou com um cessar-fogo em 1988, com praticamente 1,5 milhões de mortos [3].

Para entender mais sobre a guerra indico a leitura sobre a Guerra das Cidades



5. A primeira guerra do Golfo: Invasão do Iraque no Kuwait (1990-1991)

Sob a justificativa dos gastos de quase US$ 100 bilhões com a guerra de 8 anos com o Irã (ver o ponto anterior) e da grande reserva de petróleo, Saddam Hussein, presidente do Iraque, invadiu o Kuwait. 

Diferente do Irã, o Kuwait representou pouca resistência e o Iraque logrou êxito na sua ação rapidamente. Contudo, esta ação não agradou os demais países.   

No cenário mundial a ONU (Organização das Nações Unidas), criada para mediar e evitar possíveis conflitos, exigiu a retirada das tropas iraquianas no Kuwait. Hussein negou o pedido da ONU e manteve seu exército ocupando Kuwait. 

Como resposta, a ONU, enviou tropas em 1991 para expulsar os iraquianos com a liderança dos EUA e além dos bombardeios que resultaram em mais de 100 mil mortes [4]. Em menos de uma semana houve o cessa-fogo e a desocupação iraquiana em território kuwaitiano. 

Após a guerra, Saddam Hussein ainda manteve-se no poder do Iraque até ser capturado em 2003 pelas forças americanas e enforcado pelos governo iraquiano em 2006 [4]

Logo após a guerra, o Iraque sofreu uma série de revoltas populares de grupos étnicos como os curdos, na região norte, e os xiitas, na região central. 

No cenário mundial, o Iraque sofreu um boicote econômico (embargo) por ter resistido e desobedecido à ONU.  O país somente retomou a vender petróleo, numa quantidade restrita, em 1994 com autorização da ONU. 



6. Afeganistão
O Afeganistão tem aproximadamente 30 milhões de habitantes e é uma país extremamente pobre e com uma diversidade étnica. Em contrapartida, o país tem uma importante localização geográfica por situar-se na Ásia central e permitir acesso as proximidades do Oceano Índico. Além de sua desejável reserva de petróleo faz esta região ser um alvo de disputadas.




Um aspecto físico do Afeganistão que vale a pena relembrar é que o país se destaca pelo Hindu Kush, uma cadeia de montanhas com média de 1.800m de altura. Este relevo montanhoso foi essencial para a resistência das guerrilhas.

Em consequência da revolução islâmica, a URSS, invadiu o Afeganistão em 1979 com a intenção de manter o governo aliado e de garantir uma fronteira contra as revoluções.  A ocupação soviética terminou em 1989 sem conseguir conquistá-lo completamente e após a desocupação o Afeganistão iniciou uma guerra civil.

Nesse período de guerra civil ganha forças o grupo político chamado de Talebã, grupo de estudiosos do Corão e defensores do teocracismo (governo regido pelas leis religiosas) no Afeganistão e Paquistão.  

Não confunda Talebã e Al Qaeda: ambos são do Afeganistão, são contra os EUA e por isso até tem uma relação entre si. Porém é necessário diferencia-los. A principal diferença é que o primeiro, grupo de estudantes do Corão, age politicamente e o outro é um grupo terrorista, que foi liderado pelo Osama bin Laden, o mentor do ataque de 11 de setembro.

Fonte: Revista Escola. O que é o Talebã?

Voltando ao período da invasão soviética em 1979, é importante não se esquecer que vivíamos na Guerra Fria, e por isso, estrategicamente os EUA apoiaram grupos guerrilheiros de oposição para derrubar o governo soviético. Um dos grupos de oposição foi o Al Qaeda que teve como liderança o Osama bin Laden, que foi treinado pela CIA e posteriormente tornou-se inimigo dos norte-americanos sendo o responsável pelo atentado de 11 de setembro de 2001.

O atentado mudou a situação entre o Afeganistão e os EUA. Quase um mês após o ataque, no dia 07 de outubro de 2001, os EUA, com apoio de vários países e consentimento do ONU, invadiram o Afeganistão, derrubaram o governo do afegão (que era do Talebã) e buscaram destruir os grupos terroristas e inimigos dos EUA, como o Talebã e Al-Qaeda.

O primeiro grupo, o Talebã, foi mais fácil de localizar pois trata-se de um grupo político, formal e estruturado no Afeganistão, porém, também abrange o Paquistão. O segundo grupo, o Al-Qaeda, por tratar-se de uma organização guerrilheira, e não formal, é mais difícil de localiza-la, pois muitos dos terroristas da Al-Qaeda fugiram para o Paquistão. E no Paquistão, ainda resiste muitos simpatizantes e terroristas deste grupo, bem como, foi o local onde Osama bin Laden esteve escondido. O governo paquistanês é aliado dos EUA, mas a população local é simpatizante da causa do Talebã, o que dificulta a luta contra o terrorismo. 

Apesar dos bombardeios e de tropas americanas e aliadas dominarem o Afeganistão, o objetivo dos EUA em acabar com o terrorismo ou Al-Qaeda, não deu certo por conta da dispersão dos terroristas em território paquistanês.


Em maio de 2011, forças especiais americanas localizaram Osama bin Laden em território paquistanês e neutralizaram o líder. Contudo, a morte do líder não finalizou a guerra e milícias do Taleban responderam atacando as forças aliadas aos americanos na região.  

O desgaste com a guerra do Afeganistão e da tão longínqua ideia de acabar com o terrorismo, fez com que na campanha eleitoral de Barack Obama prometesse retirar as tropas americanas no Afeganistão. Até hoje as tropas continuam no Afeganistão.

Obama disse que a decisão [de diminuir ritmo de retirada de tropas dos EUA no Afeganistão] deve mostrar ao Talibã que o único caminho para se obter a retirada total das tropas dos EUA é chegar a um acordo com o governo do Afeganistão

É estabelecida uma comparação do não sucesso das incursões norte-americanas nos Afeganistão com a amarga derrota no Vietnã (1961-1975), aliado da URSS. Veja o exercício abaixo que reforça essa comparação:

Alegando proteger um governo amigo, em 1979 a antiga URSS invadiu o Afeganistão. Criticada internacionalmente, com forte oposição dos EUA, governada por Ronald Reagan, a antiga URSS teve que enfrentar inúmeras dificuldades, como se atesta no texto [...] a seguir:

O relevo muito acidentado do Afeganistão e os apoios externos permitiram aos afegãos fazer face a 120.000 soviéticos. Apesar das ofensivas, dos bombardeamentos maciços e do recurso às armas químicas, originando um milhão de vítimas, essencialmente civis, e cinco milhões de afegãos condenados ao exílio (sobretudo no Paquistão e no Irã), a URSS não conseguiu vencer os mujahidins. Tal como os Estados Unidos no Vietnã, ela atolou-se no “lamaçal afegão”: perto de 15.000 soldados soviéticos foram mortos durante os nove anos do conflito, a imagem de protetora dos “povos oprimidos” ficou arruinada e os limites do seu poderio postos em evidência.  

Assim, é correto pensar que
a) o governo dos EUA fez todos os esforços para ajudar a antiga URSS.
b) os principais inimigos a lutar contra os soldados soviéticos foram as milícias do Paquistão.
c) a guerra envolveu apenas meios militares lícitos.
d) o Afeganistão foi uma espécie de Vietnã da URSS, comparando à derrocada dos EUA no Sudeste Asiático.
e) a intervenção soviética no Afeganistão fortaleceu a imagem da URSS de protetora dos povos oprimidos.

Resolução
Tal qual os EUA no Vietnã, a URSS enfrentou uma guerra de guerrilhas no Afeganistão para a qual seu exército não estava devidamente preparado. Resposta D


7. Coalização dos EUA e Reino Unido contra o Iraque

Em 2003, os EUA acusou o Iraque de desenvolver armas de destruição em massa e que estaria apoiando grupos terroristas. Os EUA, junto com os britânicos, enviou tropas para derrubar o governo de Saddam Husseim. 

As consequências levaram a criação de um “posto avançado” dos EUA na área que possui a maior reserva de petróleo do mundo, impondo os seus interesses na região. 


8. Primavera Árabe 

Primavera Árabe
Por Maria da Glória Gohn*

A onda de mobilizações que veio a ser denominada Primavera Árabe iniciou-se na Tunísia, em 2010, espalhando-se para o Egito, Líbia, Iêmen, Síria etc. “Dignidade”, segundo Safatle (2012), foi a palavra fundamental que guiou os manifestantes tunisianos em janeiro de 2011. O autor prossegue citando Hamadi Redissi (2011) que disse: Quem fez a revolução foram jovens diplomados e desempregados, ciberativistas e sindicatos” (Safatle, 2012, ilustríssima, p.6). Segundo registros na imprensa escrita, uma mulher blogueira teve um papel fundamental na Tunísia: Lina Bem Mhenini. Ela criou um blog em 2007 e escrevia sobre censura, direitos femininos, direitos humanos e liberdade de expressão. Dado o tom de seus temas, seu site foi bloqueado e a polícia fez buscas em sua casa e levou todo seu material de conexão com as mídias e redes sociais. Em 2010, ela voltou à tona, fotografando protestos e a violência contra os manifestantes, inclusive mortes. Um vendedor de frutas, Mohamed Sidi Bouazizi, autoimolou-se em protesto contra o confisco de suas mercadorias, pelo fato de não ter licença para vendê-las. Ela registrou o fato e colocou tudo na internet, rompendo com o apagão mediático imposto pela censura de Bem Ali. Também teve papel importante o blog Nawaat, de Astrubal. Autoritarismo do regime político, repressão, conflito religiosos e economia em crise foram os motores explosivos da revolta. Após dois anos, os acontecimentos revelaram sua complexidade e dificuldades para a realização de um regime democrático dada a fragmentação social, a falta de lideranças com projetos claros e a confusão entre regime político e religioso, com a política sufocada pela religião e a tendência à islamização da sociedade. A Tunísia teve um papel fundamental ao derrubar o ditador Zine Abedine Bem Ali. A Revolução de Jasmin, como ficou conhecida, leva o crédito de ter inspirados outros países árabes, no movimento Primavera Árabe.

O Egito, o mais importante país do mundo árabe, foi o primeiro a seguir o caminho da Tunísia. Uma grande mobilização popular levou à derrubada do dirigente Mubarak, que permaneceu no poder por trinta anos. Segundo Davis (2012), “’pão’ foi a primeira reivindicação dos protestos na Praça Tahir, a palavra ecoa na Primavera Árabe com quase igual intensidade que no outubro russo”. Eles promoveram atos públicos e ocupações. Um manifestante afirmou: “Fomos oprimidos por anos até que explodimos”. .

* Socióloga 
GOHN, Maria da Glória Gohn. Primavera Árabe. In: _______.Sociologia dos movimentos sociais. São Paulo: Cortez. 2013. p.27-


Referências 

OBJETIVO. Material didático. 2016. 

MARINA, Lúcia; RIGOLIN, Tércio. Série Novo Ensino Médio: Geografia. 2ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2005. 

3] PARKER, Philip. A Guerra Irã-Iraque. In: ______. Guia ilustrado Zahar: História Mundial. Tradução: Maria Alice Máximo. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2011. p.391. 


03/06/2016

Lista de exerícios: climatologia, zonas climáticas, classificação climática

1. Leia a manchete a seguir e analise as afirmativas:
EUA confirmam que El Niño chegou, mas tardio e enfraquecido
'Não estão previstos' efeitos generalizados ou grandes do fenômeno. El Niño costuma provocar fortes secas em áreas da América do Sul.
(G1, Natureza – 06 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16/03/2015).
I. A ocorrência do El Niño em março de 2015, conforme relata a reportagem, é um exemplo de tempo meteorológico, e não de clima.
II. A frase: “El Niño costuma provocar fortes secas em áreas da América do Sul” pode ser considerada como um exemplo do conceito de clima.
III. A previsão acima relatada é do tipo climatológica.
IV. O fato de o El Niño ter chegado “tardio e enfraquecido” aos EUA indica uma ocorrência temporal.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e III
b) II e IV
c) II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV


2) [UFAM] O vento é o ar atmosférico em movimento e se forma pelas:
(A) sucessão do tempo.
(B) diferenças na pressão atmosférica de um lugar em relação a outro
(C) diferenças de temperatura entre o mar e o continente.
(D) Influências da latitude na umidade do ar.
(E) Instabilidade do tempo em áreas externas.

3) [UNIFEI] Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores.


Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta. 

(A) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor. 
(B) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas. 
(C) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas. 

(D) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra

4) - [UFC] Com relação aos principais tipos de chuvas convectivas, frontais e orográficas, analise as seguintes assertivas:

I- As chuvas convectivas são provocadas pela ocorrência de subidas de ar quente e o resfriamento das camadas  superiores da atmosfera.

II- As chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa de ar frio com outra quente e úmida.

III- As chuvas orográficas ocorrem quando as massas de ar quente e úmida se elevam e se resfriam nas encostas das montanhas.

Com base nas assertivas acima, é correto afirmar que:
(A) Apenas a I e III são verdadeiras.              
(B) Apenas I e II são verdadeiras.               
(C) Apenas II e III são verdadeiras.
(D) I, II e III são verdadeiras.
(E)  Apenas  I é verdadeira

5) (UFF)


Fonte: AYOADE, J. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p. 258

A partir da análise do climograma,

a) identifique o tipo climático representado, descrevendo a sua dinâmica em função da atuação das massas de ar;
b) caracterize a vegetação nativa predominante associada à ocorrência do tipo de clima identificado.


6) (IFNMG) Observe o climograma que se segue:

 Description: http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/content/pictures/2002-11-172-06-i002.gif
Fonte: . Acesso: 20 nov. 2012.

Com relação ao climograma, afirma-se:

I- Refere-se a um clima de Hemisfério Norte com verões quentes e secos e invernos frios.
II- Representa o clima tropical alternadamente seco e úmido, que ocorre em boa parte da porção central do Brasil.
III- Caracteriza um clima quente com verões chuvosos e invernos secos.
IV- Refere-se a um clima com duas estações bem definidas.

Assinale a opção CORRETA:

a) Estão corretas II, III e IV, somente.
b) Estão corretas I e IV, somente.
c) Todas estão corretas.
d) Estão corretas II e III, somente.


7) (UNISC) O aquecimento da superfície da Terra controla o aquecimento do ar sobrejacente. Portanto, para entender variações nas temperaturas do ar, deve-se examinar as propriedades das várias superfícies, que refletem e absorvem energia solar em quantidades diferentes. O quadro abaixo mostra que as variações nas amplitudes médias anuais de temperatura são consideravelmente menores no Hemisfério Sul que no Hemisfério Norte.


Fonte: adaptado de http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/

Sobre as diferenças nas amplitudes médias anuais da temperatura podemos dizer que
I- As localidades longe da costa, embora situadas praticamente à mesma latitude, ostentam curvas com amplitudes muito maiores que as litorâneas. Essa influência é chamada efeito de continentalidade.
II- O Hemisfério Norte é coberto, aproximadamente por 61% de água; a terra ocupa os outros 39%. O Hemisfério Sul tem apenas 19% de terra, com 81% de água. Logo, o mar atua como um regulador da temperatura do ar, tendendo a suavizar as flutuações e, portanto, a reduzir a sua amplitude anual.
III- A amplitude térmica é a soma da temperatura máxima do ar com a temperatura mínima do ar dividida por dois.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.


8. (URCA) A continentalidade, as correntes marítimas, as massas de ar, a vegetação e o relevo podem ser considerados, dentre outros, como fatores do clima de uma determinada região.

Assinale a opção que apresenta a descrição INCORRETA de um destes fatores do clima.

(A) Do ponto de vista climático, a principal consequência das correntes marítimas é a redistribuição da energia térmica fornecida pela radiação solar, o que regulariza os contrastes térmicos numa perspectiva geográfica.
(B) As características meteorológicas de uma massa de ar dependem de suas características térmicas e hídricas, sendo essas massas muito importantes no estudo do tempo e do clima porque os influenciam diretamente na área na qual predominam.
(C) O efeito da continentalidade, decorrente das diferenças térmicas das superfícies continentais e hídricas, tem como consequência o fato de a amplitude anual da temperatura ser maior nas localidades costeiras do que nas localidades interiores.
(D) A vegetação auxilia o aumento da umidade do ar, pois retira umidade do solo através das raízes e a envia para a troposfera, pela evapotranspiração.
(E) O relevo influencia a organização climática a partir do momento em que interfere na circulação das massas de ar.



9) UCPEL) Um dos elementos climáticos mais importantes para a humanidade é a temperatura atmosférica, ou seja, o estado térmico do ar atmosférico, de frio ou de calor. A temperatura pode variar de um lugar para outro, assim como em um mesmo lugar, no decorrer do tempo.Sobre os fatores responsáveis pela variação da temperatura é correto afirmar que

(A) A influência da latitude ocorre fundamentalmente devido à forma esférica da Terra. A insolação diminui a partir do Equador em direção aos polos, assim a temperatura diminui com o aumento da latitude.
(B) A altitude exerce grande influência, pois o calor é irradiado da superfície terrestre para cima e a atmosfera aquece por irradiação. Quanto menor a altitude, mais rarefeito se torna o ar, ocorrendo menor irradiação e aumento da temperatura.
(C) A temperatura é aumentada pela presença de serras, chapadas e planaltos nas regiões tropicais, via de regra muito quentes, assim como, nas regiões temperadas, as altitudes acentuam ainda mais o rigor da temperatura.
(D) A diferença do comportamento térmico das rochas e da água explica o aquecimento e resfriamento mais lento dos continentes, fazendo com que as variações de temperatura nos oceanos sejam maiores.
(E) As correntes marítimas não apresentam capacidade de provocar alterações de temperatura nas áreas litorâneas por onde circulam, apesar de possuírem temperaturas diferentes, podendo ser quentes, quando se formam nas áreas equatoriais, ou frias, quando formadas nas áreas polares.


10. (URCA) Marque a única assertiva que traz somente fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo.
a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e amplitude térmica.
b) Latitude, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
d) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e pressão.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e média térmica.

11. (FUVEST) – A observação dos mapas do estado de São Paulo permite afirmar que, de modo geral, as temperaturas decrescem



a) de sudeste para noroeste sem grandes oscilações, exceto no Vale do Paraíba, sempre mais frio que o restante do estado.
b) de oeste para leste com acentuada queda das temperaturas ao sul do Trópico de Capricórnio.
 c) de oeste para leste, excetuando-se o centro, onde há permanentemente uma “ilha” de temperaturas mais elevadas.
d) de leste para oeste, excetuando-se o noroeste, onde as temperaturas são sempre superiores às das demais áreas.
e) de noroeste para sudeste, interrompida pela nítida queda de temperatura nas terras elevadas do Planalto Atlântico


12) Sobre a zona tropical, julgue os itens. 

(0) São as áreas de baixas latitudes. 
(1) No mês mais frio a temperatura é igual ou superior a 18°C. 
(2) O clima equatorial apresenta elevados índices pluviométricos. 
(3) No Brasil central, encontramos o clima tropical típico.
(4) No Sertão Nordestino do Brasil, encontra-se a variação mais seca do clima tropical, o tropical semiárido.

13) Na figura, observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.


(Disponível em: http://www.mutirao.com.br. Acesso em: 5 ago. 2009.)

Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que

a) a existência de áreas superáridas, áridas e semiáridas é resultado do processo de desertificação, de intensidade pela ação humana.
b) o emprego de modernas técnicas de irrigação possibilitou a expansão da agricultura em determinadas áreas do semiárido, integrando-as ao comércio internacional. c) o semiárido, por apresentar déficit de precipitação, passou a ser habitado a partir da Idade Moderna, graças ao avanço tecnológico.
d) áreas com escassez hídrica na América do Sul se restringem às regiões tropicais, onde as médias de temperatura são mais altas, justificando a falta de desenvolvimento e os piores indicadores sociais.
e) o mesmo tipo de cobertura vegetal é encontrado nas áreas superáridas, áridas e semiáridas, mas essa cobertura, embora adaptada às condições climáticas, é desprovida de valor econômico.



14) (UPF) A previsão do tempo é um estudo baseado nas condições meteorológicas de extrema importância e utilidade para as pessoas em geral. O avanço tecnológico propiciou não só o aumento da precisão nas previsões, mas também o acesso facilitado às informações, trazendo presentes terminologias próprias.

Relacione as informações que seguem às terminologias:
(1) Efeito estufa;
(2) Ilhas de calor;
(3) Furacão;
(4) Massas de ar.

(    )
A – É um fenômeno antrópico e típico de aglomerações urbanas, onde os prédios e o asfalto substituíram as áreas verdes. O calor retido provoca a elevação das temperaturas médias.
(    )
B – Podem ser continentais ou oceânicas, secas ou úmidas, quentes ou frias e se deslocam transportando essas características. No deslocamento, o encontro desses diferentes eventos provocam mudanças das condições do tempo.
(    )
C – Fenômeno natural essencial para a vida na Terra. Consiste na retenção do calor irradiado na
superfície terrestre e pelas partículas de água e de gases em suspensão na atmosfera, evitando o resfriamento intenso e mantendo o equilíbrio interno do planeta. Preocupa a sua intensificação causada pela emissão de gases que absorvem e retêm o calor.
(    )
D – Fenômeno com grande capacidade de destruição, devido à velocidade dos ventos, que giram em sentidos opostos em superfícies e em níveis altos. Forma-se em águas quentes tropicais de baixa pressão.

A associação correta é:a) 1A, 3B, 2C, 4D.
b) 4A, 2B, 1C, 3D.
c) 2A, 4B, 1C, 3D.
d) 3A, 1B, 4C, 2D.
e) 4A, 2B, 3C, 1D.

15) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima da Amazônia.

FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado). 

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de 
a) resfriamento da umidade da superfície. 
b) variação da amplitude de temperatura.
c) dispersão dos ventos contra-alísios.
d) existência de barreiras de relevo.
e)convergência de fluxos de ar.

16) (UFMS – adaptada) A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico. 
b) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrografia e massas de ar. 
c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo. 
d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude. 
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

17) Você já deve ter visto no telejornal a famosa frase: “frente fria é responsável por fortes chuvas caídas sobre região tal”. Pois é. Acontece que, quando uma dessas massas se desloca, leva consigo as condições de temperatura, pressão e umidade características de sua área de origem. Com isso, forçosamente, altera as condições climáticas dos lugares que consegue alcançar em sua trajetória. 
(LINHARES, F. Geografia Contextualizada. 6ª série. Recife: Editora Construir, 2006. p.106.) 
Sobre o tema das frentes e massas de ar, assinale a alternativa INCORRETA:
a) as massas de ar deslocam-se com base em um determinado padrão global, responsável pela articulação da circulação geral atmosférica.
b) as frentes de ar ocorrem quando há um choque entre massas de ar, geralmente de características diferentes.
c) quando as massas de ar originam-se em regiões oceânicas, costumam ser frias e secas, e quando se originam em regiões continentais, costumam ser quentes e úmidas.
d) as massas de ar polar recebem esse nome porque se originam nos polos do planeta, ou seja, em regiões de elevadas latitudes.

18) O fenômeno de choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, em que a primeira avança, fazendo a segunda recuar, é responsável pela formação:

a) de frentes frias

b) de frentes quentes

c) de frentes isotérmicas

d) de frentes chuvosas

e) de frentes secas


Gabarito:

1. Alternativa D

I. Correto – A limitação da data para um período específico faz com que a análise seja temporal, e não climática.
II. Correto – A afirmação diz respeito a uma sucessão mais longa de acontecimentos, referindo-se ao conceito de clima.
III. Incorreto – A previsão a que o texto se refere, de não haver efeitos generalizados, é sob um contexto específico, e não um acontecimento geral, indicando o conceito de tempo meteorológico.
IV. Correto – As características específicas do EL Niño de 2015 fazem referência a características temporais.

2. B
3. A
4. D


5. a) Trata-se do clima tropical típico, quente – com média térmica acima de 18° C em todos os meses do ano –, alternadamente chuvoso (no verão) e seco (no inverno). É um clima semiúmido com 4 a 5 meses secos. A alternância sazonal dos índices de umidade deve-se, fundamentalmente, à atuação de massas de ar. A umidade dos meses de dezembro a março é provocada pela atuação da massa equatorial continental (mEc) e pelo avanço da massa tropical atlântica (mTa). No inverno, com o recuo da massa equatorial continental e o avanço das altas pressões subtropicais, a umidade diminui, podendo ocorrer, ainda, a penetração da frente polar, devido à atuação da massa polar atlântica (mPa).
b) A vegetação natural associada à ocorrência desse tipo climático é o cerrado, que varia desde uma formação de campo limpo, passando por uma zona de transição até uma formação florestal e pertence à classificação do bioma savana. Como características principais do cerrado, podem ser citadas:

• Formação vegetal herbácea e arbustiva com a presença de árvores pequenas de troncos e galhos retorcidos;
• As espécies apresentam pouca folhagem recobertas por camada espessa (cortiça), pois são bem adaptadas ao período da estiagem;
• Nos locais mais úmidos desenvolve-se o cerradão, mais denso, com árvores de porte expressivo;
• As raízes das espécies tendem a ser profundas, devido à necessidade de busca de água no subsolo;
• Ambiente natural de grande biodiversidade, formando ecossistemas ricos em espécies vegetais e animais, variadas, tais como: gabiroba, pau-santo, pequizeiro, indaiá, sucupira, gavião, seriema, carcará, tucano, lobo-guará, onça-pintada, tamanduá, veado campeiro etc.


6. A
7. D
8. C 
9. A
10. C
11. E
12. todos são verdadeiros

13. Alternativa B
O homem é capaz de enfrentar e vencer as dificuldades ambientais: pelo desenvolvimento de tecnologia, como a irrigação, é possível cultivar em áreas áridas e semiáridas, a exemplo do cultivo de frutas no Vale Médio do São Francisco e nas bordas dos desertos da Patagônia e de Atacama. 

14. B
(2) Ilhas de calor - É um fenômeno antrópico e típico de aglomerações urbanas, onde os prédios e o asfalto substituíram as áreas verdes. O calor retido provoca a elevação das temperaturas médias.
(4) Massas de ar - Podem ser continentais ou oceânicas, secas ou úmidas, quentes ou frias e se deslocam transportando essas características. No deslocamento, o encontro desses diferentes eventos provocam mudanças das condições do tempo.
(1) Efeito estufa – Fenômeno natural essencial para a vida na Terra. Consiste na retenção do calor irradiado na superfície terrestre e pelas partículas de água e de gases em suspensão na atmosfera, evitando o resfriamento intenso e mantendo o equilíbrio interno do planeta. Preocupa a sua intensificação causada pela emissão de gases que absorvem e retêm o calor.
(3) Furação - Fenômeno com grande capacidade de destruição, devido à velocidade dos ventos, que giram em sentidos opostos em superfícies e em níveis altos. Forma-se em águas quentes tropicais de baixa pressão.

15.  Alternativa E
A Amazônia encontra-se sob a área de incidência equatorial de intenso calor, o que faz com que haja uma permanente dilatação da atmosfera, permitindo uma elevada evaporação das águas disponíveis na rede fluvial e na vegetação. Essa convergência do fluxo de ar é conhecida como Zona de Convergência Intertropical (ZIT), o que permite uma constante formação de nebulosidade e copiosas chuvas. 

16.

17. Alternativa C 
As massas de ar oceânicas são mais úmidas e massas de ar continentais são mais secas.

18. Alternativa A