19/05/2016

Leitura: Frio de -74,6°C na Antártida e calor de 51°C no Paquistão. Extremos de temperatura ao redor do planeta

O site de olho no tempo publicou uma matéria hoje, dia 19 de maio de 2016, sobre as diferenças extremas de temperatura registradas na Terra. (Leia a matéria completa aqui)

Segundo a matéria, uma região no Polo Sul registrou -74,6º C e uma outra região registrou 51º C no Paquistão. 

Curiosamente, segundo a matéria, estas duas temperaturas não são consideradas como a maior ou menor temperatura registrada no Planeta. 
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) a menor temperatura registrada foi no valor de -89,2ºC, sendo novamente na Antártida no ano de 1983, enquanto, a maior temperatura registrada foi em 1913 no Vale da Morte na Califórnia, Estados Unidos, com o valor registrado de 56,7ºC.

Leia alguns trechos:


Frio de -74,6°C na Antártida e calor de 51°C no Paquistão. Extremos de temperatura ao redor do planeta
Fonte: deolhonotempo.com.br 

Por de olho no tempo
Leia alguns trechos:
Condições extremas de temperatura ao longo do ano são bastante comuns ao redor do planeta Terra, ainda mais em regiões de grandes latitudes ou que estão em áridas terras de deserto.
[...]
A estação meteorológica [...] no local [...] habitado mais ao sul do planeta Terra, a Estação Polo Sul Amundsen-Scott, de propriedade dos Estados Unidos, na Antártida, registrou nas últimas 24 horas, temperatura mínima de congelantes -74,6°C. 

Oposto do frio extremo do Polo Sul, a onda de calor que já matou mais de 350 pessoas na Índia, agora influência as condições do tempo também no Paquistão, que teve calor surreal – à sombra – de 51°C na cidade de Sibi, município localizado na província de Baluchistão, no centro do país.

[...] 

Fonte: deolhonotempo.com.br 
Na foto os extremos de temperatura. Do lado esquerdo a estação Polo Sul Amundsen-Scott que registrou -74,6º C e do lado direito a província de Baluchistão no Paquistão, onde registrou 51º C
Leia a matéria completa aqui