13/03/2016

Coordenadas geográficas e fusos horários


Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Através de uma coordenada geográfica podemos localizar um ponto específico, como uma cidade, região ou país. 

A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos. Um grau corresponde a 60 minutos, e um minuto corresponde a 60 segundos. Embora nos exercícios de vestibular não seja costume cobrá-los dessa forma (grau, minuto e segundo), sendo apenas informado o grau e minuto.  

Veja alguns exemplos de coordenadas.
1. Rancharia
Latitude: 22º 13' 45" S
Longitude: 50º 53' 35" O

2. Presidente Prudente
Latitude: 22º 07' 32" S
Longitude: 51º 23' 20" O


3. São Paulo
Latitude: 23º 55' 05"S 
Longitude 46º 63' 33''O.

Para estudar a coordenada geográfica é imprescindível decorar os pontos de referência da Rosa dos Ventos. Principalmente os sinônimos como no norte que também podemos chamar de setentrional ou boreal. E assim por diante...

 

Dessa maneira, a coordenada geográfica ou rede coordenada geográfica é formada por dois pontos, a saber:

A) Latitude: 
-São as linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido horizontal, também conhecidas como linhas paralelas. 
-O círculo máximo da esfera terrestre, na horizontal, é chamado de linha do Equador

A imagem demonstra os paralelos, tendo como o principal: Linha do Equador, Trópicos de Capricórnio e de Câncer




- A linha do Equador corresponde à latitude 0°, dividindo o planeta em hemisférios Norte e Sul, cuja variação  de graus é de 0 a 90°, tanto ao Norte quanto ao Sul. 


ex.: Cidade de Nova York, Estados Unidos (Latitude: 40°42′51″ N Longitude: 74°00′21″ O)
Cidade de Rancharia, Brasil (Latitude: 22º 13' 45" S Longitude: 50º 53' 35" O)


Latitude ou paralelo é dividido de 0º a 90º N ou de 0º a 90º S


A latitude, além de servir para localização geográfica, é uma ferramente importante para estudar os tipos de clima da Terra (zonas térmicas), pois a incidência de raios solares no planeta é maior nos lugares com latitudes menores, isto é, mais próximas à linha do Equador.




B) Longitude: 
- Linha imaginária da Terra que percorre no sentido vertical, também conhecida como Meridiano, dividindo o mundo em oeste/poente/ocidente e leste/nascente/oriente. 




- A distância das longitudes varia de 0° a 180°, nos sentidos Leste (East) e Oeste (West)


Convenciona-se o Meridiano de Greenwich como ponto de partida, sendo portanto, a localidade de longitude 0°. Assim, tal meridiano divide a Terra em Ocidental (a Oeste) e Oriental (a leste). 
Lembre-se que o nome é originado a partir da cidade real de Greenwich na Inglaterra, cujo local possui um observatório astronômico.



Pelas longitudes é possível identificar e estudar os fusos horários. 

Fusos horários 

Em 1884, num congresso internacional em Washington, EUA. Neste momento estabelecia-se que o tempo padrão teórico, nos diversos países do mundo, seria definido por meridianos espaçados a cada 15º, tendo como origem o meridiano de Greenwich, Inglaterra (Reino Unido). 



1) horários 
Tendo como referência o meridiano de Greenwich, à medida que avançamos 15º para o oeste diminui-se 1 hora. Do mesmo ponto de partida, se avançarmos 15º para leste aumentaremos 1 hora. Perceba que quando nós brasileiros estivermos prestes a inciar a festa do réveillon no dia 31 de janeiro, os japoneses já comemoraram a festa e provavelmente neste horário estarão acordando com ressaca. 

2) Linha internacional de data





A Linha Internacional de Data (LID) é uma linha imaginária que foi estabelecida como padrão/convenção do tempo. Assim, essa linha 


[...] é representada pelo meridiano oposto ao Meridiano de Greenwich e que atravessa o Oceano Pacífico separando o mundo em dois: a leste é um dia a menos do que a oeste dela. Ou seja, quando nos países localizados a oeste (Japão por ex.) da linha internacional de data, for dia 4, nos países localizados a leste (Américas, por ex.) da linha internacional de data, será dia 3. O horário continuará o mesmo (respeitando-se os fusos).
Embora a Linha Internacional de Data não obedeça nenhum padrão científico para sua localidade ou traçado (a linha está situada no meio do Pacífico por ser um dos locais menos habitado do planeta, causando menos transtornos, e seu traçado passa comodamente em volta de algumas ilhas, sendo, portanto, irregular), se faz necessária essa separação de dias diferentes por causa do tamanho da terra.
Explicando, como todos sabemos o sol nasce do leste para o oeste. Desta forma, quando o dia está amanhecendo na China, por exemplo, no Mediterrâneo ainda é noite e ainda vai amanhecer. Assim, sempre haverá uma diferença de horário entre dois lugares localizados em pontos diferentes no planeta e, quanto mais afastados estes dois lugares, maior a diferença. Suponhamos dois lugares diametralmente opostos no globo, enquanto em um deles é dia, no outro já será noite, porque neste lugar onde é noite (mais a oeste da linha internacional de data) o sol “nasceu primeiro” do que no lugar onde ainda é dia.
É como na história de Júlio Verne, “Volta ao Mundo em 80 Dias”: Phileas Fogg, um aventureiro, resolve dar a volta ao mundo em 80 dias e, se utiliza dessa diferença de data para ganhar um dia na corrida. Ele viaja em sentido oeste-leste (saindo de Londres e indo em direção à Índia, e passando por outros lugares até chegar à Inglaterra vindo de Nova York pelo oeste), desta forma, ele ganha um dia durante a viagem. (infoescola)