19/02/2016

O que é uma estrela cadente?

Este post visa responder uma dúvida feita na aula do 1º ano sobre o assunto do Sistema Solar. A respeito da dúvida questionou-se o que seria uma estrela cadente. Seria a estrela cadente uma estrela que pegou fogo? 

Primeiro, vamos esclarecer o que é uma estrela. Segundo o dicionário Aurélio Século XXI, uma estrela é uma:
Denominação comum aos astros luminosos que mantêm praticamente as mesmas posições relativas na esfera celeste, e que, observados à vista desarmada, apresentam cintilação [brilho], o que os distingue dos planetas [...]
Portanto, a definição do dicionário esclarece que uma estrela é um astro luminoso que apresenta brilho (luz). Lembrando que no nosso sistema solar, chamado de Via Láctea, o Sol corresponde como a nossa estrela. 
Imagem da nossa estrela, o Sol.

Feito este esclarecimento podemos seguir com a dúvida mencionada. A partir da definição do que é uma estrela, percebemos que é impossível uma estrela realmente sair de sua órbita e atravessar o sistema solar. Dessa forma, o que seria realmente uma estrela cadente?

Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a expressão "estrela cadente" está equivocada, pois "não se tratam realmente de estrelas, como o Sol ou as que vemos no céu noturno, e sim de objetos rochosos que normalmente não emitem luz".
Na verdade, o que observamos riscando os céus são "rochas provenientes do espaço que atingem a Terra. Ao entrarem na atmosfera da Terra com velocidade de dezenas de quilômetros por segundo, o atrito com o ar as aquece muito rapidamente e elas geralmente são incineradas". É justamente esse processo de atrito com o ar que gera a luz. "O que vemos no céu é um rastro de luz causado pelo meteoro ao mergulhar na atmosfera", complementa o professor Basílio (Notícias Terra - O que é uma estrela cadente?)




Estrelas cadentes não passam de um fenômeno luminoso que acontece na atmosfera terrestre ocasionada pelo atrito entre corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoritos.
Os meteoritos são pedras espaciais entram na atmosfera a uma velocidade de 250 000 km/h e se incandescem devido ao atrito. Isso ocorre a uma altura de aproximadamente 50km, da superfície da Terra, e dura apenas alguns segundos. Alguns desses corpos se desintegram e ionizar o ar dando origem a um rastro luminoso. Outros, porém, atingem a superfície, algumas vezes causando estragos em casas e automóveis, esses são chamados de meteoritos, e são de grande importância astronômica.
(Brasil escola - O que são estrelas cadentes?