16/02/2016

A NASA registra o lado oculto da Lua

Atualizado 15/05

Uma matéria do Galeria do Meteorito divulgou, no dia 07 de outubro de 2015, que a NASA conseguiu registrar o lado oculto da Lua. 

Mas o que seria esse lado escuro/oculto da Lua?

Primeiro vamos esclarecer que não existe lado escuro do nosso satélite natural, e sim o correto é lado oculto. Justamente, porquê não existe lado escuro e sim que a Lua tem a a mesma face virada para a Terra. Ou seja, sempre vemos, aqui na Terra, a mesma parte da Lua e a outra parte é ocultada. Isto acontece por que o período orbital da Lua é o mesmo que a sua rotação em torno do seu eixo. Dessa forma a Terra e a Lua giram ao mesmo tempo e no mesmo sentido (de oeste para leste).



Feito este esclarecimento posso explicar sobre o vídeo da Nasa que mostra o lado oculto da Lua. O primeiro ponto é que a imagem parece não ser real se detalharmos as cores do vídeos. Isto acontece por que a câmera, nomeada de Policromática de Imageamento Terrestre (EPIC), registra imagens em outros tons de luz (infravermelho, ultravioleta e cores monocromáticas), e portanto, para criar o vídeo com cores naturais, foi necessário combinar imagens feitas das cores vermelhas, verde e azul. 





O segundo ponto é que o lado oculto da Lua era um mistério para os cientistas até o ano de 1959, "[...]quando a nave espacial soviética Luna 3 enviou as primeiras imagens dessa região que até a época era desconhecida. Desde então, várias missões da NASA registraram imagens do lado oculto da Lua com detalhes incríveis" (Fonte: Galeria do meteorito)



Por fim, o terceiro ponto pode ser explicado pelo seguinte trecho do site  galeriadometeorito.com:

Essas imagens foram feitas no dia 16 de julho de 2015, mostrando a Lua movendo-se sobre o Oceano Pacífico perto da América do Norte. O Pólo Norte encontra-se no canto superior esquerdo da imagem, o que reflete a inclinação orbital da Terra do ponto de vista da espaçonave.
A câmera EPIC mantém sua visão constante no lado da Terra que está sempre iluminado pelo Sol, proporcionando observações científicas de ozônio, vegetação, de aerossóis e das nuvens na atmosfera. Cerca de duas vezes por ano, a câmera tem o privilégio de capturar a Lua transitando na frente da Terra, conforme sua órbita coincide com o plano orbital da Lua.