Crescimento das Megacidades
As nações unidas definem como Megacidade os territórios urbanos com população superior a 10 milhões de habitantes. Geralmente, este tipo de megacidade situa-se em países pobres ou emergentes, como Cidade do México; São Paulo e Rio, no Brasil; Mumbai e Délhi, na Índia; Xangai,na China; Lagos, na Nigéria; Cairo, no Egito. A este motivo deve-se justamente pela taxa desenfreada de crescimento vegetativo e pela migração.
No mundo desenvolvido, destacam-se apenas Tóquio e Nova York, cujo locais demonstram um envelhecimento da população e de certa forma um número menor de taxa de natalidade.
O site The Guardian publicou uma matéria sobre o Crescimento das megacidades, em base da ONU, que destaca que de 2 megacidades existentes em 1950 a previsão em 2030 é que tenhamos 40 megacidades, sendo 29 megacidades localizadas somente na Ásia. A matéria abordou o crescimento das megacidades nos anos 1950, 1970, 1990, 2010 e 2030.
Confira abaixo uma lista com os nomes das megacidades nos anos 1950, 1975, 2009 e 2025 (perceba que não trata-se da mesma pesquisa). Observe que o Brasil, em 2025, teria apenas duas megacidades: São Paulo e Rio de Janeiro
Fonte: http://www.geografia-ensino.com/2016/02/evolucao-das-cidades-com-mais-de-10.html
Quais os fatores para o crescimento das megacidades?
A formação das megacidades pelo mundo acontecem pela intensa urbanização das sociedades e da acelerada metropolização - ou seja, a concentração das populações urbanas nas grandes metrópoles de seus países
Metrópole - Cidade que exerce influência sobre o espaço geográfico e dinamismo no setor terciário (comércio e serviços), em diferentes âmbitos – regional, nacional e global.
Esse processo de megacidades ocorre em razão das maiores oportunidades de emprego e moradia que essas cidades oferecem, além do processo de êxodo rural que vem ocorrendo em maior intensidade nos países subdesenvolvidos e emergentes.
Leia mais