16/02/2016

Ondas Gravitacionais

[Nova indicação de texto]

Galera, segue indicação de vídeos e textos sobre as Ondas Gravitacionais, cujo tema comprova a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

" [...] Confirmar a teoria das ondas gravitacionais de Einstein é o de menos. A descoberta abre a possibilidade de usar essas ondas para estudar o universo de uma forma totalmente nova. As ondas gravitacionais permitirão entender “como se formam os buracos negros e quantos existem, e também conhecer com mais detalhes o ciclo vital das estrelas e do universo”, ressalta Husa. Além disso, sinais cósmicos desse tipo mostrarão se esses violentíssimos encontros ocorrem conforme prevê a Teoria da Relatividade einsteiniana, ou se precisamos procurar outra explicação [...] A descoberta da existência das ondas gravitacionais abre um novo caminho na astronomia. Até agora, ela se centrava na luz em todas as suas variantes conhecidas, mas estas ondas são comparáveis ao som e permitem estudar objetos que antes eram totalmente invisíveis, especialmente os buracos negros." (Brasil, El país)
"Físicos encontraram uma alteração na luz do Big Bang que representa a primeira imagem de ondulações no Universo, chamadas de ondas gravitacionais. A descoberta é uma prova direta da teoria da inflação, a ideia de que o Universo se expandiu de maneira extremamente rápida na primeira fração de nanosegundo após seu nascimento. Além disso, de acordo com especialistas, o sinal detectado é muito mais forte que o esperado, o que descarta uma grande classe de modelos da inflação e tem o potencial de apontar o caminho para novas teorias da física" (Uol/Scientific American Brasil - Detectadas Ondas Gravitacionais do Big Bang, por Clara Moskowitz)
.

 Vídeos e textos,

1. Vídeo, Jornal da Band - Ondas gravitacionais 

2. Simulation of Merger of Two Black Holes and Gravitational Radiation (Fonte: NASA)

3. Portal do Astronônomo - O que é uma Onda Gravitacional 

4. Super Interessante - Einstein confirmado: cientistas detectam ondas gravitacionais

5. Uol/Scientific American Brasil - Detectadas Ondas Gravitacionais do Big Bang, por Clara Moskowitz

6 - Einstein, Buracos Negros e a Teoria da Relatividade

Não assisti o vídeo mas só postei aqui porque tem boas indicações