07/02/2016

Um novo planeta?

O nono planeta no nosso sistema solar

Algum aluno me perguntou se conhecia sobre o "novo planeta descoberto". Desconhecia do assunto, pois, trata-se de uma descoberta recente e ao pesquisar na internet percebi várias notícias sobre o assunto, como a BBC, Uol, G1, IG e a Abril (Super e Veja). 

Simulação de computador indica como seria o novo planeta, que teria dez vezes a massa da Terra. Reprodução da BBC (2016).

Embora a massiva repercussão da notícia sobre o novo planeta, os cientistas afirmam que não certificam da existência do mesmo. Isto, pois, neste momento a órbita do planeta desconhecido não está perceptível para nós e, portanto, ninguém chegou a vê-lo. Porém, há indícios de sua existência, sendo então, uma teoria de um novo planeta, cuja descoberta precisa ainda de tempo para comprovação. A seguir leia um trecho da matéria da BBC que elucida sobre a descoberta e dos vestígios até então encontrados:

Em um estudo publicado no periódico Astronomical Journal, cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês) dizem terem encontrado "evidências sólidas" de um nono planeta, com órbita estranhamente alongada para este tipo de corpo celeste, na periferia do Sistema Solar.
Apelidado de "Planeta Nove", ele ainda não foi visto, ou seja, então não é possível ter certeza de sua existência.
Mas as pesquisas indicam que tem uma massa dez vezes superior à da Terra e orbita o Sol a uma distância média 20 vezes superior à de Netuno, que fica localizado, em média, a 4,48 bilhões de quilômetros do Sol e é considerado atualmente o mais longínquo do Sistema Solar. 
(Fonte: BBC, 2016)


Em relação a nova terminologia em 2006 (da categoria planeta anão), este novo planeta não se enquadra nela, sendo, portanto, um planeta. E quais características define um planeta anão? Bom, veja no trecho a seguir que destaca que, em primeiro lugar, a massa do objeto deva ser  suficiente alta. Em segundo lugar, está a relação da órbita do planeta, no sentido deste objeto possuir uma órbita independente de outros planetas, ou seja, precisa ter a órbita em torno do Sol (existe uma terceira característica que pode ser lida aqui). 
[...] O cientista ressalta que o novo planeta tem 5 mil vezes a massa de Plutão e, por isso, seria suficientemente grande para que sua classificação como planeta seja indiscutível.
Plutão deixou de ser considerado um planeta em 2006. Isso porque o próprio Brown descobriu o planeta anão Eris no ano anterior. Eris tem as mesmas características de Plutão, mas possui uma massa maior.
Um comissão foi então criada pela União Astronômica Internacional (UAI) para reavaliar a definição de planetas. A UAI precisou decidir se aceitaria Eris e outros pequenos mundos, como Ceres, como planetas ou se excluiria Plutão. Optou-se pela segunda alternativa.
Diferentemente de outros corpos celestes considerados planeta anão, o "Planeta Nove" domina gravitacionalmente sua vizinhança do Sistema Solar - ou seja, segundo as pesquisas da Caltech, sua órbita não é influenciada diretamente por outros planetas, como é o caso de Plutão, por exemplo.
Na verdade, esse domínio alcançaria uma região maior do que qualquer outro planeta conhecido. Por isso, Brown afirma que ele seria o planeta do Sistema Solar que mais atende às características que definem esse tipo de corpo celeste.
(Fonte: BBC, 2016)

 E qual a influência desta descoberta para o sistema solar? 
[...] Segundo os autores do estudo, a existência do "Planeta Nove" ajudaria a explicar uma série de fenômenos misteriosos que ocorrem com um conjunto de objetos congelados e destroços localizados além de Netuno, conhecido como Cinturão de Kuiper.
"A princípio, estávamos céticos de que este planeta poderia existir, mas continuamos a investigar sua órbita e o que isso significaria para a periferia do Sistema Solar e ficamos cada vez mais convencidos de que ele existe", diz Batygin, coautor do estudo.
"Pela primeira vez em mais de 150 anos, há evidências sólidas de que o censo planetário do Sistema Solar está incompleto."
(Fonte: BBC, 2016)

Este assunto pode cair no vestibular? Se sim, de que forma será cobrado?

Justamente pelo assunto novo e ainda existir uma desconfiança sobre a existência do novo planeta, dificilmente este assunto será cobrado no vestibular. Nenhuma prova pedirá o nome do novo planeta achado no sistema solar e de suas características. Fiquem tranquilos!
 Porém, um assunto relevante é discutir sobre a expansão do Universo e da definição de planeta anão.