04/04/2016

Dúvidas 1º ano

Este post tem o objetivo de esclarecer dúvidas do pessoal do 1º ano. São 4 perguntas que me fizeram.


1) Teoria do Universo em expansão


Quando foi criado a Teoria em 1929, no momento desconhecia-se a existência de outra galáxia. Imaginava, portanto, somente a nossa galáxia.  

O principal teorizador dessa teoria é Hubble e Lemaître. 



Hubble estudou a idade e o tamanho do universo. Baseou seus estudos na distância que as galáxias têm da Terra e a velocidade com que se afastam de nós. Mediu a radiação de galáxias distantes e, com um novo telescópio, descobriu que, quanto mais distante a galáxia, mais rapidamente ela se move. 



George Lemaître, um padre belga, utilizando os estudos de Hubble, desenvolveu a Teoria da Explosão do Universo. Como Hubble percebera que a velocidade das galáxias aumentava com a distância, Lemaître concluiu que o Universo começara num ponto central: “O Átomo Primordial” é a teoria do Universo em expansão.


2) Teoria do Universo Estacionário (também chamada de Teoria do Estado Estacionário) 



Comentário: Em relação a dúvida sobre as duas teorias (que necessita mais aprofundamento em seus fundamentos) alerto que a intenção da apostila é de explicar o básico, ou seja, é um resumo. A proposta é mesmo não ir muito além do conteúdo da apostila, pois senão teríamos que ler diversos textos sobre a teoria. No vestibular e na prova somente devemos nos preocupar em estudar a principal teoria, ou seja, o Big Bang. As demais teorias tem somente relevância em considerar que elas existem e entender também qual a principal ideia de cada uma. 



3) Por que deve-se construir casas com janelas viradas para o Equador, que estão localizadas nas proximidades dos polos? 


Para entender este tópico é necessário relembrar os seguintes assuntos:           


  • Inclinação da Terra (23º27")
  • Rotação da Terra
  • Translação da Terra (solstício e equinócio)


Na imagem podemos perceber a diferença da posição do sol ao longo da translação da Terra
Observem como funciona na prática a diferença da radiação solar ao longo do ano nos hemisfério. Tente identificar em qual momento da imagem  ocorrerá o período de verão e inverno no hemisfério sul

Lembrando que uma casa, localizada em SP, para não ter problemas quanto a uma boa iluminação ao longo do ano deve ter sua face voltada para a Linha do Equador (ou seja, no caso de SP para a região Norte) 
Caso a face da caso não seja voltada para o Norte isso implicará em menores radiações solares naturais na casa. Tal ausência de radiação solar é um fato negativo, já que, a casa poderá gerar problemas de saúde pela falta de iluminação para os moradores e além de ser mais fria e gastar mais energia elétrica.  

Como a cidade de São Paulo encontra-se sob a linha do Trópico de Capricórnio no período do solstício de verão (21 ou 22 de dezembro), o Sol projetará sua luz e calor perpendicularmente (no hemisfério sul).

No período do inverno o Sol mudará sua posição, podendo desfavorecer alguma casa em SP, caso sua face não esteja voltada para o Norte. 


Texto 1: Uma casa no hemisfério sul verá o Sol cruzar o céu mais ao norte.
[...] no hemisfério sul, o Sol cruza o céu mais ao norte (quanto mais ao sul for a cidade, mais ao norte estará o Sol ao meio-dia). Logo, imóveis com paredes e janelas voltadas para o norte recebem mais luz e calor durante o ano todo. Isso vale para quem vive nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, essa regra vale menos. Primeiro, porque o Sol cruza o céu mais a pino. E segundo que o calor, nessas regiões, é algo mais a ser evitado do que atraído. Sob a linha do Equador, como em Macapá, por exemplo, a luz é perfeitamente dividida no ano. A face norte é mais ensolarada entre abril e setembro, enquanto na sul bate sol entre outubro e março. (Em busca da luz natural)

 Texto 2:
[...] No inverno, quando o ângulo do sol na superfície é menor, e portanto os dias são mais curtos, um imóvel voltado para o norte receberá a maior quantidade de sol durante a parte da manhã. Assim, você terá a vantagem de manter a sua casa mais quentinha sem precisar de muita coisa que não seja um simples abrir de portas ou janelas. Por isso, o imóvel é tão valorizado. (Face Norte porque é importante)
Imóvel na face norte recebe maior quantidade de raios solares

Texto 3: 

Para quem prioriza a entrada de raios solares, antes de comprar é importante verificar a planta do imóvel?, aconselha Gambi. Janelas voltadas para o lado Norte permitem a manutenção do calor e iluminação do imóvel será melhor. Além de conforto e economia de gastos com luz, esse ângulo proporciona uma série de benefícios, pois garante sol na casa durante todo o dia. 
Imóveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento de plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratórios. 
Mas nem sempre pagar mais caro pela face Norte significa um bom negócio. Às vezes, o imóvel voltado para a face Sul pode ser a melhor opção. Segundo Luiz Fernando Gambi, não adianta investir mais em um empreendimento que oferece o lado Norte, se existe um enorme prédio à frente, bloqueando a entrada dos raios solares. ?Há casos em que as pessoas espalham cortinas e tapetes isolantes pela casa e impedem que o calor do sol seja absorvido. Em situações em que o apartamento está em um andar baixo e em uma vila cheia de edifícios, a probabilidade que o sol entre também é pequena? (Posição do sol influencia na decisão de compra de um imóvel)




Vejam outros exemplos 


A disposição da casa e do sol no inverno


A disposição da casa e do sol no verão


O ângulo aparente do sol com relação a uma casa no hemisfério Sul muda durante o verão e o inverno. No verão, o sol fica mais alto no céu (perpendicular) e no inverno o dia é mais curto

Exercícios propostos relacionados ao assunto:


1) As pessoas, em São Paulo, têm um privilégio especial. Entre 21 e 22 de dezembro, ao meio-dia, elas projetarão, no chão, uma sombra perfeitamente perpendicular ao seu eixo. Isto decorre

a) do fato de São Paulo encontrar-se sob a linha do Trópico de Capricórnio onde, durante o solstício (21 ou 22 de dezembro), o Sol projetará sua luz e calor perpendicularmente.
b) da inclinação do eixo da Terra oscilar em 23° em direção ao sul durante o verão e em 23° para o norte durante o inverno.
c) do fato de que, durante o verão no hemisfério sul, o polo se encontra totalmente escuro; assim, a concentração de calor incidirá no Trópico de Capricórnio.
d) do movimento de rotação, que, em 21 de dezembro, ocorre de maneira mais rápida; chamamos esse momento de equinócio.
e) do fato de a rotação do núcleo terrestre (o NiFe) ocorrer de forma mais rápida e, no dia 21, emparelhar com a rotação da litosfera.

Resposta: Alternativa "a". 

2) “Casa que não entra sol, entra médico.” Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a assegurar o máximo conforto térmico e salubridade.
Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (a sul do Trópico de Capricórnio), para assegurar a necessária luz do Sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais
a)norte / sul.
b) sul / norte.
c) leste / oeste.
d) oeste / leste.
e) oeste / oeste.

Resposta: O ideal é que as janelas dos dormitórios fiquem viradas para o lado dos trópicos opostos, ou seja, viradas no sentido da Linha do Equador. Assim, em Lisboa, que está ao norte do Trópico de Câncer, as janelas dos dormitórios devem ser voltadas para o sul. Enquanto que em Curitiba, que está ao sul do Trópico de Capricórnio, as janelas dos dormitórios devem voltar-se para o norte (veja a imagem abaixo).


Porém, como o exercício pede para assinalar onde as janelas dos quartos não devem estar voltadas é portanto alternativa "a". 


4. Coordenadas Geográficas

Trata-se de um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa. É através da intersecção (encontro de duas linhas) de um meridiano (ou longitude) com um paralelo (ou com latitude) que podemos localizar cada ponto da superfície da Terra.

Ou seja, coordenada geográfica serve como um instrumento que por meio de duas posições X e Y (ou melhor, latitude e longitude ou paralelo e meridiano) nos permite identificar sua posição geográfica ao traçarmos sua interseção. 

Por isso nos exercícios sobre coordenada geográfica devemos localizar, respectivamente, a latitude/paralelo e longitude/meridiano

Por exemplo no mapa abaixo a coordenada geográfica (latitude/paralelo e longitude/meridiano) de Tóquio é 43º N 135º L, Belém é 2ºS 45ºO...