27/10/2016

Correção de exercícios propostos e TC do 2º ano – 4º bimestre


1. Exercícios propostos. 

Módulo 67 - – Regionalizações do Brasil 
Módulo 68 – Região Norte, as “Amazônias” e o Quadro Natural 
Módulo 69 – Amazônia: quadro humano e econômico.
Módulo 70 – a Amazônia e os projetos de desenvolvimento. 

2. TCs. 
Módulo 67 - – Regionalizações do Brasil 
Módulo 68 – Região Norte, as “Amazônias” e o Quadro Natural 
Módulo 69 – Amazônia: quadro humano e econômico. 
Módulo 70 – a Amazônia e os projetos de desenvolvimento. 



2º ano - 4º bimestre

Download em word

1. Exercícios propostos

Módulo 67 - – Regionalizações do Brasil

1)    Alternativa E
2)    Regiões geoeconômicas, Pedro Geiger
3)    Técnico-científico informacional
4)    Trata-se da divisão organizada de acordo com o uso do espaço estrutural agrário, industrial e agroextrativo nos espaços Amazônico, Centro-Sul e Nordeste.
5)    Alternativa A. A afirmação IV está errada porque os vegetais da Caatinga têm o mesmo habitat, mas cada espécie possui seu próprio nicho ecológico
6)    Alternativa E
7)    Alternativa B
8)    I)  Equatorial. Floresta Latifoliada.
II) Zona da Mata. Sertão Meio Norte – Turismo.
III) Frentes pioneiras de colonização. Soja, Cerrado.
IV) Indústria. Agricultura comercial.
V) Policultura comercial. Bovinos, ovinos.
9) I) Amazônia Agroextrativa II) Nordeste Agroexportador III) Centro-Sul
10) Técnico-científico-informacionais.

Módulo 68 – Região Norte, as “Amazônias” e o Quadro Natural

1)    Região Norte – compreende a divisão político-administrativa. Abrange sete Estados: Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins.
Amazônia Legal – área determinada pelo domínio natural da floresta, rede hidrográfica e relevo de terras baixas, em área de atuação da SUDAM, delimitada pelo governo federal em termos de latitude e longitude.
2)    I – Planaltos residuais sul-amazônicos e depressão marginal sul-amazônica.
II – Planície do Rio Amazonas – várzea e terraços.
III – Planaltos residuais norte-amazônicos e depressão marginal norte-amazônica.
3)           Bacia do Rio Amazonas, Bacia do Tocantins-Araguaia e Bacia do Amapá.
4)    Ilha do Bananal.
5)    Predominam as terras baixas em depressões e planícies sedimentares, baixos planaltos residuais, exceto no extremo norte, onde se observam altitudes maiores.
6)    Devido à pequena variação altimétrica no eixo da bacia, os rios são navegáveis, servindo como meio de transporte e eixo de povoa mento. Em seus afluentes, com nascentes em planaltos, há grande potencial para instalar hidroelétricas (Rios Xingu, Tocantins, Curuá-Una, Uatumã), Rio Xingu (Belo Monte).
7)    No Rio Tocantins, no Estado do Pará. Fornece energia para o estado de Tocantins, leste do Pará, região de Belém, parte do Nordeste e para o Projeto Carajás, além de fornecer energia para transformação da bauxita em alumínio – ALBRAS e ALUNORTE
8)    O comprometimento dos recursos hídricos, associados à contaminação por despejo de esgoto e outras formas de contaminação, agrava as condições de sobrevivência dos povos ribeirinhos, como observado na imagem, e compromete a qualidade de vida desta população.
9)    Belo Monte; Xingu

Módulo 69 – Amazônia: quadro humano e econômico

1)    A) Pará
b) Mandioca, importante alimento dos caboclos, além de soja e algodão.
c) Zona Bragantina (PA) próxima a Belém (Tomé-Açu); vale médio do Rio Amazonas; e Tocantins (arroz).
d) Cacau, café, soja, dendê, guaraná, cupuaçu e pastos plantados.
e) Acre e Rondônia
 2)    A) Hoje, a pecuária de corte é a atividade que abre a fronteira agrícola na periferia amazônica para posteriormente expandir a soja e outras lavouras comerciais. O rebanho bovino da Região Norte já é o 3º mais numeroso do Brasil, após o CO e SE, e supera o Sul e NE.
b) Ilha de Marajó (PA)
3) Região metropolitana de Belém-PA e a Zona Franca de Manaus
4) O solo é em grande parte ácido, o que limita as áreas cultiváveis, aproveitam-se as várzeas e manchas de terras roxas em Altamira e Alto Xingu.
5) Localizada ao norte de Roraima, em fronteira com a Guiana, o conflito consiste na demarcação das terras indígenas por decreto do Governo Federal, contrariando interesses de produtores de arroz instalados na região desde a década de 1990.
6) Guaraná, urucum, malva, juta, pimenta-do-reino
Cupuaçu, bacuri, açaí e pupunha
Arroz, feijão, milho e soja
Extraregional e internacional

Módulo 70 – a Amazônia e os projetos de desenvolvimento

1)    Todas estão corretas
2)    Alternativa E
3)    Terrenos cristalinos da era proterozoica e ricos em minérios.
4)    A) Oriximiná (PA)
b) Rondonia e Amazonas
c) Serra do Navio (AP) e Carajás (PA)
d) Vale dos rios madeira e tapajos; Serra Pelada (PA) e Vale do Araguaia (TO)
e) AP (margem esquerda do Rio Jari) e PA (São Domingos do Capim)
f) Araguaína, Araguacema (TO)
g) Bacia do Urucu (AM)
 5)    SIVAM e CALHA NORTE
6)    Suframa
7)    Jari
8)    Ferro manganês, cobre e ouro: Serra dos Carajás-PA
Bauxita (alumínio): Vale do Rio Trombetas, em Oriximiná-PA
Cassiterita (estanho): Vale dos Rios Guaporé e Madeira-RO e AM
Petróleo e gás: Vale do Rio Urucu, afluente do Amazonas-AM
9)    Alternativa B. A demarcação de terras indígenas envolve a FUNAI, os índios, o governo e empresários, como os proprietários de terras


2. TCs

Módulo 67 - – Regionalizações do Brasil

1) Mapa A – Macrorregiões brasileiras.
Mapa B – Regiões Geoeconômicas.
Mapa C – Meio Técnico-Científico-Informacional.
Mapa D – Organização regional segundo os tipos de uso do espaço.
2) Tocantins.
3) Complexos regionais; Região geoeconômica Amazônica; Região geoeconômica Centro-Sul; Região geoeconômica Nordeste.
4) Região Norte refere-se à divisão política e Amazônia Legal é um termo que compreende uma área ampla com o domínio do quadro natural.
5) Resposta: A
6) Resposta: D. As Flonas são unidades de florestas nacionais com área entre 2 mil e 2,5 mil quilômetros quadrados e com madeiras disponíveis para aluguel. Essas Flonas poderão ser concedidas para ONGs estrangeiras “desde que seja para um gerenciamento autossustentado” (é o que está escrito no Projeto de Lei). A questão não exigia do aluno o conhecimento específico desse Projeto de Lei ou do termo Flonas, bastaria uma interpretação focada numa visão sistêmica da floresta. Um ecossistema é pautado na interdependência dos vários aspectos naturais, sendo impossível restringi-lo a pequenos espaços. As áreas mais próximas das estradas com grande facilidade de acesso serão, fatalmente, mais exploradas. A exploração seletiva permite uma recuperação mais rápida da floresta em comparação com as áreas integralmente exploradas.
7) Resposta: A

Módulo 68 – Região Norte, as “Amazônias” e o Quadro Natural

1) O termo Amazônia é amplo e corresponde a uma área maior do que a Região Norte, estendendo-se aos países vizinhos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. No Brasil a sua área é de 4990520 km² e corresponde à chamada Amazônia Legal. A Amazônia Internacional apresenta amplo domínio natural.
2) Resposta: B
3) Tucuruí; São Félix e Belo Monte; Samuel;
Jirau; Santo Antonio.
4) Igapó; várzea; terra firme.
5) A Região Norte apresenta altos índices pluviométricos, considerados, em média, os mais elevados do Brasil. As “chuvas de hora certa” ocorrem à tarde, quando a temperatura se eleva durante o dia e provoca forte evaporação que se precipita após a diminuição da temperatura no decorrer do dia.
6) Resposta: E
7) a) Partindo das ideias evocadas no princípio do desenvolvimento sustentável, a primeira atitude de preservação do solo é seu uso correto. Por isso, a preservação da vegetação original em pontos críticos como declives acentuados, para evitar a erosão, envolve as seguintes medidas: a adoção de técnicas próprias de cultivo – no caso, o emprego de curvas de nível ou terraceamento; a recuperação do solo com a utilização de corretivos (como a calagem), adubos e fertilizantes; a rotação de culturas, na qual se inclui o pousio (o “descanso” do solo por determinado espaço de tempo para a recuperação natural de suas características). A irrigação deve ser usada com critério para evitar problemas futuros como a salinização do solo.
b) A destruição contínua da Floresta Amazônica, que já vinha se processando em anos anteriores, tem como motivo principal a expansão de atividades econômicas nas quais se incluem, primeiramente, a exploração da madeira de lei (feita de maneira ilegal ou não, predatória ou não) e, depois, a expansão da agropecuária. Num primeiro momento, há o desmatamento para a retirada de madeira, ou simplesmente a queimada, para eliminar o obstáculo representado pela vegetação remanescente. Posteriormente, processa-se a criação de gado, após algum tempo em que nasce uma pequena vegetação rasteira, que funciona como pasto. A seguir, retira-se o gado e procede-se a práticas agrícolas, nas quais um dos cultivos preferidos é a soja, cultivada com o uso intenso de máquinas e adubos para descontar as perdas de nutrientes ocasionadas pela intensa pluviosidade. Esse processo causa excessivo desgaste do solo.

Módulo 69 – Amazônia: quadro humano e econômico

1) Século XVII (1616) – expedições (droguistas, bandeirantes), missionários; primeiras cidades e fortes militares: Belém e Santarém.
Século XIX – borracha; grande aumento populacional; crescimento das cidades. Século XX – construção de rodovias e ferrovias; desenvolvimento de atividades agropecuárias e extrativas (mineral e vegetal); projetos de colonização e de integração e a construção de usinas hidrelétricas.
2) Curare – malva – poaia (ipeca).
3) Bertholletia excelsa.
4) A partir de um modelo de desenvolvimento sustentável, o desmatamento de uma floresta nativa representa ameaça à biodiversidade e impacto danoso à qualidade do ar e ao clima global. Resposta: C

Módulo 70 – a Amazônia e os projetos de desenvolvimento

1) Ferro.
2) F, E, D, B, C, A
3 Alumínio; alumínio; alumínio; caulim.
4 Calha Norte.
5 SIVAM.