20/10/2016

Leitura: MPF denúncia 26 por tragédia em MG


Entenda quais acusações e quem são os responsáveis de acordo com a Força Tarefa do MPF sobre o Desastre de Mariana (MG), que foi causado pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, causando a morte de 19 pessoas, destruindo a cidade de Mariana e desalojando milhares de pessoas e contaminando um das principais bacias da região, a do Rio Doce.

Denúncia 


O Ministério Público Federal sobre o desastre socioambiental, que marcou o Brasil no dia 5 de novembro de 2015, causado pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), denunciou à Justiça 21 pessoas por homicídio qualificado com dolo eventual - quando se assume o risco de cometer o crime - pela morte de 19 pessoas ocorridas na tragédia. 

Além destes as empresas Samarco, Vale e BHP Billington foram criminalizadas. A Samarco é uma joint venture, isto é, uma associação de duas empresas num determinado ramo econômico. Outros denunciados é VOGBR Recursos Hídricos e Geotecnia LTDA e o engenheiro sênior dessa empresa, sob acusação de emitir um laudo ambiental falso sobre as condições da barragem de Fundão, que viria romper. 

Esta denúncia destaca que houve omissão de informação sobre a situação da barragem, desde o licenciamento do empreendimento, na construção e na operação. E ainda, afirma que os denunciados sabiam dos riscos de rompimento da barragem e, em vez de paralisar seu funcionamento, continuaram operando-a de forma irresponsável.