14/03/2016

Jornal tendencioso

Como comentado hoje no 2º ano eis o vídeo da campanha presidencial do José Serra em 2010. Nesta matéria apresenta uma cobertura diferenciada da Record e da Rede Globo. Este vídeo demonstra quanto a mídia, em algumas ocasiões, pode influenciar determinados assuntos. 

Uma pauta, duas coberturas: Rede Globo e Record


A primeira matéria no vídeo mostra a cobertura da Rede Globo, tendo nenhum problema específico.
Aos 2 minutos inicia a matéria da Record, que cobre a mesma matéria (o mesmo lugar). Contudo, esta matéria demonstra outra versão do mesmo fato, tendo agora uma visão negativa para o Serra. Qual motivo levou o Jornal Nacional, da Rede Globo, a fazer essa manipulação? Seria apenas um fato isolado? É somente a Rede Globo que manipula informação?

A primeira pergunta eu deixo em aberto, pois não sabemos exatamente os motivos (temos hipóteses, mas não uma certeza). Para alguns, a manipulação foi sem querer e para outros não. Por isso, este tema não pode ser escrito na dissertação da redação do Enem. Pois, embora tenhamos o vídeo, para alguns não quer dizer nada. Infelizmente

 Esta infelizmente não foi a única manipulação da Rede Globo e acredito que não será última. 

Bem como, não é apenas a Rede Globo que manipula dados tendo portanto, revistas, jornais, outras emissoras, rádios e até livros tendo um favorecimento para um lado e uma manipulação. Por isso, tomem cuidado ao se basear apenas em uma fonte de conhecimento. Assista ou leia a vários jornais e ou revistas. 


Como a Globo manipulou o "atentado" a Serra no Jornal Nacional

Globo pede desculpas após estudante revelar manipulação em reportagem