06/03/2016

Principais problemas da atividade agrícola

Módulo 15 - Principais problemas da atividade agrícola
Prof. Leandro Nieves


Download da aula em pdf. - clique aqui 

1. Problemas da agricultura
São diversos problemas apresentados, sendo os tipos de problema resumido da seguinte forma:
·         Subaproveitamento do espaço agrário
·         Concentração da estrutura fundiária
·         Desperdício de alimentos por conta do precário sistema de transporte e armazenamento
·         A comida como mercadoria: o caso das commodities e agrocombustível

1.1  Subaproveitamento do espaço agrário

Atenção para a palavra subaproveitamento que significa “inferioridade ou quase aproveitamento do espaço agrário”. Dessa forma, podemos entender que o subaproveitamento do espaço agrário é relativo ao uso da terra e seu aproveitamento, ou seja, da sua produtividade.
Pelo gráfico abaixo podemos ver o uso da terra e compreender que ocorre o subaproveitamento da terra com 71% de matas e terras sem ocupação efetiva na área com potencial agrícola. Ou seja, 71% de terras que poderia ser utilizada para produção agrícola.

Gráfico 1 Subaproveitamento do espaço agrário




De um total de 8,5 milhões de km², cerca de 5,5 milhões de km² têm potencial agrícola - ou seja, temos 64,7% do nosso território disponível para atividade agrícola - mas, deste número, apenas 22% tem ocupação efetiva com pastagem e outros 7% com lavouras. Tendo, aproximadamente 71% do espaço com potencial agrícola sem ocupação efetiva


Mapa 1 – Potencialidade agrícola

Outro ponto que incorpora o subaproveitamento da produção agrícola deve-se ao aumento da produção de commodities e de agrocombustível e da expansão da fronteira agrícola.
Primeiro vale explicar que a produção de commodities são produtos de maior aceitação no mercado mundial, tendo a sua produção industrializada (em larga escala) e voltada ao mercado externo (exportação). Principais produtos: soja, cana de açúcar, cacau, tabaco.
O agrocombustível, ou, biocombustível, é quando utiliza um produto agrícola para a produção de combustível, tendo no nossos caso a cana-de-açúcar.
Existe diferentes tipos de agrocombustíveis, sendo mais comuns os produzido pelo  biodisel e pelo bioetanol. O primeiro é produzido a partir de oleaginosas (como o girassol, colza, soja...) enquanto o segundo é produzido a partir de cereais (como o milho e o trigo) e a cana-de-açúcar. Os cultivos mais usuais são: milho, trigo, soja, colza (canola) e cana de açúcar.
O terceiro é a expansão da fronteira agrícola em direção à Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Oeste da Bahia. O principal produto com maior expansão de fronteira agrícola é a soja, conforme podemos ver no mapa abaixo

Mapa 2 – Expansão da soja


1.2  Estrutura fundiária


Grande parte das causas do subaproveitamento do espaço agrário está relacionada à manutenção de uma estrutura fundiária concentrada, tendo em vista que as grandes propriedades ocupam parcela significativa do território brasileiro, mesmo constituindo um percentual insignificante dos estabelecimentos (1%). Parte dessas propriedades tem fins meramente especulativos, daí o subaproveitamento mediante a pecuária extensiva, atualmente em declínio devido ao avanço de culturas mecanizadas e do sistema semiextensivo de criação.

Gráfico 2 – Estrutura Fundiária em 1996

1.3   Deficiência nos sistemas de transportes e armazenamento

Segundo os últimos levantamentos o Brasil é o campeão de desperdício de produtos agrícolas, calculando, em alguns casos, em cerca de 30% de desperdício da sua safra.
É calculado, o desperdício de aproximadamente 5 bilhões de dólares por ano
Nos últimos anos, os transportes de cargas agropecuárias vêm sendo melhorados, optando-se pela intermodalidade (integrar várias formas de transporte - como rodoviário/ferroviário). 





Gráfico 3 – Uso da terra com potencial agrícola

  







Exercícios 
Unicamp 2009 - 2a fase
Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:
a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.
b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?

(UFF – 1997). Pró-álcool fez o Brasil destacar-se mundialmente no cultivo de biomassa, em larga escala, como fonte energética alternativa ao uso de combustível originado do petróleo. Apesar de tratar-se de uma fonte energética não poluente e renovável, a opção pela biomassa no Brasil reproduziu as tradicionais estruturas sócio-espaciais.
A propósito do tema abordado no parágrafo anterior considere as afirmativas:
1 - A cana-de-açúcar, principal matéria-prima destinada à produção de álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos férteis no Nordeste e Sudeste, em detrimento das culturas de alimentos.
2 - Volumosos subsídios estatais foram destinados aos grandes proprietários de terras e usinas, reforçando os privilégios políticos e econômicos das "elites agrárias".
3 - O plantio de eucalipto, principal matéria-prima destinada à produção de etanol, ocupou vastas extensões do cerrado e provocou um acelerado desmatamento.
Marque a opção correta.
(A) Todas as afirmativas são verdadeiras.
(B) Apenas 1 e 3 são verdadeiras.
(C) Apenas 2 e 3 são verdadeiras.
(D) Apenas a 3 é verdadeira.
(E) Apenas 1 e 2 são verdadeiras.