Trabalho sobre o TC – Geografia
Orientação:
-Prazo de entrega é no dia 21 de março.
OBS: Pessoal, estou com dengue e na segunda-feira tenho que fazer um exame. Por isso, peço que enviem o trabalho por e-mail: leandro.nieves@gmail.com
OBS: Pessoal, estou com dengue e na segunda-feira tenho que fazer um exame. Por isso, peço que enviem o trabalho por e-mail: leandro.nieves@gmail.com
- É obrigatório a capa contendo o nome e número
-São 20 exercícios no total
Download do trabalho (em word)
[Novo]
Download da aula 14/03 - Módulo 4 - Orientação e localização geográfica
Módulo 3 - Movimento da Terra - aula e exercícios
Módulo 2 - Exercícios
Módulo 2 - aula
Módulo 1 - aula
Módulo 1 - exercícios
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Download da aula 14/03 - Módulo 4 - Orientação e localização geográfica
Módulo 3 - Movimento da Terra - aula e exercícios
Módulo 2 - Exercícios
Módulo 2 - aula
Módulo 1 - aula
Módulo 1 - exercícios
Módulo 1
1) Como se explica a Teoria do Universo Estacionário?
2) Por que se diz que o Universo pulsante é temporalmente
infinito?
3) Por que os planetas próximos ao Sol são sólidos?
4) Teorias cosmogônicas são difíceis de confirmar.
Quais evidências possibilitam
afirmar que a Teoria do "Big Bang"
seja verdadeira?
Módulo
2
5)Qual das três teorias que explicam a
origem do sistema solar é a mais aceita? Por quê?
6) Como se dá o eclipse solar?
7) Qual fenômeno pode também ser observado na
fase de Lua Cheia? Qual outro nome esse fenômeno recebe?
Módulo
3
8) Por que os calendários do ano bissexto possuem
366 dias enquanto os calendários normais apresentam 365 dias?
9) Defina Equinócio.
10) Qual fenômeno ocorrerá no Solstício?
11) Justifique o fato das residências
construídas em São Paulo ou outro Estado do centro-sul do Brasil voltadas para
a face norte serem mais valorizadas?
12) Explique o que vem a ser o "Sol da
Meia-Noite".
13) O que significam os termos preamar e
baixa mar
14) (MODELO ENEM) – Responda a esta questão
a partir da análise da projeção cartográfica a seguir:
Na projeção, estão representados no sentido N–S
______________________________ e ________________________.
No sentido E–O, os meridianos representam intervalos
de ___________________________________________.
a) a linha do Equador e os paralelos de
45°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Geográfico) – uma hora.
b) a linha do Equador e os paralelos de
30°S, 45°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Magnético) – uma hora e meia.
c) os paralelos de 30°S, 45°S, 60°S e 90°S (Polo
Sul Magnético) – três horas.
d) a linha do Equador e os paralelos de
30°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Geográfico) – duas horas.
e) os paralelos de 30°S, 45°S e 60°S – três horas.
Módulo
4
14) O que são coordenadas geográficas? Qual
a sua importância em termos geográficos?
15) Usando velocidades constantes, cinco aviões
saem, na mesma hora, no sentido leste e paralelamente ao Equador, de cinco
capitais brasileiras. Chegará mais rapidamente à costa da África o que partiu
de
a) Belém (PA).
b) São Luís (MA).
c) Recife (PE).
d) Porto Alegre (RS).
e) São Paulo (SP).
16) Qual o uso prático dos paralelos e meridianos,
além da determinação das coordenadas geográficas?
17) Identifique:
a) as linhas imaginárias, traçadas de polo a
polo, damos o nome de ______________.
b) as linhas imaginárias traçadas paralelamente
ao Equador são chamadas de __________.
18) Identifique os
pontos:
a) NE
_____________________________________
b) ESE
_____________________________________
c) NO
_____________________________________
d) NNO
_____________________________________
e) SO
_____________________________________
19) Identifique os pontos
1) ______________
2) ______________
3) ______________
4) ______________
5) ______________
20) Qual a outra denominação dada às localidades:
a) Boreal: _____________________________
b) Meridional: _________________________
c) Oriental: ____________________________
d) Ocidental: __________________________
e) Austral: ____________________________