15/03/2016

Exercícios de Sistema Solar, Movimento da Terra, Orientação e localização cartográfica e

Trabalho sobre o TC – Geografia
Orientação:
-Prazo de entrega é no dia 21 de março.
OBS: Pessoal, estou com dengue e na segunda-feira tenho que fazer um exame. Por isso, peço que enviem o trabalho por e-mail: leandro.nieves@gmail.com
- É obrigatório a capa contendo o nome e número
-São 20 exercícios no total



Módulo 1
1) Como se explica a Teoria do Universo Estacionário?

2) Por que se diz que o Universo pulsante é temporalmente infinito?

3) Por que os planetas próximos ao Sol são sólidos?

4) Teorias cosmogônicas são difíceis de confirmar. Quais evidências possibilitam
afirmar que a Teoria do "Big Bang" seja verdadeira?

Módulo 2

5)Qual das três teorias que explicam a origem do sistema solar é a mais aceita? Por quê?

6) Como se dá o eclipse solar?

7) Qual fenômeno pode também ser observado na fase de Lua Cheia? Qual outro nome esse fenômeno recebe?

Módulo 3

8) Por que os calendários do ano bissexto possuem 366 dias enquanto os calendários normais apresentam 365 dias?

9) Defina Equinócio.

10) Qual fenômeno ocorrerá no Solstício?

11) Justifique o fato das residências construídas em São Paulo ou outro Estado do centro-sul do Brasil voltadas para a face norte serem mais valorizadas?

12) Explique o que vem a ser o "Sol da Meia-Noite".

13) O que significam os termos preamar e baixa mar

14) (MODELO ENEM) – Responda a esta questão a partir da análise da projeção cartográfica a seguir:





Na projeção, estão representados no sentido N–S ______________________________ e ________________________.

No sentido E–O, os meridianos representam intervalos de ___________________________________________.




a) a linha do Equador e os paralelos de 45°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Geográfico) – uma hora.
b) a linha do Equador e os paralelos de 30°S, 45°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Magnético) – uma hora e meia.
c) os paralelos de 30°S, 45°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Magnético) – três horas.
d) a linha do Equador e os paralelos de 30°S, 60°S e 90°S (Polo Sul Geográfico) – duas horas.
e) os paralelos de 30°S, 45°S e 60°S – três horas.


Módulo 4

14) O que são coordenadas geográficas? Qual a sua importância em termos geográficos?

15) Usando velocidades constantes, cinco aviões saem, na mesma hora, no sentido leste e paralelamente ao Equador, de cinco capitais brasileiras. Chegará mais rapidamente à costa da África o que partiu de
a) Belém (PA).
b) São Luís (MA).
c) Recife (PE).
d) Porto Alegre (RS).
e) São Paulo (SP).

16) Qual o uso prático dos paralelos e meridianos, além da determinação das coordenadas geográficas?


17) Identifique:

a) as linhas imaginárias, traçadas de polo a polo, damos o nome de ______________.

b) as linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador são chamadas de __________.


18) Identifique os pontos:
a) NE
_____________________________________
b) ESE
_____________________________________
c) NO
_____________________________________
d) NNO
_____________________________________
e) SO
_____________________________________


19) Identifique os pontos

1) ______________

2) ______________

3) ______________

4) ______________

5) ______________









20) Qual a outra denominação dada às localidades:
a) Boreal: _____________________________
b) Meridional: _________________________
c) Oriental: ____________________________
d) Ocidental: __________________________

e) Austral: ____________________________