13/10/2015

Ciência e senso comum: diferença e exemplo


O senso comum:



Em suma, o conhecimento do senso comum é algo que se adquire ou defende sem uma investigação para se chegar a uma conclusão. Ou seja, o senso comum é um conhecimento que envolve experiências tradicionais ou culturais. Este conhecimento envolve muitas vezes crenças ou mitos sem uma comprovação.   
Como exemplo do senso comum temos as superstições ou até os remédios caseiros. Quem nunca ouviu que não podemos tomar leite e comer manga ao mesmo, pois pode tal combinação pode ser mortal? Que tomar banho após comer pode dar má digestão e podemos morrer? Que devemos cortar o cabelo na lua crescente para que o cabelo cresça mais rápido? Que não podemos passar por debaixo da escada por dar azar? Ou que ao cruzar com um gato preto teremos azar? Existe uma infinidade de crenças semelhantes e estas são apenas para exemplificar. 
Embora, tenhamos a noção que o conhecimento pelo senso comum seja baseado em valores tradcionais que nem sempre constitue como uma verdade. O senso comum é Utilizamos muito o conhecimento do senso comum para atividades diárias. Podemos citar o exemplo, de quando vamos cozinhar ou quando pensamos em como fazer determinadas coisas.

Ciência:

Diferente do senso comum, a ciência é um conhecimento que busca ter uma comprovação na sua argumentação. 
Para entender o que seria comprovar um argumento, nós podemos usar o exemplo que Galilei Galileu encontrou para comprovar que o sol não girava em torno da terra; 



Diferença entre senso comum e ciência (ler aqui)

  
Para quem quiser aprofundar a leitura:

Ciência e senso comum - Boaventura de Sousa Santos