10/10/2015

Mapa interativo permite explorar a história de migração de todos os países do mundo

Criaram um mapa interativo que ilustra a história da migração de todos os países. Os dados são de 2010 de um relatório do Banco Mundial. Este mapa permite que ao clicar em um país você pode observar a origem das migrações (Inward). Se clicarmos no Brasil podemos ver de qual país recebemos imigrantes e a sua quantidade. Também podemos fazer o inverso, ou seja, podemos ver qual o destino que os brasileiros vão (Outward). 


Usando dados extraídos de um relatório do Banco Mundial publicado em 2010, foi construída uma ferramenta para facilitar a visualização desses dados. Este mapa permite,clique a clique, observar números, origens e destinos de cada país individualmente.Dica: ao clicar no país, você poderá ver a quantidade de imigrantes vivendo no seu território (Inward), ou (clicando da opção Outward) verá os destinos buscados pelas pessoas daquela nacionalidade.

Lembrando que as definições são relativas. Migração é quando um indivíduo ou grupo sai de um país e vai para o outro (migração de andorinhas, migração espanholas e portuguesas no Brasil). E imigrante é quando um indivíduo ou grupo entra num país (como os imigrante sírios na Europa, ou, a referência da Coroa Portuguesa que imigrou para o Brasil em 1808). Também tem a definição de emigrante, que significa mudança voluntária de um país (como exemplo, a emigração do povo judeu como está descrita na Bíblia, ).

Para ver outros exemplos: veja matéria do Mundo Estranho e do InfoEscola.   


Para acessar o mapa clique no link: Acesso ao mapa interativo - em inglês
Saber mais Mapa interativo de imigração e migração