13/10/2015

Xenofobia no Brasil e na Europa

Segundo o site significados.com a palavra xenofobia significa um medo a estrangeiro, ou seja, uma aversão a uma pessoa ou coisa estrangeira: 
O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.
O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.
A xenofobia era muito comum nas doutrinas fascistas (como de Benito Mussolini na Itália) e nazista (de Hitler na Alemanha). Contudo, se engana o estudante que pensar que xenofobia se restringe a doutrinas de extrema direita ou que é coisa do passado. Outros países também apresentam casos de xenofobia e, infelizmente, este é um problema muito atual. Podemos citar na atualidade caso de racismo contra os imigrantes haitianos e, bem como, os grupos de extrema direita e preconceituosos skinheads espalhados em diversos países (como Brasil, Alemanha, Grécia). 


Países que costuma receber muito imigrantes tendem a ter grupos contrários e xenofóbicos. Podemos assimilar estes costumes conservadores e preconceituosos com os milhares de refugiados da Síria na Europa. 

Imigrantes haitianos sofrem racismo e xenofobia no Brasil

Xenofobia na Europa

Dica de filme: 
This is England (clique aqui)

Filme de drama de 2006 escrito e dirigido por Shane Meadows. O filme se centra na história de jovens skinheads da Inglaterra em julho de 1983, mostrando como a subcultura skinhead, cujas raízes estão associados à cultura jamaicana (especialmente aos ritmos musicais ska, rocksteady e reggae), acabou se tornando bandeira de grupos nacionalistas brancos como o partido político de extrema-direita British National Front.