28/10/2015

ENEM

Como sempre, o ENEM toma conta dos noticiários tendo críticas negativas e positivas quanto ao Exame Nacional. Neste ano, parece que o ENEM foi descrito como o mais difícil da história tanto pelo o que foi exigido na prova (textos longos e questões conteudistas) e também por conta do tempo que foi considerado insuficiente para resolver as questões e de ler os textos suporte. E quem presto o Enem o que achou da prova?

Parece que a disciplina de Filosofia e Sociologia ganharam seu espaço no ENEM. Antes dessa prova, as duas disciplinas eram vistas dividindo espaço com questões de História, Geografia e Português. Nesta prova de 2015 do ENEM, teve várias questões de Filosofia e Sociologia. Avalio isto como positivo para darem mais valor para as duas disciplinas.

Não achei a prova de humanas difícil. Com uma leitura atenta e a noção dos conteúdos poderia-se acertar as questões. Vamos ver isso nas aulas quando farei uma correção da prova do ENEM. Portanto, para quem prestou a prova não se esqueçam de levar o caderno nas aulas.

Quem não prestou o ENEM e ainda quiser ver os cadernos de prova, acesse:

Prova do 1º dia - caderno branco
Prova do 2º dia - caderno cinza

Para quem não viu as correções da prova, veja por enquanto, a correção de dois cursinhos pré-vestibular:

Anglo 
Uol - Objetivo 
Correção de ciências humanas (powerpoint) 

Contudo, peço que esperem sair o gabarito oficial próprio do ENEM que é o que conta. Nesses dois sites divulgados acima, podemos perceber que há uma divergência da resposta certa em algumas questões.  Parece que o gabarito será divulgado amanhã a tarde, dia 28/10.

ATUALIZAÇÃO:

Gabarito oficial do ENEM