19/10/2015

Indicação de filmes sobre Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria

Segue indicações de filmes e seriados sobre a Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria (bons estudos)

Segunda Guerra Mundial 

1. Filme: O Pianista
Conteúdo: Segundo Guerra Mundial; Invasão da Polônia


2. Filme: O Menino do Pijama Listrado
Conteúdo: Segunda Guerra Mundial: Judeus



Esse filme tem no netflix 


3. Filme: A vida é bela
Campo de concentração 

Também tem no netflix


Guido (Roberto Benigni) é um judeu que muda do campo para a cidade nos anos 30. Lá, conhece a encantadora professora Dora (Nicoletta Braschi), por quem se apaixona. Cinco anos mais tarde, eles estão casados e têm um filho, Josué (Giorgio Cantarini). Guido e sua família são capturados e ficam presos em um campo de concentração. Preocupado com seu filho, Guido tenta a amenizar o sofrimento do menino, contando histórias. Para poupar seu filho das crueldades do nazismo, diz que estão participando de uma gincana para ganhar um tanque de guerra e devem passar por muitas privações para conseguir o prêmio. “A Vida é Bela” conseguiu sete indicações ao Oscar de 1998, vencendo nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator (Roberto Benigni) e Melhor Trilha Sonora.

4. Filme: A queda: as últimas horas de Hitler 
Resultado de imagem para a queda

No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais das SS, através do bosque, até a Toca do Lobo, o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas, está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante. Em abril de 1945 os russos tomam Berlim deixando o exército alemão em pânico. "A Queda! As Últimas Horas de Hitler" é baseado nos relatos de Traudl Junge, além de livros, entre eles o de Joachim Fest, a maior autoridade mundial em nazismo.

Filme completo: (Veja aqui )


Guerra Fria

1. Seriado: The Americans
Espionagem durante a Guerra Fria

Sinopse: Situado durante o mandato do presidente Reagan, este drama da Guerra Fria acompanha um casal de espiões soviéticos vivendo discretamente perto de Wasghinton, D.C 



Obs: Tem no Netflix. 

2. Filme: Adeus, Lênin 
Guerra Fria e queda do muro de Berlim 

Sinopse: 

Adeus, Lênin! é uma valiosa contribuição para o cinema quando se trata da temática acerca da queda do muro de Berlin, ocorrida em 9 de novembro de 1989, após 28 anos dividindo simbolicamente a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Através da visão perfeccionista do diretor Wolfgang Becker esse capitulo da historia alemã, tantas vezes (e nem sempre de forma coerente) retratado nas artes, ganha nova forma em seu peculiar ponto de vista em torno de um tema tão polêmico.
Pouco antes da queda do muro Christiane Kerner (Katrin Saß) entra em coma. Quando ela finalmente volta a consciência, oito meses depois, seu médico recomenda que a família seja cautelosa, pois Christiane deve ser poupada de qualquer choque ou surpresa. Para o filho Alex (Daniel Brühl), juntamente com sua irmã Ariane (Maria Simon) e seu colega de trabalho Denis (Florian Luckas), resta então a árdua tarefa de recriar um mundo já deixado para trás com a reunificação alemã.
Para que sua mãe não corresse o risco de um choque emocional, o que seria muito grave para a sua sáude, Alex recria em um quarto de seu apartamento a extinta Alemanha Oriental, com produtos, notícias e até mesmo pessoas, mostrando uma fictícia derrocada do capitalismo na Alemanha.
Filme completo (youtube
3. Filme: Boa Noite e Boa Sorte 
Guerra Fria, Macartismo 
Boa Noite e Boa Sorte
Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.
Obs: o filme é preto e branco.
Tem no youtube o filme completo (veja aqui)
4. Filme:Treze Dias Que Abalaram o Mundo 
A CIA e sua influência da(agência de inteligência americana)
"Conflito Iminente com os Vermelhos" "Bloco Soviético em Estado de Alerta" "O Mundo em Pânico" "Kennedy falará hoje na TV" Durante treze dias do mês de outubro de 1962 estas foram algumas manchetes dos jornais dos Estados Unidos e do mundo. Foram treze dias em que o destino da humanidade esteve nas mãos de um pequeno grupo reunido no salão oval da Casa Branca. A possibilidade de uma guerra nuclear era real, e as igrejas ficaram repletas de gente rezando para que o mundo não acabasse. Caravanas iam assistir ao pôr-do-sol pensando que aquele seria o último. Jovens amantes prometiam morrer uns nos braços dos outros, e algumas centenas de pessoas se suicidaram. A guerra parecia ser a única saída. Faltavam poucas horas para que os mísseis em Cuba ficassem prontos para serem usados. Todos os assessores militares diziam para o Presidente: "O Tempo acabou. Temos que invadir".
Tem no netflix e filme completo no youtube. 
5. Documentário: Guerra da Democracia
Influência da CIA na América Latina, operação Condor, *Guerra Fria, golpe de Estado, Salvador Allende, Iraque, Irã
*Este documentário foi colocado aqui para explicar sobre a influência política da CIA (central de inteligência americana) na América Latina. Alguns elementos podemos comparar com a Guerra Fria, quando houve um período maior de iniciativas da agência em modificar países com política comunista. Ou seja, este documentário aborda diversos exemplos sobre o imperialismo americano. Em específico, aborda a questão do Chile com o golpe de Estado financiado pelso americanos contra o governo de Salvador Allende. Os EUA apoiaram uma implementação de umas das piores ditaduras na América Latina, com o apoio ao golpista Augusto Pinochet 
Sinopse: O premiado jornalista John Pilger analisa o papel de Washington na América manipulação da política latino-americana durante os últimos 50 anos que antecederam a luta por pessoas comuns para se libertar da pobreza e o racismo. Desde meados do século 19 na América Latina tem sido o 'quintal' de os E.U.A., um conjunto de estados vassalos, cuja maior parte compatível com regimes brutais e muitas vezes têm reforçado a "invisibilidade" dos povos a sua maioria. O filme revela políticas semelhantes da CIA para ser contínua no Iraque, Irã e Líbano. A ascensão de Hugo Chávez, da Venezuela, apesar de Washington em curso apoiado os esforços para derrubá-lo, apesar de sua popularidade enorme massa, é democrático de uma forma que temos esquecidos ou abandonados no oeste. Verdadeira Democracia sendo um sólido 80% o número de eleitores em apoio à Chávez, em mais de 6 eleições. (sinopse traduzida do site www.imdb.com - escrita por David Blake)
Trecho sobre Chile no documentário - aos 6 minutos - veja aqui