25/10/2015

Conteúdo de prova e resposta dos exercícios de História para o 3º


Conteúdo de prova de História do 3º: 


Apostila 14: Aula 7 e 8 - Segunda Guerra Mundial
                    Aula 9 - O Brasil na Segunda Guerra e o fim do Estado Novo
Apostila 15: Aula 1 e 2 - Guerra Fria

Respostas dos exercícios de História


A - Apostila 14: 

1) Aulas 7 e 8 - Segunda Guerra Mundial 

Página 179, 180

1) C 
2) A
3) E
4) O governo dos EUA alegou que era preciso empregar todos os recursos militares disponíveis para garantir a rendição japonesa e abreviar o conflito. Alegou ter ordenado o ataque a fim de evitar uma invasão ao Japão, que teria custado centenas de milhares de vida. 
Outros fatos importante: revanche dos EUA sobre o ataque de Pearl Harbor e o uso da bomba nuclear objetivava demonstrar o poder armamentista dos EUA, que viria a ser uma das principais nações. 

Tarefa mínima  (página 186, 187)
1)A
2) C
3) C
4) D

Tarefa complementar (página 187, 188)
1) A) De um lado, as forças republicanas, chamada de Frente Popular, destacava-se pelo combate ao ideário fascista e pela defesa do socialismo. Do outro lado a Falange, defendia as ideias fascista e o combate ao modelo republicano. 
B) O motivo para o uso da denominação "Ensaio Geral" relaciona-se ao fato de que apenas com a ocorrência da II GM pôde-se projetar uma compreensão por meio da qual se associou Guerra Civil Espanhola e a II GM. A guerra civil ter sido um 'ensaio' da IIGM ao confrontar fascistas e um leque de ideologias antifascistas, como ocorreu na II GM. 

2) Numa Europa alemã, o destino reservado aos judeus era o aniquilamento "a solução final". Para tanto, o Estado alemão organizou sistematicamente a deportação de judeus de vários países da Europa para campos de concentração e extermínio, dos quais se destacava Auschwitz. O racismo legitimava a ação nazista. A ideia da superioridade da "raça ariana" (alemã) sobre os demais povos a ideia de que os judeus deveriam ser eliminados por serem considerados inferiores era o princípio que legitimava tal ação.

2) Aula 9 - O Brasil na Segunda Guerra e o fim do Estado Novo


1) Corretas: A, C e E 
2) E
3) C
4) D
5) A

Tarefa complementar: 
1) C
2) E
3) C
4) A

B) Apostila 15:

1) Aula 1 e 2 - Guerra Fria 

Página 127 a 128
1) B
2)  A
3)  Com a vitória de Mao Tse Tung na guerra civil, em 1949, a China continental passou para o bloco socialista apontando para possibilidade de crescimento no continente asiático e alterando significativamente o equilíbrio de forças entre os blocos na Guerra Fria. A vitória de Mao Tse Tung também contribuiu para o projeto da Coreia comunista de buscar a unificação do país na eclosão da Guerra da Coreia (1950-1953)

4)  Em meio ao processo de descolonização, EUA e URSS buscavam garantir seus interesses na região e enfraquecer o rival. Ampliar a influência política na África significava agregar novos aliados aos seus respectivos blocos de poder durante a Guerra Fria. Existiam também interesses econômicos, caso dos minérios do Congo. 

Página 133 e 134
1) B
2) A
3) A
4) B

Tarefa complementar 

1)  a) Os elementos da Guerra Fria: 
- divisão do mundo em áreas de influência, comunista e capitalista
-intensa propaganda ideológica
- a corrida armamentista e espacial
- a existência de confrontos indiretos para manter ou ampliar as áreas de influência
b) Os textos trazem indícios do quanto o conhecimento científico acerca da produção das bombas atômicas contribuiu para fortalecer o poderio militar de EUA e URSS. Assim, o desenvolvimento científico pôde criar condições para o aprimoramento das tecnologias e o exercício do poder nas sociedades contemporâneas, seja através das exportações de tais tecnologias ou na formação de uma aparato militar que amplia as influências nas questões internacionais. 

2)  a) O casal aparece abaixo admirando o automóvel. O 'novo modelo' do Oldsmobile, que ocupa grande parte da figura, com suas novidades tecnológicas, aparece como o objeto desejado. Acima do automóvel aparece um jato, que parece cortar os céus, símbolo de velocidade e inovação tecnológica militar. O texto e o tipo das letras escolhidas reforçam a mensagem de que o lançamento do novo modelo é um grande evento. 
b) A propaganda reforça a concepção da felicidade associada como um símbolo da felicidade, da ascensão social, desejada pelo casal que, através do trabalho, pode ter condições de adquirir o veículo dos sonhos. 

3) E