03/05/2016

Leitura: Preço da gasolina e crise política na Argentina levam os argentinos a virem consumirem no Brasil

Sabemos que a crise econômica que vivemos atualmente no Brasil não se restringe a nós e alcança praticamente a todos os continentes, sendo uns mais impactados e outros menos. 

Como dica de leitura sugiro esse texto que destaca a consequência do novo aumento de combustível na Argentina, que tem levado que os hermanos venham para o Brasil para abastecer gasolina e/ou ir ao supermercado. O que causa esse aumento é uma tentativa de combater a inflação.

Dica de leitura:

Brasil El pais - Argentinos recorrem a Brasil e Paraguai para abastecer o tanque






Leia alguns trechos:

Argentinos recorrem ao Brasil e Paraguai para abastecer o tanque

Brasil El País
3 de maio de 2016 - Buenos Aires, 

"[...] Encher o tanque do carro na Argentina custa 75 reais mais caro do que no Brasil e 88 reais mais caro do que no Paraguai, após o último aumento aprovado pelo Executivo de Macri. [...] Por esse motivo, aumenta cada vez mais o número de habitantes de províncias argentinas fronteiriças, como Misiones e Formosa, norte do país, que vão aos países vizinhos para abastecer. No total, a economia mensal em combustível pode superar os 1.200 pesos (300 reais). 

[...] São muitos os que aproveitam a viagem e além de encher o tanque vão ao supermercado antes de voltar. “Os alimentos também são muito mais baratos no Brasil, o arroz, o macarrão, tudo...”, afirma o taxista. Com a exceção dos produtos de origem animal, que não podem ser introduzidos no país, os argentinos se abastecem de víveres no país vizinho para tentar driblar a inflação, que se aproximou dos 12% no primeiro trimestre do ano e já chega aos 35% entre maio do ano passado e agora.
[...] Apesar da queda do preço do barril de petróleo em todo o mundo, na Argentina os combustíveis acumulam um aumento de 31% desde dezembro, quando Macri assumiu como presidente. No domingo, o litro de gasolina subiu de 17 a 20 pesos (4,27 a 5,02 reais) e a Premium de 20 a 24 pesos (5,02 a 6,03 reais). 

[...] Os empresários do setor argumentam que uma das razões do aumento é que os custos de produção dispararam, enquanto para o Governo a principal causa é a desvalorização do peso, que chegou aos 50% desde dezembro". 
Fonte: Brasil El pais - Argentinos recorrem a Brasil e Paraguai para abastecer o tanque



No caso brasileiro perceba como o cálculo do preço do combustível é feito: 35% do total do valor é feito pela política da Petrobras e os demais 65% é cálculo feito por diversos fatores