30/05/2016

Leituras: "Semana de muita chuva para o PR, SP e MS" e "Junho começa congelante no centro-sul do BR"

Compartilho com vocês duas matérias do Climatempo que pode ajuda-los a entender melhor a matéria de climatologia:



1) Semana de muita chuva para o PR, SP e MS (leia aqui)
2) Junho começa congelante no centro-sul do BR (leia aqui)


Ambas notícias foram publicadas hoje, dia 30/05. Para acompanhar o Climatempo no facebook curta a página deles (aqui)

1) Semana de muita chuva para o PR, SP e MS

A primeira matéria trata sobre a massa de ar polar que está trazendo grande instabilidade na região sudeste brasileira e  aumentando a pluviosidade (leia-se chuva). A previsão é que área de instabilidade diminua ou se afasta da região sudeste a partir de sexta-feira, dia 03/06. Outro detalhe é que a previsão de chuva de maio está acima da média histórica no PR, SP e MS e torna-se preocupante pelos riscos que pode gerar. 

Fonte: Climatempo. "O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva sobre parte do centro-sul do Brasil em maio até o dia 29. Os tons de azul indicam chuva acima da média" (explicação do Climatempo) .
Ainda na mesma matéria tem um vídeo no final com explicação da meteorologista Josélia Pegorim sobre o momento atual. Estes videos são excelentes para compreender melhor a matéria climatologia. 

Acesse a matéria completa aqui

2) Junho começa congelante no centro-sul do BR

Essa segunda matéria explica que o mês de junho começará congelante na região centro-sul brasileira. Nessa região no começo de junho a intensificação do frio implicará em temperaturas negativas, o que pode formas as neves. Isto na região sul. 

Possivelmente, no começo de junho teremos um frio maior do que tivemos em abril e no sudeste podemos ter um frio abaixo dos 20º C. Perceba como nesse ano estamos bem atípicos tendo constantemente avanços de frente fria e chuvas. 

No final desta matéria também tem um vídeo da meteorologista Josélia Pegorim explicando sobre essas primeiras semanas de junho. 

Acesse a matéria completa aqui

Outras postagens para o 2º ano: