Nesta postagem compartilho matérias de jornais e vídeos sobre a atividade que fizemos em aula que trata sobre o Preconceito e Discriminação de vários grupos étnicos.
Preconceito é quando opinamos sobre algo ou alguém sem ter o conhecimento. Dessa forma, fazemos uma desqualificação da pessoa ou ideia sem conhece-la.
Discriminação é parecido com preconceito, porém, é um ato negativo que separa ou distingue uma pessoa ou grupo. Quando não queremos sentar ao lado de uma pessoa no ônibus por causa da cor da pele ou vestimenta isto é uma discriminação.
Na aula de hoje abordamos o tema de preconceito sofrido pelos indígenas. Lembrando que tem a atividade para ser entregue na próxima segunda-feira, dia 30/05 (faça o download da atividade aqui). Além desta atividade foi combinado a realização das páginas 14,15, 16 e 17 para a próxima aula (obs: não foi explicado o assunto dessas atividades mas a ideia é que os alunos resolvam em casa para adiantarmos as próximas aulas. Portanto, caso tenha dúvidas nos conferiremos na próxima aula).
Outros assuntos que abordamos na aula foi sobre o preconceito
Leiam as seguintes matérias citadas na aula:
1. 'Índio de gravata sofre preconceito', diz advogado indígena em MS - Nesta matéria comenta o caso do índio advogado que é confundido como pastor ou vendedor por usar terno e gravata.
2. Índios combatem o preconceito - Entenda os outros preconceitos sofridos pelos índios, como no emprego, saúde e escola.
3. Preconceito racial - Entenda a definição de preconceito e o caso do preconceito racial contra os negros.
5. Mulheres receberam 74,5% do salário dos homens em 2014, aponta IBGE - Dados de 2014 que mostra que renda média dos homens na mesma idade foi de R$ 1.987 e das mulheres R$ 1.480. Este é apenas um exemplo da desigualdade.
7. Bolsonaro diz que não pagaria a mulheres o mesmo salário dos homens - Não comentei em aula sobre este caso mas o discurso do deputado Jair Bolsonaro é repugnante e o mesmo é um machista declarado. Foi atribuido que Bolsonora justifica a diferença de salário por que a mulheres engravidam e tem que ser afastadas do trabalho por motivo de saúde. Neste caso o deputado Bolsonario negou que tenha dito isto.
Os vídeos citados em aula
1. Citei o caso do preconceito racial do apresentador Danilo Gentili sobre a senadora do Piauí, .
Texto de Dead Fish sobre o caso e o vídeo:
"O que alguns chamam de "politicamente incorreto", nós chamamos de racismo e preconceito mesmo.
.
Ronald Rios explica (didaticamente, pra você que possa ter algum tipo de dificuldade na compreensão) sobre o racismo (constantemente presente nas falas) daquele humorista.
.
Ronald Rios explica (didaticamente, pra você que possa ter algum tipo de dificuldade na compreensão) sobre o racismo (constantemente presente nas falas) daquele humorista.
O vídeo é rápido e de fácil assimilação, portanto, não vai doer se houver um pouco de reflexão sobre padrões que estão aí estabelecidos e começar a desconstruir o babaca que há dentro de você".
Link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=78VouISXpaY
2. Pesquisa revela desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho
3. Por que ele recebeu mais se trabalhamos igual?
Texto do Tudo sobre minha mãe no facebook
Imagine como a sua filha se sentiria se ganhasse uma "mesada" menor do que o seu filho? Neste Dia Internacional da Mulher, um banco australiano resolveu fazer um vídeo mostrando a reação de crianças sobre um assunto sério: o quão injusta é a diferença salarial entre homens e mulheres (Pra quem tem dúvidas, no Brasil, a última pesquisa do IBGE mostra que as mulheres recebem, em média, 74,5% do rendimento do trabalho dos homens). Que o futuro das nossas filhas seja de mais igualdade e menos desrespeito!
Novas capas no blog:
Hoje atualizei as capas dos novos trabalhos recebidos sobre Preconceito:
http://professorleandronieves.blogspot.com.br/p/dese.html
http://professorleandronieves.blogspot.com.br/p/dese.html
Acompanhe os conteúdos de aula
Acompanhe os conteúdos de aula nesse link permanente:
Dica: salve este link para acompanhar as atualizações.