01/05/2016

1º ano: Correção e comentários da prova bimestral e desempenho geral da turma

Segue abaixo a correção e comentário da prova. Lembrando que a prova teve dois modelos, A e B, que altera somente a ordem das questões e a ordem das alternativas. Nessa correção utilizarei o modelo A. 

No final ainda apresento um gráfico do desempenho geral da turma em cada questão e outras informações sobre o rendimento. 

Correção e comentário da prova do modelo A


1) Defina o que é cartografia e cite os elementos essenciais de um mapa.

É o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, fundamentadas nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação com vistas à elaboração e preparação de cartas, mapas, projetos e outras formas de expressão que utilizam escalas reduzidas dos fenômenos físicos, humanos, econômicos e geopolíticos situados no espaço geográfico.

Os elementos essenciais são: escala, projeções cartográficas, símbolos ou convenções (ou orientação geográfica e legenda) e título (ou tema). 



2)
FUVEST – Observe estes mapas:




a)    Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica.



As diferenças possíveis de serem apontadas entre os dois mapas apresentados são: tema, escala, orientação e projeção. O primeiro mapa tem como tema os primórdios da colonização do território brasileiro, com indicações rudimentares sobre as possessões que se destacam à época sobre o território recém descoberto – a Terra de Vera Cruz. Nesse mapa, não houve preocupação com a escala de representação. As orientações dele são o Equador e alguns paralelos, além das próprias indicações assinaladas no mapa. 
No segundo mapa, o tema são as formações vegetais do Brasil. Nele consta como referência uma escala métrica, uma legenda, embora não existam referências explícitas sobre orientação, estando subentendido que as informações contidas no mapa são bastantes como indicativas de localização e/ou dimensão. Quanto à representação cartográfica, o primeiro mapa-político-histórico, dado o conhecimento técnico daquela época e a própria função ilustrativa do mapa – traz uma representação
imprecisa, se comparado com os mapas modernos. O segundo é uma representação conforme e temática que busca ilustrar as formações vegetais do território brasileiro, sobrepostos à sua divisão político-administrativa.

b)    Qual era o principal objetivo de cada mapa, considerando os diferentes contextos históricos em que foram criados?

O primeiro mapa, elaborado no contexto pré-colonial dos primeiros contatos entre os portugueses e a terra brasileira, visava definir a porção do litoral do Novo Mundo que caberia a Portugal, de acordo com o Tratado de Tordesilhas. O mapa destaca a viabilidade da extração de pau-brasil com utilização da mão-de-obra indígena e, complementarmente, realça o exotismo da Terra Brasilis, exemplificado na representação de espécies da fauna nativa. Já o segundo mapa mostra o Brasil em sua plenitude geográfica e com a divisão político-administrativa atual. A apresentação dos diversos tipos de vegetação existentes em seu território leva à reflexão, cada vez mais presente em nossa sociedade, sobre os impactos que vêm alterando as condições ecológicas do País.

3) Com base nos mapas apresentados, responda:

a) identifique qual foi confeccionado em menor escala, explicando a razão de sua escolha.
Mapa I – 12.000.000 - Escala pequena - Os detalhes são pequenos e de difícil percepção, mostrando que o trecho em questão foi reduzido muitas vezes.
Mapa II – 1.500.000 - A escala é suficientemente grande para permitir a análise altimétrica.


Muitos alunos confundiram escala grande (menor denominador/mais detalhes) e escala pequena (maior denominador/menor detalhe). Lembre-se que uma escala é a quantidade de vezes que ampliamos uma imagem. Quanto menor for ampliado menor a escala e mais natural a imagem.


b) indique qual o mais adequado sistema para representar a altitude e por quê.
Para representa a altitude a escala deve ser grande, ou seja, o Mapa II. Lembre-se que altitude é a distância do nível do mar

Obs: exercício retirado do TC módulo 7, exercício 4.

4) Sobre o horário de verão, pergunta-se:

a) Por que o horário de verão foi instituído no Brasil?
Para economizar energia através do maior aproveitamento da luz solar.


b) Quais Estados adotam o horário de verão? E qual a razão de certos Estados não o adotarem?
Adotam o Sul e sudeste. Já o Norte e Nordeste não adotam por ter menos variação solar devido a sua aproximação com a Linha do Equador. 


5) Existem diferentes formas de representação plana da superfície da Terra (planisfério). Os planisférios de Mercator e de Peters são atualmente os mais utilizados. Apesar de usarem projeções, respectivamente, conforme e equivalente, ambas utilizam como base da projeção o modelo:

Resposta: alternativa C 

Obs: exercício retirado do TC módulo 7, exercício 5.



6) Sobre as projeções cartográficas, é correto afirmar que:
a) são meios de se representar o espaço terrestre, havendo uma possibilidade ainda não encontrada de não realizar distorções da forma ou das áreas da superfície.
b) são formas de representar a Terra em uma superfície de iguais características externas (forma, tamanho e área)
c) são formas de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Por conta disso, sempre haverá distorções.
d) dividem-se apenas em projeções planas e projeções polares.
e) graças às distorções, não podem ser utilizadas para representar a superfície dos continentes da Terra, apenas os oceanos.

Resposta: alternativa C 

7) Julgue as assertivas, informado se for verdadeiro (V) ou falso (F):  
(    )
As plantas das cidades geralmente são elaboradas em pequena escala, pois representam espaços menores, e não exigem grandes reduções.
(    )
Supondo-se que, em um mapa na escala de 1: 25.000.000, a distância entre dois pontos seja de 4 centímetros, podemos afirmar que a distância real entre esses dois pontos é de 100 Km.
(    )
A escala pode ser expressa de duas formas, numérica e gráfica; a numérica é a mais recomendada para os mapas, pois permite reduções e ampliações em xerox, sem que ocorram distorções.
(    )
 Supondo-se que a distância real entre dois pontos seja de 400 km e que a distância desse mesmo espaço no mapa seja de 2 centímetros, podemos afirmar que a escala desse mapa é de 1: 200.000.


 Resposta: F - F -F -F 

Esta questão foi retirada da apostila de exercícios número 3, da página 151.  A segunda e quarta afirmativa foi alterada no valor da distância real e da escala numérica. 

F - Todos mapas tem reduções
F - Precisamos confirmar os dados informados
E= d/d > 
E = 100km/4  >
 E = 25 km => 
Transformando em cm: 25 km + 5 zeros = 2.500 000, ou seja, escala de 1: 2.500.000 é diferente da escala informada 1: 25.000.000
F - Todos mapas tem reduções.
F - Precisamos confirmar os dados informados
E= d/d > 
E = 400km/2  > 
E = 200 km >> 
Transformando em cm: 200 km + 5 zeros = 20.000.000 ou seja, escala de 1: 20.000.000 é diferente da escala informada 1: 200.000


8) (Fuvest) Observando a representação cartográfica, pode-se afirmar que se trata de uma:



a) carta topográfica, indicando que o Japão consome mais energia do que produz.
b) anamorfose, indicando que a França produz mais energia do que consome.
c) anamorfose, indicando que os Estados Unidos consomem mais energia do que produzem.
d) carta topográfica, indicando que a Alemanha produz mais energia do que consome.
e) anamorfose, indicando que os países africanos consomem mais energia do que produzem.

Resposta: alternativa C 
O nome deste tipo de mapa é anamorfose, que é uma técnica cartográfica que permite comparações entre diferentes valores por meio da sobreposição de cartas. Assim, já eliminamos a alternativa A e D. Depois, interpretando o mapa podemos ver que os Estados Unidos tem mais consumo de energia do que a própria produção. 
A França, apresenta uma pequena representação de produção de energia e maior representação de consumo de energia. 
A África possui mais produção de energia do que consumo. 

Localização da França em vermelho



OBS: Esse exercício está explicado no texto do módulo 8, na página 154. 


9) (FUVEST) – Observe a Carta Topográfica abaixo, que representa a área adquirida por um produtor rural.
 Em parte da área acima representada, onde predominam menores declividades, o produtor rural pretende desenvolver uma atividade agrícola mecanizada. Em outra parte, com maiores declividades, esse produtor deseja plantar eucalipto. 


Considerando os objetivos desse produtor rural, as áreas que apresentam, respectivamente, características mais apropriadas a uma atividade mecanizada e ao plantio de eucaliptos estão nos quadrantes:
a) sudeste e nordeste.
b) nordeste e noroeste
c) noroeste e sudeste.
d) sudeste e sudoeste.
e)sudoeste e noroeste.



Resposta: alternativa C 
AS curvas de nível distanciadas (como a área norte e oeste) são áreas com menos declives, portanto, propícias para a produção mecanizada. 
As curvas de nível com menores distâncias (mais próximas) tem maiores declividades, como o sul e o leste, portanto, propícias para o eucalipto. 

Após esse pensamento é só excluir as alternativas que não incluem, primeiramente, norte ou oeste (norte + oeste = noroeste)  e que não inclui sul ou leste (sul + leste = sudeste). 

10) (MACKENZIE) – Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala:

a) 1 : 1.200.000
b) 1 : 2.000.000
c) 1 : 12.000.000
d) 1 : 20.000.000
e) 1 : 48.000.000

Resposta: alternativa b

Para saber a distância gráfica temos que lembrar da fórmula (ou da regra de três)

E= d/d 

E = 120km/6cm 

E = 20 km

Como a escala gráfica sempre estará em cm, temos que transformar km em cm, ou seja, adicionamos 5 zeros:

2.000.000, ou seja, 1: 2.000.000 - alternativa b


Desempenho geral da turma 


Veja abaixo o desempenho geral da turma em cada questão. 

O gráfico demonstra o número de alunos que acertaram a questão (sendo 1 ponto), número de alunos que erraram (tendo, obviamente, pontuação de 0) e número de alunos que atingiram a metade do que foi exigido (tendo pontuação de 0,25 ou 0,50 pontos). 

Clique na imagem para ampliar. 


- A questão com mais acerto foi a número 4, com 15 acertos. 
- A questão mais difícil, isso é, com mais erros foi  a número 8, com 18 erros no total. 
- A questão com acerto parcial, ou seja, acertando metade foi a número 5, com 10 acertos parciais. 
- Maior nota foi 8,5, e foi de um único aluno.
- A menor nota foi 1,5 
- A nota média da turma foi 5,0.