30/04/2016

2º ano: Correção e comentário da prova bimestral e desempenho geral dos estudantes

Segue abaixo a correção e comentário da prova. Lembrando que a prova teve dois modelos, A e B, que altera a ordem das questões e da ordem das alternativas. Nessa correção utilizarei o modelo A. 
No final apresento um gráfico do desempenho geral da turma em cada questão e outras informações sobre o rendimento. 

Correção e comentário da prova A 


1.”Sistema agrário é a combinação de técnicas e tradições utilizadas pelo homem nas suas relações com o meio rural para obter os produtos de que necessita. No Brasil, são aplicados no campo vários tipos de sistemas agrários”. Explique quais tipos de sistemas agrários são aplicados no Brasil e defina as características de cada.
São três sistemas de produção e precisava diferenciá-los, veja na tabela uma possível resposta. Clique na imagem para ampliar.


2) Diferencie cultura temporária e permanente e cite dois exemplos de produtos agrícolas de cada cultura.Resposta na página 274 da apostila.
Reposta pode ser vista na página 279. Clique na imagem para ampliar.


3) Planta de origem chinesa trazida para o Ocidente há 200 anos e cultivada em larga escala nos EUA nas primeiras décadas do século XX, tornou-se um exemplo de vegetal exótico adaptado às condições agrícolas do Brasil. Não representa, no entanto, a única espécie adaptada no País: também foram adaptados o eucalipto e o gado zebu. Com base no texto e nos conhecimentos já consolidados em torno do tema, responda:

Questão retirada do exercício proposto número 3 na página 296. 

a) Qual a área onde foi iniciado o cultivo da soja?

Rio Grande do Sul e Paraná. 
Obs: Quem apenas colocou um dos Estados eu considerei correta a resposta. E também fiz o mesmo para quem citou a Região Sul como a área de início do cultivo de soja. 
b) Como a soja migrou da área onde foi iniciado o seu cultivo para outras áreas do País? E qual é, hoje, a principal região produtora de soja?
A migração ocorreu a partir de incentivos de projetos de pesquisas de adaptação de cultivo, como as desenvolvidas por pesquisadores do norte do Paraná e de São Paulo. A soja sofreu uma adaptação de suas qualidades, através da mudança genética (OGMs) para ser produzida em outras regiões. 

A atual área de produção do grão é o Cerrado. 

Alguns alunos citaram 






4) “A cana-de-açúcar compromete o solo e contribui para diminuir as áreas de cultivo de lavouras de subsistência”. Qual a explicação da relação da cana com a diminuição da lavoura de subsistência?
Questão retirada do exercício do TC número 7, p.74.

Resposta: O que explica a substituição é porque a cana de açúcar, cuja produção foi estimulada pelo PROALCOOL e pela relevância econômica do biocombustível, começou a ser produzida principalmente pelas grandes propriedades e, portanto, voltadas para o comércio externo. Lembre-se da diferença entre produtos para o alimentação (abastecimento interno)  e produtos voltados para o comércio (com alto valor financeiro), como por exemplo, soja, cana-de-açúcar e entre outros. 

5) Quais tipos de sistema de criação da pecuária são utilizados no Brasil. Diferencie cada sistema de produção.
Questão retirada da página 299 e do exercício proposto número 1 e 3, página 303. Clique na imagem para ampliar.


Comentário: alguns confundiram o sistemas agrários do Brasil com os sistemas de pecuária. Perceba a diferença do sistema agrário extensivo (voltado para subsistência, pequenas propriedades...) e sistema de criação extensivo (grandes propriedades, baixos cuidados...)

6) “A expansão do café acarretou sensíveis transformações na vida econômica e demográfica das regiões meridionais do Brasil”.  Explique quais foram os efeitos que a expansão da cultura cafeeira no Brasil imprimiu no setor de transportes e no campo demográfico.

Esta questão foi adaptado do exercício número 9 da página 288 e a frase é um trecho do texto da apostila na página 282. Este trecho pode ser usado como resposta, leia abaixo:

A expansão do café acarretou sensíveis transformações na vida econômica das regiões meridionais do Brasil. No campo demográfico, o café imprimiu as seguintes características: povoamento do Brasil centro-sul, com a formação de frentes pioneiras; estímulo aos fluxos migratórios para o Brasil, principalmente de italianos (SP); estímulo às migrações internas de outras regiões para o Sudeste e criação e desenvolvimento de ampla rede de cidades.
No setor de transportes, os efeitos da cafeicultura foram o desenvolvimento de uma rede ferroviária, sobretudo no estado de São Paulo (Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, Cia. Paulista, Cia. Araraquarense, Cia. Santos – Jundiaí e Cia. Sorocabana, hoje privatizadas), e o aparelhamento do porto de Santos. Os principais portos exportadores de café são: Santos – SP; Para naguá – PR e Rio de Janeiro – RJ.

7) A implantação de modernos agrossistemas no contexto geoeconômico brasileiro gerou uma série de debates, dividindo opiniões acerca da produtividade e dos impactos gerados pela modernização das práticas agrárias. 

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, um impacto negativo e um aspecto positivo da mecanização rural no Brasil.

a) diminuição média da produção / maior geração de empregos.
b) aumento dos índices de erosão / controle do êxodo rural.
c) redução das áreas florestais / aumento das exportações.
d) queda no preço das commodities / conservação da biodiversidade.
e) intensificação da exploração do solo / avanço da democratização das terras

Resposta: alternativa C 

A modernização no campo não controlou o êxodo rural, pelo contrário, a mão de obra foi substituída por máquinas o que levou a saída de famílias do campo para a cidade. Por isso a alternativa A e B não está certas. 
A alternativa D está errada pois não houve uma "conservação da biodiversidade", já que a modernização implicou no aumento da produção, intensificação do uso do solo, busca por terras (mais latifúndios) e produção de monocultura. 

8) (IFG) A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.

Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.
a) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.
b) Introdução de espécies vegetais nas florestas; uso de adubação orgânica.
c) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.
d) Surgimento de movimentos sociais no campo; aumento da produtividade e o fim da fome.
e) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.

Resposta: Considerei duas respostas corretas, a alternativa A e E. 


Pelo gabarito oficial da questão a resposta correta seria somente a alternativa A, pois o agrotóxico, adubos e fertilizantes foram características diretas da Revolução Verde, pois precisava do aumento de produção. 

Já, a alternativa E, comenta das sementes transgênicas, que foi descoberta após longos anos de pesquisa na época da Revolução Verde, principalmente com o avanço da biotecnologia. Portanto, o que anula a outra alternativa é em relação ao tempo, pois a questão pede duas característica (diretas) da Revolução Verde. 
Considerei as duas alternativas na prova pois penso que o assunto não foi tratado dessa forma e a questão foi criada para pegar de jeito os alunos.  

9) A revolução verde, depois de manifestar a sua ocorrência no mundo desenvolvido, passou também a se disseminar nos países do Sul, provocando profundas alterações no espaço geográfico dos territórios de economias periféricas. No caso do Brasil, um dos efeitos dessa modernização do campo foi:

a) a implantação de novos sistemas de cooperativas familiares, que se disseminaram por todo o território.
b) o gerenciamento da questão fundiária por parte do poder público, que implantou reformas de controle da expansão dos maquinários no espaço rural.
c) o avanço da fronteira agrícola e a ocupação massiva das áreas do bioma Cerrado.
d) a desestruturação dos latifúndios, que se extinguiram na incapacidade de se competir com os pequenos produtores dotados de novas tecnologias.
e) todas as alternativas estão corretas

Resposta: alternativa C - 


Não é a alternativa A, pois as grandes propriedades não utiliza o trabalho familiar, e sim, aparece como uma empresa/fábrica, tendo vários funcionários. 


Não é a alternativa B, pois a modernização do campo levou a um aumento da concentração de terras e consequentemente do aumento dos conflitos sociais. O poder público teve que intervir, ao criar leis, para tentar amenizar os conflitos no campo. E ainda na mesma alternativa, não tem implantação de reformar de controle da expansão da máquina. No campo, temos uma grande desigualdade social e controle de produção de alimentos (ler página 314 da apostila)

Não é a D, pois a modernização do campo não levou a uma desestruturação dos latifúndios, pelo contrário, aumento e fortaleceu. 


 
10) (UEPB) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação à leitura da paisagem agrária mostrada na foto.

( ) A modernização do campo provoca a subordinação crescente do campo à cidade e à indústria, destino da produção agrícola e de onde recebe insumos e equipamentos.
( ) A modernização da agricultura torna as paisagens agrícolas homogeneizadas, através da especialização produtiva, para atender ao mercado urbano/industrial cada vez mais exigente.
( ) O campo torna-se cada vez mais autossuficiente em função de ser o espaço que mais rapidamente absorve as modernizações do meio técnico-científico-informacional.
( ) A modernização do campo reduz a população rural, mas contribui para a formação de uma população agrária, que, além dos boias-frias, inclui agrônomos, tratoristas, mecânicos e outros profissionais qualificados, que, mesmo morando nas cidades, dedicam-se às atividades agrárias.


Respostas: V - V - F - V



(V) – Com a mecanização, mais instrumentos industriais surgem no campo, o que o torna muito dependente das práticas industriais.

(V) – Com a introdução de monoculturas, há uma homogeneização das paisagens, ou seja, apenas vemos um produto na paisagem (homo= igual) . Tal perspectiva é adotada para a produção em larga escala e, assim, atender as demandas do mercado externo. É o caso da soja, cana-de-açúcar, e do eucalipto (deserto verde)

(F) – Com as evoluções tecnológicas, o campo aumenta sua produção, mas não se torna autossuficiente, pois depende cada vez mais das atividades produtivas urbanas e da importação de alimentos.


(V) – Com a introdução de maquinários, os trabalhadores rurais são substituídos por equipamentos e profissionais técnicos capazes de lidar com instrumentos tecnológicos e informacionais.

Desempenho geral da turma em cada questão 

Veja abaixo o desempenho geral da turma em cada questão. 

O gráfico demonstra o número de alunos que acertaram a questão (sendo 1 ponto), número de alunos que erraram (tendo, pontuação de 0) e número de alunos que atingiram a metade do que foi exigido (tendo pontuação de 0,25 ou 0,50 pontos). 

Clique na imagem para ampliar. 

Obs: Lembrando que a prova teve dois modelos, A e B, com diferença na ordem da questão da prova e na ordem da alternativa. Mesmo assim no gráfico considerei a adaptação do modelo B para o modelo A. Portanto, o acerto na primeira questão, sobre sistemas agrários corresponde a mesma questão do modelo B de sistema agrário. Para quem fez a prova modelo B e se lembra, a primeira questão trata sobre a expansão do café e a questão do sistema agrário seria a questão 6, por exemplo.

A questão mais fácil foi a número 2 que teve 22 acertos e apenas uma pessoa errou. A questão mais difícil - isso é, que mais alunos erraram - foi a número 9, com 11 erros (e teve 12 acertos). De certa forma esta questão foi equilibrada no número de acertos e erros. 

A questão 5 teve 14 alunos que acertaram metade da questão, ou seja, tiraram 0,25 ou 0,50. 

- A maior nota foi 10 tendo apenas um aluno que atingiu esta pontuação. Outros dois estudantes tiraram 9,5 na prova. 

- A nota média da sala foi 7,0. 

- A quantidade de notas vermelhas foi apenas de 4 alunos (17,3%). Em comparação com a prova mensal, que teve 9 alunos com nota vermelha (39%), esta prova bimestral demonstrou um melhor rendimento dos alunos. 

- A menor nota foi 4,0.