16/04/2016

Comentário sobre a prova do 2º ano.

Meus caros alunos,

Segue os comentários sobre a prova do 2º ano. Lembrando que temos pouco tempo em sala de aula, por isso, decidi deixar explícito o que foi considerado em cada questão e assim como a resposta considerada apropriada. 

Obs: Este post será excluído até o dia 18. 


1) Defina estrutura fundiária e explique a diferença geral de produção de alimento de acordo com a estrutura fundiária brasileira.

Resposta: A estrutura fundiária é uma distribuição e organização das propriedades por categorias de tamanho, sendo divididas da seguinte forma: pequenas propriedades, médias propriedades e grandes propriedades. 
A estrutura fundiária brasileira é altamente concentradora, tendo grandes propriedades espalhadas pelos território. 

2)  O clima do Brasil permite variedade de cultivo. Indique, de acordo com a legenda, os tipos climáticos, citando dois produtos agrícolas típicos de cada um deles.
Resposta:
Clima 1– Equatorial: 

Clima 2 – Tropical de altitude

Clima 3 -  Tropical: 
Clima 4 – subtropical:

Clima 5 – tropical semi- árido






Observação: Corretamente, poucos alunos perceberam uma falha na relação da numeração dos tipos de clima com o mapa. Esclareço que o professor não reparou no erro da relação e o exercício trata-se do usado no caderno do TC do Módulo 14, no exercício 5, na página 71. Se reparar o exercício somente demonstra o mapa e pede para identificar os tipos climáticos e a produção.  Na prova, o professor tentou facilitar a identificação dos tipos de clima e usei fielmente a ordem numérica e a relação da resposta apresentada do TC, daí que veio o erro, pois a resposta do TC está com outra ordem. 

Para entendermos o que está errado devemos reparar que a numeração do mapa está em desacordo com a relação ao lado. 

A QUESTÃO FOI ANULADA, POR ISSO, A PROVA TEM NOTA MÁXIMA 9. 

Portanto, a relação correta e as respostas do exercícios são:

Clima 1 -Equatorial - mandioca, arroz, juta, pimenta-do-reino.
Clima 2 -Tropical - milho, algodão, cana, cacau.
Clima 3 - tropical semi-árido - algodão, sisal, feijão, milho. 
Clima 4 -Tropical de altitude - café, laranja, soja
Clima 5 - Subtropical - maçã, soja, uva, café, algodão.


Veja o mapa correto 
3) “A cana-de-açúcar é outra monocultura que tem se expandido nos Cerrados mato-grossenses, apresentando níveis crescentes de área plantada e produção”.

(MORENO, Gislaene; HIGA, Tereza Cristina Souza (Orgs.). Geografia de Mato Grosso: território, sociedade, ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005. p. 154-155.). 

Como justificar as críticas que são feitas à monocultura da cana-de-açúcar em relação a estrutura fundiária? E qual a mais recente contribuição da cana-de-açúcar para a economia brasileira?

Monocultura = apenas um tipo de produção/desgaste do solo

RespostaAs maiores críticas estão no desgaste do solo por conta da prioridade da cana e negligenciamento de outras culturas como as de subsistência. A monocultura da cana de açúcar é utilizada majoritariamente em grandes propriedades e é influenciada positivamente pelo Proálcool que incentiva este tipo de produção por conta do agrocombustível. 

4) (Readaptado) "O subaproveitamento da terra num país como o Brasil atinge níveis gritantes. O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) fez um levantamento sobre o problema e os dados são altamente reveladores. Constatou-se que há uma relação direta entre a ineficiência econômica (que se exprime na subutilização da terra) e a injustiça social: quanto maior a extensão da propriedade rural, menor tende a ser a superfície efetivamente utilizada em seu interior. O grosso da alimentação no Brasil não é produzido nas grandes fazendas, mas nos pequenos estabelecimentos camponeses." (Abramovay, Ricardo. O que é fome. Coleção Primeiros Passos, pp. 65-66.). Qual o problema retratado no trecho grifado do texto

Resposta: Subaproveitamento de terra, injustiça social, com a má distribuição.

Se o estudante citar os tipos de subaproveitamento da terra e o motivo da injustiça social receberá o ponto máximo da questão. 

5) Diferencie posseiro de grileiro quanto à forma de ocupação de terras alheias

Resposta:

Posseiro – indivíduo que ocupa pacificamente terras alheias e/ou devolutas com área mínima suficiente para garantir a subsistência de pequeno grupo familiar, podendo beneficiar-se da lei do usucapião para obter o título da propriedade. Lembrando que para beneficiar-se do usucapião o indivíduo deve ter o uso da boa fé, ou seja, não deve saber que a terra pertence a outro indivíduo, investir seu dinheiro nas benfeitorias do imóvel e além de ocupar durante 5 anos.  

Grileiro – indivíduo que ocupa terras alheias e/ou devolutas mediante o uso de documentação fraudulenta, dando margem às reivindicações do MST. Lembrando que a grilagem é diferente do posseiro, pois o indivíduo age de má fé, pois sabe que a terra pertence a outros proprietários. 



6) Sobre os fatores naturais que interferem na agricultura brasileira, é possível afirmar que:
a) o clima predominantemente tropical limita muito os tipos de cultivo, desfavorecendo a exploração dos solos.
b) os solos brasileiros, em geral, não são de ótima qualidade, porém as condições climáticas são diversas e permitem a exploração de diferentes gêneros agrícolas.
c) não encontramos, no país, solos de boa qualidade, o que exige altos investimentos em adubagem.
d) as condições de solo e de clima, no país, constituem grandes empecilhos ao desenvolvimento da agricultura moderna.
e) o clima tropical favoreceu o cultivo de trigo, tornando o país um dos maiores exportadores mundiais desse produto.

Resposta: alternativa B

7) Associe os tipos de solo (Coluna 1) às suas respectivas características (Coluna 2):
Coluna 1:
Coluna 2:

I. Massapé.
A. Solo raso, típico das áreas de climas semiáridos, onde predomina o intemperismo físico.

II. Terra roxa.
B. Solo arenoso, formado pelo acúmulo de sedimentos depositados nos vales dos rios; é rico em húmus.

III. Várzea ou Aluvião.
C. Solo argiloso, resultante da decomposição do calcário e do gnaisse; é encontrado, principalmente, na Zona da Mata nordestina.

IV. Litossolo.
D. Solo argiloso, rico em óxido de ferro e matéria orgânica; resulta da decomposição do basalto e do diabásio de origem vulcânica.


Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
a) I – A; II – D; III – B; IV – C.
b) I – D; II – C; III – B; IV – A.
c) I – C; II – D; III – B; IV – A.
d) I – C; II – A; III – B; IV – D.
e) I – D; II – A; III – C; IV – B.

Resposta alternativa C

8) O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo. Com relação ao agronegócio é verdadeiro afirmar-se que

a) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no território brasileiro, onde é cultivada, principalmente, em áreas de terrenos litorâneos planos e baixos e próximos de rios e açudes.
b) o agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia, ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.
c) a expansão do agronegócio, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.
d) o café, a soja, o milho e a mandioca, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.
e) a expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pínus e a acácia, também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais.


Resposta: alternativa B

9) (UNESP 2015) A configuração da questão agrária brasileira


Considerando a questão agrária no Brasil, é correto afirmar que a lacuna presente na legenda, pelo símbolo , Corresponde a áreas de:

A) resgate e valorização de antigas práticas de cultivo.
B) concentração da violência contra trabalhadores rurais e camponeses.
C) cultivo experimental orgânico e sustentável.
D) reflorestamento e recuperação da biodiversidade.
E) implantação de núcleos urbanos planejados.

Resposta:Alternativa b. 

10) Desde o final do período colonial, no início do século XIX, até a segunda metade do século XX, pouco tem sido feito para alterar o desigual sistema de distribuição de terras no Brasil.
Segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o conceito usado para mensurar o tamanho de uma propriedade rural é o de módulo, que pode ser definido como
a) a menor unidade fundiária, com medida inferior a 1 hectare.
b) “todo imóvel com área explorável inferior ao módulo rural fixado para a respectiva região e tipos de exploração nela ocorrentes”.
c) “todo imóvel com dimensão que exceda aquela admitida como máxima para empresa rural...”
d) “todo imóvel com área superior a 600 vezes o módulo rural médio fixado ...”
e) “o mínimo de terras que uma família de quatro pessoas necessita para sua manufaturação, varia regionalmente”. 

Resposta: Alternativa "E"