Texto retirado da página da ONU Brasil no Facebook:
Assembleia Geral da ONU proclama Década de Ação sobre Nutrição (2016-2025)
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 800 milhões de pessoas permanecem cronicamente subnutridas e mais de 2 bilhões sofrem de deficiências de micronutrientes.
Ao mesmo tempo, em torno de 159 milhões de crianças menores de 5 anos de idade apresentam elevados graus de subnutrição que impactam no crescimento natural que seria esperado para a sua idade. Cerca de 50 milhões de crianças na mesma faixa etária registram baixo peso para a sua altura.
Outras 1,9 bilhão de pessoas estão acima do peso – 600 milhões são obesas, e a prevalência de pessoas que estão com sobrepeso ou obesidade está aumentando em quase todos os países.
Leia os principais trechos da matéria:
Resolução apresentada pelo Brasil e aprovada pelo órgão da ONU reconhece a necessidade de erradicar a fome e evitar todas as formas de desnutrição em todo o mundo. Atualmente, 800 milhões de pessoas permanecem cronicamente subnutridas e mais de 2 bilhões sofrem de deficiências de micronutrientes. Sobrepeso também preocupa: em todo o mundo, 600 milhões de pessoas são obesas.
“Claramente, não está sendo feito o suficiente para garantir o direito básico à alimentação”, disse o representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, Antonio de Aguiar Patriota, ao apresentar o projeto de resolução(A/70/L.42), copatrocinado por 30 Estados-membros e aprovado pela Assembleia sem votação.
FAO alertou que cerca de 159 milhões de crianças menores de 5 anos de idade apresentam elevados graus de subnutrição que impactam no crescimento natural que seria esperado para a sua idade
“Esta resolução coloca a nutrição no centro do desenvolvimento sustentável e reconhece que a melhoria da segurança alimentar e nutricional são essenciais para alcançar a Agenda 2030”, destacou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.“As crianças não podem colher plenamente os benefícios da escolaridade se não obtêm os nutrientes de que necessitam; e as economias emergentes não vão atingir seu pleno potencial se os seus trabalhadores estão cronicamente cansados porque suas dietas são desequilibradas. É por isso que damos as boas-vindas à Década de Ação sobre Nutrição e estamos ansiosos para ajudar a torná-la um sucesso”, acrescentou Graziano.
“O Brasil considera a Década de Ação sobre Nutrição (2016-2025) uma grande oportunidade para reunir iniciativas e esforços na erradicação da fome e na prevenção de todas as formas de desnutrição, em todo o mundo. Este é um elemento crucial para a Agenda 2030, como refletido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número dois, entre outras metas”, acrescentou o embaixador brasileiro Antonio Patriota.
Reflexão
Nas aulas de Geografia Rural discutimos sobre a produção alimentar no Brasil, o conceito de segurança alimentar e o que necessariamente podemos melhorar para que a produção alimentar atinja essas áreas com problemas de subnutrição.
Foto polêmica de Kevin Carter que o rendeu ao prêmio Pulitzer que mostra uma criança sudanesa subnutrida aos olhos atentos do Urubu.
Para entender o contexto da foto leia: Imagem criança sudanesa por Kevin e Criança sudanesa que deu Pulitzer ao fotógrafo Kevin Carter sobreviveu ao abutre
|
Como comentado em aula o problema de alimentos não é em si a produção (de alimentos). A questão problemática é em relação a distribuição (de alimentos). Ou seja, a produção mundial tem alta produtividade, justamente, pela melhoria tecnológica como a biotecnologia, sementes mais resistentes e maquinários. Porém, o problema está no acesso aos países emergentes e população sem condição de comprar comida.
Em 12 anos, o Brasil foi um dos países que mais reduziu a fome, atingindo 82% da queda da fome. Fonte: Fome cai 82% em 12 anos no Brasil afirma ONU |
Leitura complementar:
Rede Globo - Até 2050, a produção mundial de alimentos deverá crescer 60%Planalto gov - Fome cai 82% em 12 anos no Brasil, afirma ONU
MDS - Brasil sai do Mapa da Fome das Nações Unidas, segundo FAO
1) Explique o que seria a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
2) O que é subnutrição?
3) Qual(is) a(s) dificuldade(s) relacionada(s) com a produção de alimentos?
4) O que é subaproveitamento do espaço agrário?
5) Observe o mapa e responda:
Qual o motivo que explica o porque dos países com alto índice de fome?
6) Leia a frase e responda:
3) Qual(is) a(s) dificuldade(s) relacionada(s) com a produção de alimentos?
4) O que é subaproveitamento do espaço agrário?
5) Observe o mapa e responda:
Qual o motivo que explica o porque dos países com alto índice de fome?
6) Leia a frase e responda:
"O Brasil reduziu em 82,1% o número de pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014. A queda é a maior registrada entre as seis nações mais populosas do mundo, e também é superior a média da América Latina, que foi de 43,1%".
É possível relacionar a produção de alimentos com a estrutura fundiária do Brasil? Justique.