15/04/2016

Leitura complementar: É golpe ou não é? Como o mundo vê o impeachment de Dilma

A página Forbes Brasil publicou, no dia 15 de abril, uma matéria interessante que demonstra que não é somente o Brasil que está dividido em opiniões sobre o impeachment. 

De acordo com a matéria a mídia internacional está analisando firmemente o Brasil quanto ao processo histórico que acontece e poderá ser definido nesse domingo, dia 17 com a votação sobre o tema. Porém, a mídia não é unanime e demonstra uma diferença entre as visões sobre impeachment no Brasil. Por um lado, algumas mídias, reconhecidas em seus países e também no exterior, são contra o impeachment por considerar o ato como golpe (veja a imagem 1). 

Por outro lado, outras mídias, também reconhecida em seus países e também no exterior, são a favor do impeachment da Dilma (veja a imagem 2).

Independente da opinião de cada leitor, a matéria da Forbes é importante para refletirmos sobre a disputa que ocorre no Brasil. Naturalmente, não podemos definir os rumos do nosso governo através da mídia internacional. Mas refletir e conhecimento nunca são demais.  

Segue um trecho da matéria: 
Em uma das matérias dedicadas ao Brasil, por exemplo, a “Economist” afirmou no último dia 9 que em um país com uma Câmara “tomada pela corrupção”, novas eleições gerais seriam “o melhor caminho para defender a democracia”. Já o “Financial Times” publicou quarta-feira (13) uma reportagem em que diz que o impeachment está longe de ser a solução, que “é só o começo”.

Para acessar a matéria completa, clique aqui


Imagem 1 - The Economist 
The Economist do Reino Unido, no dia 9 de abril, é contra o impeachment e o considera como golpe. Na capa está escrito: Quando um ‘golpe’ não é um golpe”. 
Imagem 2 - The Guardian

The Guardian do Reino Unido - A visão do Observer do Brasil