15/04/2016

Leitura complementar: Mudanças climáticas podem reduzir em 44% a grande circulação das águas do Atlântico

Retirado do Viajeaqui.abril.com.br do National Geographic (leia o texto na íntegra)


Um projeto de estudo da agência FAPESP demonstrou os impactos que ocorrem com mudanças de circulação das águas do Atlântico, o que segundo o estudo, pode aumentar a temperatura das águas e  alterar o regime dos ventos e a intensidade e duração das chuvas nas Américas, na Europa e na África.


“Nosso projeto procura avaliar os impactos que as mudanças ocorridas há milhares de anos na circulação oceânica do Atlântico tiveram, na época, sobre o clima da América do Sul e sobre a porção oeste do Atlântico Sul. Um desses impactos, que aconteceu quando a célula teve sua intensidade drasticamente reduzida ou até mesmo colapsou, foi um período prolongado de chuvas torrenciais sobre a região nordeste do atual território brasileiro”, disse Chiessi à Agência FAPESP.


Nas condições atuais, a Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico é uma circulação oceânica de larga escala, que recolhe águas quentes de grande salinidade, situadas no topo da coluna de água do Atlântico Sul, e as leva até altas latitudes do Atlântico Norte.

“Ao longo do trajeto, a intensa evaporação, que ocorre nas baixas latitudes, causa um aumento ainda maior da salinidade. Posteriormente, o resfriamento, nas altas latitudes, provoca uma contração de volume. Conjugados, esses dois fatores, aumento de salinidade e contração de volume, tornam as águas mais densas. E a maior densidade faz com que elas afundem na coluna de água e retornem ao Atlântico Sul em camadas profundas e frias, até alcançar as imediações da Antártica”, explicou o pesquisador (veja a animação abaixo).

Leia alguns trechos:


1.Devido às mudanças climáticas, a gigantesca circulação de águas, que leva calor do Atlântico Sul para o Atlântico Norte, poderá diminuir quase pela metade ainda neste século. Se isso ocorrer, as consequências serão dramáticas, tanto em escala global quanto, principalmente, nas porções litorâneas dos três continentes banhados pelo Atlântico: América, Europa e África.

2.O aumento de temperatura pode alterar o regime dos ventos e a intensidade e duração das chuvas nas Américas, na Europa e na África.



3.[...] 44% da energia térmica atualmente transportada para as águas frias das altas latitudes do Atlântico Norte ficarão retidas e serão redistribuídas no Atlântico Sul e no Oceano Austral, impactando os centros de alta e baixa pressão, o regime dos ventos, a intensidade e duração das chuvas etc.




qwe
Fonte: Mudanças climáticas podem reduzir circulação das águas do Atlântico 


Abaixo tem um vídeo demonstrativo sobre como pode ocorrer o problema: