09/04/2016

2º ano - Correção dos exercícios propostos

Conteúdo de prova: módulo 14 até o 17

Não concordo em simplesmente passar as respostas dos exercícios propostos. Porém como temos um problema com o tempo que é escasso, deixo aqui as respostas corretas. 

Em relação ao TC não farei o mesmo. Se tiver dúvida me procure. 


Módulo 14
1)a) trigo, soja, uva, pera, maçã, centeio
b) cana-de-açúcar, algodão, milho, fumo e cacau
2)A
3) Estimular a pesquisa no meio rural; oferecer assistência técnica e maior mecanização; desenvolver projetos de irrigação e de financia mento; promover controle das pragas e da erosão; ampliar áreas de cultivo e desenvolver projetos da Embrapa, Provárzeas e Profir.
4) E
5) Trata-se de seu uso para a produção do álcool combustível, a partir do Projeto Proálcool.
6) D
7) B
8) C
9) a) solo de massapê, encontrado no litoral oriental do Nordeste
b) solo várzea
10) A
11) E

Módulo 15
1) Amarelo - lavouras.
Azul - pastagens.
Verde - matas e terras não aproveitadas.
2) a) À Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, entidade voltada para o desenvolvimento de projetos agropecuários, seleção de sementes e de espécies; ela também atua orientando e estimulando o setor agrário e incentivando a utilização de novas técnicas.
b) Desenvolver um amplo programa de pesquisas e uso de novas tecnologias no campo visando à otimização da produção agropecuária.
3) D
4) a) Grande propriedade: Monoculturas, em geral, de produtos tropicais: café, cana-de-açúcar, cacau, laranja. 
b) pequenas propriedades: Agricultura comercial de subsistência: arroz, feijão, milho, horticultura.
5) Destacam-se o desenvolvimento de novas técnicas, seleção de sementes e de espécies, adubos, defensivos agrícolas, técnicas adequadas de irrigação, combate à erosão e mecanização agrícola
6)B
7) B
8) D

Módulo 16
1) É o modo de organização do espaço agrário de acordo com a distribuição das propriedades rurais, segundo o número de estabelecimentos e suas respectivas categorias dimensionais.
2) D
3) C
4) C
5) B
6) D
7) O Estatuto da Terra considera como latifúndios tanto a grande propriedade (assim identificada por apresentar dimensão superior a 600 módulos) como a pequena ou média propriedade (assim identificada por apresentar entre 1 e 600 módulos), desde que nelas seja observada ou uma exploração insuficiente ou nenhuma exploração.
8) A

Módulo 17
1) D
2) E
3) A Nova Reforma Agrária envolve, além do simples assentamento, uma política de incentivos do governo mediante o apoio tecnológico e acompanhamento agronômico; uma política de preços mínimos; crédito concedido de acordo com categorias dimensionais das propriedades e dos produtos; manejo sustentável; programa de redistribuição de terras conforme a área e os produtos a serem trabalhados.
4) D
5)A
6)C
7)E