10/04/2016

Brincadeiras Regionais

Em sala de aula nos vimos que o conceito de região é uma área da superfície terrestre que apresenta uma unidade e identidade interna de características naturais e humanas que a diferenciam das demais áreas ou regiões vizinhas.

Cada região brasileira (norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul) tem sua particularidade quanto a vegetação, clima, costume, dialeto e comida. Mas seria somente essas diferenças? Não! A brincadeira, assim como o costume de vestimenta, música e etc., também é uma forma de diferenciarmos cada região. 

As 40 brincadeiras por região

Revista Escola da editora Abril fez uma matéria sobre as diferentes brincadeiras de todas as regiões do Brasil. O interessante é que o nome de cada jogo pode alterar de região por região. Por exemplo, a bolinha de gude também pode ser chamada de caçapinha, buracão, fubeca, barroca, bila, peteca, bolita e bulita.

Outra mudança é que a regra do jogo de região por região pode alterar (veja a matéria da Folha de SP)


Mapa de brincadeiras regionais do Brasil
Leia mais a matéria:


Do que as crianças brincam? 

Aprenda as regras, ouça as músicas e experimente! Você também assiste a cinco vídeos, com as melhores brincadeiras de cada região

Qual brincadeira é mais comum na sua cidade?


Norte


Nordeste

Centro-Oeste

Sul

Sudeste



A Folha de SP também tem uma matéria sobre brincadeiras regionais. O legal dessa matéria é que explica como funciona cada brincadeira (clique aqui).


Outros textos