17/04/2016

Leitura: o que você precisa saber sobre a votação na Câmara

O site do Guia do Estudante de Atualidades publicou o artigo Impeachment: o você precisa saber sobre a votação na Câmara, no dia 15/04.

O texto destaca 4 fatos interessantes para entender sobre a votação de hoje do impeachment: o rito do impeachment, as acusações sobre Dilma, a defesa do governo e sobre o fator político.
Um trecho que destaco da matéria é quando trata sobre o rito do impeachment, que explica a quantidade de votos necessários para aprovação - ou seja, 342 deputados -, e o qual trâmite acontecerá depois se positivo a votação.
Por Guia do Estudante: O rito do impeachment
– O processo de impeachment é aprovado na Câmara se dois terços dos seus membros (342 deputados) votarem a favor da destituição da presidente. Caso não haja votos suficientes, o processo é arquivado.
– Se o processo for aberto, o pedido vai para uma Comissão do Senado e é enviado para votação no plenário em algumas semanas. Se a maioria simples apoiar o impeachment (41 senadores), Dilma é afastada temporariamente do cargo e o processo é instaurado. O vice, Michel Temer, assume em caráter provisório.
– Uma comissão especial é criada no Senado para discutir o impeachment, em um procedimento que pode levar vários meses.
– O julgamento é feito no plenário do Senado. O impeachment ocorre se tiver o voto de dois terços dos senadores (54 membros). Caso seja absolvida, a presidente reassume o cargo imediatamente. Se for condenada, é afastada definitivamente do cargo, e o vice assume até o final do mandato.

Leia a matéria completa aqui

A seguir destaco uma charge sobre o atual momento.

Charge do Latuff, sobre o principal nome que aparece nos discursos do plenário